Corinthians reencontra Boca em oitavas da Libertadores após trauma de 2013

O Boca Juniors é o time que o Corinthians mais enfrentou na Libertadores

© Shutterstock

Esporte Duelo 28/06/22 POR Estadao Conteudo

Corinthians x Boca Junior é jogo quente, sobretudo em duelos eliminatórios. Rivais na fase de grupos da atual edição da Libertadores, brasileiros e argentinos se enfrentam novamente, desta vez valendo classificação às quartas de final. Os dois duelam nesta terça-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, acrescentado mais um capítulo à história de rivalidade do confronto, que apresenta provocações, erros de arbitragem marcantes e uma final que o corintiano é incapaz de esquecer.

O Boca Juniors é o time que o Corinthians mais enfrentou na Libertadores. Foram oito partidas, com duas vitórias argentinas, dois triunfos brasileiros e quatro empates. Na fase de grupos deste ano, o time de Vítor Pereira venceu em casa por 2 a 0 e arrancou um empate por 1 a 1 como visitante em Buenos Aires.

Apesar do retrospecto recente, o Boca terminou como líder do grupo E, com dez pontos, um a mais que os alvinegros, o que dá à equipe xeneize a vantagem de poder decidir o confronto em casa, em La Bombonera. O duelo de volta será daqui a uma semana, dia 5 de julho, também às 21h30. O classificado pegará Flamengo ou Tolima, da Colômbia, na fase seguinte.

Nesse histórico de partidas, há certamente duas que o corintiano não esquece, por motivos completamente opostos: a decisão da Libertadores de 2012 que deu ao Corinthians o seu primeiro e único troféu do torneio mais importante do continente e o jogo de volta das oitavas de 2013, marcado por uma arbitragem no mínimo controversa.

Há uma década, o torcedor corintiano comemorava, e muito, um dos títulos mais importantes da história do clube. Foi diante do Boca que o Corinthians saiu da fila e conquistou a América pela primeira vez. Na finalíssima, Emerson Sheik brilhou com dois gols no triunfo por 2 a 0, provocou os rivais e até mordeu a mão do zagueiro Caruzzo.

Em 2013, o Corinthians se credenciou a brigar pelo bi. Como havia perdido por 1 a 0 na ida, precisava de uma vitória por dois gols de diferença para avançar. Ocorre que Carlos Amarilla estava apitando aquela partida, que terminou em 1 a 1. O árbitro paraguaio deixou de marcar dois pênaltis a favor do time alvinegro, que ainda teve dois gols mal anulados. "Foi a coisa mais feia do mundo. Roubou, garfou lindo. O Tite cegou, bufava no vestiário, só que o Tite é um lorde né", lembrou o ex-meia Douglas, em entrevista ao Podcast Podpah.

Dúvidas e desfalques

Nesta terça, Vítor Pereira espera dificuldade na Neo Química Arena. Sabe que seus atletas não vão encarar o melhor Boca Juniors dos últimos anos, mas qualquer Boca Juniors costuma ser competitivo e endurecer a vida dos brasileiros.

"Não está fácil, mas o Corinthians é feito de homens de luta, homens de trabalho, homens resilientes, homens que sabem sofrer também. Vamos com esse espírito para jogar com o Boca", definiu o treinador português. A dificuldade a que se refere diz respeito também às baixas no elenco e às incertezas.

Os desfalques certos são Maycon, machucado, e Cantillo, suspenso pelo Conmebol pela expulsão diante do mesmo Boca. As dúvidas são Gil, João Victor, Du Queiroz, Renato Augusto e Gustavo Mosquito, todos com problemas físicos.

Bons resultados, punições e indisciplina do camisa 9

Do outro lado, bom retrospecto recente na temporada, casos de indisciplina no elenco e episódios de racismo acompanhar o Boca Juniors. Desde que enfrentou o Corinthians há 42 dias, o time argentino venceu seis partidas e perdeu duas. Dario Benedetto é o craque da equipe, mas tem se envolvido em polêmicas. Já chegou a ser afastado por faltar a um treino depois de ir a uma festa e, mais recentemente, fez um gesto sugerindo suborno para o árbitro.

Fora de campo, o clube acumula punições. Foi multado recentemente pela Conmebol em 100 mil dólares (R$ 524 mil na coação atual) pelos gestos racistas de seus torcedores no empate com o Corinthians em 17 de maio. Antes, a agremiação argentina já havia pagado 30 mil dólares de multa em virtude de gestos racistas de um torcedor na Neo Química Arena que o fizeram ser detido em São Paulo.

Todos os confronto entre Corinthians e Boca Juniors pela Libertadores

17/04/1991 - Boca Juniors 3 x 1 Corinthians

24/04/1991 - Corinthians 1 x 1 Boca Juniors

27/06/2012 - Boca Juniors 1 x 1 Corinthians

04/07/2012 - Corinthians 2 x 0 Boca Juniors

01/05/2013 - Boca Juniors 1 x 0 Corinthians

15/05/2013 - Corinthians 1 x 1 Boca Juniors

26/04/2022 - Corinthians 2 x 0 Boca Juniors

17/05/2022 - Boca Juniors 1 x 1 Corinthians

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula