Justiça manda TikTok retirar do ar conteúdo impróprio para menos de 18 anos

Segundo medida assinada, a plataforma não foi capaz de assegurar a segurança do sistema que deveria limitar o acesso ao conteúdos adulto

© Shuttterstock

Tech Rede Social 25/06/22 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Justiça determinou que o TikTok retire do ar todos os conteúdos impróprios para menores de 18 anos.

PUB

Segundo medida assinada pela diretora Laura Tirelli, secretária Nacional do Consumidor, e publicado nesta sexta-feira (24), a plataforma não foi capaz de assegurar a segurança do sistema que deveria limitar o acesso ao conteúdos adulto.

O prazo para a empresa adotar a medida é de 72 horas a partir de quando ela receber a notificação, com multa de R$ 1.000 para cada dia em que a determinação não for cumprida.

A decisão foi revelada pelo jornal O Globo e confirmada pela Folha.

O Ministério da Justiça diz que a plataforma deverá realizar a "suspensão integral da veiculação de conteúdos impróprios para menores de 18 anos, envolvendo, por exemplo -mas não somente-, uso de drogas, sexualização, jogos de azar e violência".A pasta diz também que isso vale tanto para contas abertas, quanto para conteúdos restritos dentro da plataforma.

A medida continuará valendo "até que o sistema de segurança da plataforma, que impede o cadastro de menores de 13 anos de idade e limita o acesso a todo o conteúdo por menores de 16 anos, seja aperfeiçoado, de modo que a idade dos usuários seja verificada de maneira eficaz pela representada", completa a decisão assinada por Tirelli.

A determinação foi tomada menos de um ano após o TikTok anunciar a criação de controles de privacidade mais rígidos para adolescentes. A iniciativa foi tomada após a plataforma receber críticas de que não tinha medidas para proteger crianças de publicidade oculta e conteúdo impróprio.

Entre outras medidas, o sistema inclui um popup que aparece para que adolescentes com menos de 16 anos escolham quem pode assistir a seus vídeos.

A plataforma também passou a bloquear alertas de notificações para usuários de 13 a 15 anos após às 21h, e às 22h para usuários com 16 ou 17 anos.

Antes, no início de 2021, o TikTok já havia anunciado regras de uso mais restritas para menores de 18 anos, por exemplo, proibindo que pessoas entre 13 e 15 anos tenham contas públicas. Além disso, limitou os comentários em publicações de usuários com até 16 anos apenas a amigos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 22 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 20 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 23 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 22 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 21 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 13 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 16 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 22 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave