Por que Gabriel Jesus decidiu largar Guardiola e City e ir para o Arsenal

Outros clubes mostraram interesse em Gabriel Jesus nos últimos tempos, como Chelsea, Tottenham e até o Paris Saint-Germain

© Getty

Esporte Europa 29/06/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Arsenal está perto de anunciar a contratação do atacante Gabriel Jesus. Um acordo de 45 milhões de libras (cerca de R$ 290 milhões) definiu o fim da passagem de seis temporadas do brasileiro pelo Manchester City, mas as razões que motivaram o negócio vão bem além da parte financeira.

PUB

Segundo apurou a reportagem, este movimento tem sido calculado há meses e faz parte de um projeto esportivo que tem o objetivo de colocar o jogador de 25 anos em um novo patamar no futebol internacional. Reserva e coadjuvante em boa parte da última temporada, Jesus quer ter mais responsabilidades em campo, aumentar seus minutos jogados e se tornar protagonista.

Outros clubes mostraram interesse em Gabriel Jesus nos últimos tempos, como Chelsea, Tottenham e até o Paris Saint-Germain. O Real Madrid chegou a fazer uma sondagem que não avançou, além do assédio de mercados mais periféricos. Mas em todos os casos a presença de grandes estrelas nos elencos das equipes fez com que o brasileiro e seu estafe não se animassem muito.

Além da busca por protagonismo, outros dois fatores fizeram com que o Arsenal terminasse como o destino de Gabriel Jesus. O primeiro é financeiro. A oferta para o City foi muito boa a um ano do fim do contrato e o novo vínculo válido por cinco temporadas lhe faz dono de um dos maiores salários do Arsenal. É algo próximo do irrecusável. O outro ponto é que o atacante é amigo tanto do técnico, quanto do diretor esportivo do clube.

Mikel Arteta foi auxiliar de Pep Guardiola na comissão técnica do Manchester City antes de assumir o Arsenal, em dezembro de 2019. Portanto, trabalhou três anos com Gabriel Jesus e desenvolveu com ele uma relação próxima, de quem sabe valorizar suas qualidades e também trabalhar elementos de melhora no seu futebol.

Já Edu Gaspar, diretor técnico do clube inglês, é brasileiro como o atacante e acompanhou boa parte de seu desenvolvimento na seleção entre 2016 e 2019. É outro contato sólido que contribuiu para que o jogador se sentisse à vontade para fechar o acordo e saber que será bem-recebido no Arsenal.

Gabriel Jesus pensa também na própria seleção quando faz esse movimento de carreira. Ele chegou a perder espaço e ficar fora de uma lista de convocados de Tite porque não vinha jogando com frequência no Manchester City. Se isso se repetisse no segundo semestre deste ano, seria grande a chance de ser ultrapassado pela forte concorrência na posição.

Assim, a certeza de que terá chances no Arsenal dá força ao projeto de estar no Qatar em novembro e jogar sua segunda Copa.

Aos 25 anos, Gabriel Jesus conquistou nove títulos em Manchester, com destaque para quatro edições da Premier League (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22). Nesta última temporada, fez 13 gols e deu 11 passes para gols em 41 jogos. O próximo e calculado passo da carreira é em Londres.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula