Dorival tenta recolocar Flamengo nos eixos a tempo para sequência crucial

O time rubro-negro voltou suas atenções novamente ao Campeonato Brasileiro

© Rubens Chiri / saopaulofc.net

Esporte Duelo 24/06/22 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - A derrota para o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro deixou o Flamengo ainda mais pressionado para a volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (22). Porém, o gol de Lázaro, na reta final do segundo tempo, manteve o time rubro-negro vivo pela classificação e traz à tona um respiro de alívio para os próximos passos na temporada.

PUB

Agora, o time rubro-negro volta suas atenções novamente ao Campeonato Brasileiro, e se prepara para enfrentar o América-MG, neste sábado (25), às 16h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 14ª rodada da Série A.

A atuação carioca na quarta-feira, de fato, foi diferente em relação ao jogo do último domingo (19) contra o mesmo time mineiro, como citou Gabigol na saída do campo. Dois dias separaram o Flamengo passivo e presa fácil do Flamengo intenso e agressivo, principalmente nos primeiros minutos.

As duas falhas de Diego Alves e a atuação calorosa de Hulk quase colocaram o clube rubro-negro na corda bamba em um momento crucial da temporada. Se manter vivo na Copa do Brasil, ao disputar a vaga no 'inferno' do Maracanã, traz certo alento momentâneo em uma sequência de jogos que podem definir o rumo da temporada.

"A gente queria vencer. Nós mudamos a postura do último jogo. Fizemos um bom jogo e pressionamos bem. Fizemos o gol. Quando eles forem lá [no Maracanã], eles vão ver o que é pressão e o que é inferno", disse Gabigol na saída de campo.

A derrota para o Atlético marcou o primeiro tira-teima do Flamengo de Dorival, que acumula aproveitamento de apenas 25% em quatro jogos: uma vitória e três derrotas. Recém-chegado, o técnico assumiu o elenco que está há meses pressionado para dar resultado em campo com performances à altura dos investimentos.

Por enquanto, a única vitória foi contra o Cuiabá, e o técnico foi convicto ao apontar evolução no jogo. A convicção pareceu ter ido água abaixo nesta semana, na primeira derrota para o Atlético-MG. Porém, após o segundo revés, Dorival reforçou a evolução, elogiou a atuação e projetou que o caminho está sendo encontrado.

"Eu acho que foi um grande jogo. Nós propusemos o jogo, colocamos o Atlético no campo deles. Tivemos intensidade, buscamos o gol a todo momento. O Hulk estava em uma noite muito boa e praticamente definiu a sorte da partida. Foram duas jogadas individuais. Eu fico satisfeito com a atuação do Flamengo, independente dos dois gols. Nós estamos encontrando o caminho que precisamos. A equipe jogou com maturidade e com muita gana querendo o resultado", disse o técnico em coletiva.

São quatro jogos em 12 dias e Dorival tem mais um tira-teima neste mês. A primeira partida das oitavas da Libertadores acontece já na quarta (29), contra o Tolima, na Colômbia. A sobrevida nas competições de mata-mata vai além da pressão por resultado em campo e carrega o peso financeiro que pode comprometer a temporada.

Seguro em um elenco renomado e temporadas passadas vitoriosas, o Flamengo foi ousado nas metas orçamentárias e projetou um valor bilionário. O montante passa pela classificação até a final da Copa do Brasil e da Libertadores, além do vice-campeonato brasileiro. Com isso, caso seja eliminado, o clube terá um 'rombo' de cerca de R$ 30 milhões.

Para cumprir o planejamento e as expectativas quanto ao desempenho em campo, Dorival vem utilizando todo tempo disponível no calendário do futebol brasileiro. Após a derrota, o Flamengo permaneceu em Belo Horizonte para treinar já na manhã desta quinta-feira (23) em função da recuperação dos atletas. Segundo o treinador, foram apenas três atividades com o time principal desde que chegou ao clube.

"Nós estamos tentando da melhor forma possível. Eu trabalhei três dias com o time principal desde que cheguei. Nós temos que corrigir. É para isso que estamos aqui. A impressão que tiveram da partida anterior foi diferente. O Flamengo está começando a encontrar o caminho. Nós vamos conseguir uma constância e a confiança dos jogadores. Quando isso acontecer, teremos resultados bem melhores", disse.

O ambiente ainda é de desconfiança, principalmente vindo da torcida, e Dorival corre contra o tempo para encontrar o caminho no Flamengo e fazer com que a pressão, que assombra o clube, se afaste do Ninho -e da Gávea.

Para a partida deste sábado, o técnico deve ter o retorno do zagueiro David Luiz, que desfalcou o time nos últimos compromissos graças a um edema na coxa. Em contrapartida, o time carioca confirmou que o atacante Bruno Henrique irá passar por uma cirurgia no ligamento cruzado anterior, e a previsão é de 10 a 12 meses de recuperação. Portanto, uma escalação inicial do Flamengo deve ter: Diego Alves (Santos); Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Filipe Luís (Ayrton); Willian Arão, João Gomes e Andreas Pereira (Thiago Maia); Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol.

O América-MG, por sua vez, busca um revés após chegar a quatro jogos sem vitória -na última rodada, o time mineiro perdeu por 1 a 0 do Fortaleza. Com 15 pontos, o clube ocupa a 16ª posição, e busca a vitória para diminuir as chances de entrar na zona de rebaixamento.

O técnico Vagner Mancini terá o retorno do volante Alê, que cumpria suspensão na última partida. O goleiro Jailson e o meia Matheusinho, que se recuperavam de lesões, já treinam normalmente com o time, e podem estar entre a delegação que vai ao Rio de Janeiro. Uma possível escalação inicial do América-MG tem: Jailson (Airton), Patric, Éder e Cónti, Marlon; Lucas Kal, Juninho, Alê, Felipe Azevedo, Everaldo, Aloísio.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)Horário: Às 19h (de Brasília) deste sábado (25)Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)VAR: Wagner Reway (PB)Transmissão: Premiere

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Luto Há 4 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 2 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte