63% declaram não ganhar o necessário e ter problemas financeiros

Segundo Datafolha, 63% afirmam sentir restrições financeiras em casa. Desse contingente, 37%, declaram que o dinheiro da família hoje não é suficiente, e que às vezes até falta. Outros 26% afirmam que ganham muito pouco, o que traz dificuldades.

© Shutterstock

Economia orçamento familiar 26/06/22 POR Folhapress

ALEXA SALOMÃOBRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A maioria dos brasileiros sente que o orçamento familiar perdeu poder de compra e que a economia não vai conseguir engatar uma reação mais forte nos próximos meses, ainda que melhore um pouco.

PUB

Segundo Datafolha, 63% afirmam sentir restrições financeiras em casa. Desse contingente, 37%, declaram que o dinheiro da família hoje não é suficiente, e que às vezes até falta. Outros 26% afirmam que ganham muito pouco, o que traz dificuldades.

O Datafolha ouviu 2.556 brasileiros em 181 cidades na quarta-feira (22) e quinta (23). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.

Essa pesquisa mais recente mostra uma reversão na tendência detectada anteriormente.

O contingente de brasileiros que declaravam ter limitações orçamentárias na família vinha caindo desde o pico, em julho de 2016, quando 67% afirmaram ter problemas financeiros em casa. Há um ano, essa parcela havia diminuído para 55%.

O número de brasileiros que declarava ganhar muito pouco ainda avançava, e chegou a 25% em junho de 2021. No entanto, o contingente que dizia não ganhar o suficiente, e ver o dinheiro faltar, vinha em queda, chegando a 30%.

Naquele momento, 39%, afirmavam ganhar exatamente o que precisavam para viver. Agora, essa parcela caiu para 32%.

A pesquisa mostra que a situação atualmente é muito delicada principalmente para quem tem renda familiar de até dois salários mínimos, com 81% declarando sofrer limitações financeiras.Nessa parcela, 42% afirmam que a renda familiar não é suficiente, e às vezes falta dinheiro, enquanto 39% dizem que ganham muito pouco e têm dificuldades.

REAÇÃO ECONÔMICA É LENTAAs projeções para a economia ainda são ruins para os próximos meses, mas a parcela de brasileiros que estimam uma reação começa a subir.

Na pesquisa atual, 63% esperam aumento na inflação contra 74% em março. A parcela que projeta redução foi de 10% para 13%, enquanto quem acredita que vai ficar como está passou de 12% para 19% no mesmo período.

O grupo que estima aumento no desemprego lidera, mas também cedeu, de 50% em março para 45% agora.

Em relação à expectativa do poder de compra dos salários, há uma melhora, com empate técnico no Datafolha de junho. A pesquisa mostra que 34% acreditam que vai perder poder de compra, outros 33%, que vai ficar como está.

Em março, 40% esperam perda e 29% acreditavam que iria ficar como estava.

A parcela que estima aumento no poder de compra ficou na margem de erro, indo de 27% em março para 29% agora.A leitura sobre o desempenho econômico não se altera há alguns meses.

Nesta pesquisa de junho, a parcela de brasileiros que declara ver piora na economia é de 67%. O patamar é similar ao registrado nas pesquisas de dezembro do ano passado (65%), março (66%) e maio (66%) deste ano.

No entanto, chama a atenção a percepção mais negativa em alguns segmentos. Entre os quem têm renda familiar de até dois salários mínimos, 70% afirmam que a economia piorou. Essa leitura é majoritária entre mulheres e jovens de 16 a 24 anos, com 73% em ambos segmentos afirmando que houve piora na cena econômica.No plano pessoal, a leitura é um pouco mais amena.

A maioria dos entrevistados declara que sua situação econômica piorou. No entanto, esse contingente caiu de 52% em maio para 47% agora.

Em contrapartida, subiu de 29% em maio para 32% nesta pesquisa em junho a parcela que declara não ver mudanças na condição econômica. O número de entrevistados que identificam melhora está estável. Foi de 19% nas pesquisas de dezembro, março e maio, e 20% agora.

Olhando para frente, existe uma expectativa de que dias melhores virão.

A projeção de melhora da economia tem crescido e já empata com as previsões negativas. O número de pessoas que espera piora na economia caiu de 40% em março para 34% agora. Quem tem expectativa de uma melhora subiu de 27% para 33% no período.A maioria espera melhorar na sua situação, mas os dados permanecem praticamente estáveis.

No Datafolha de junho, 47% acreditam que sua situação vai melhorar. Em março eram 45%. Nas duas pesquisas 35% declararam que a situação tende a ficar igual. Houve leve queda na parcela que prevê piora na sua situação, 18% para 15% agora.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 8 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada