CAS vai julgar casos pendentes de doping de oito atletas russos

Os casos incluem novas acusações contra Tatyana Chernova, campeã mundial do heptatlo em 2011, e também as corredores Kristina Ugarova e Yekaterina Sharmina

© Pixabay

Esporte Regulamento 26/02/16 POR Estadao Conteudo

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira que vai julgar os oito casos pendentes de doping envolvendo atletas da Rússia, enquanto a federação do país permanece suspensa pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

PUB

Os casos incluem novas acusações contra Tatyana Chernova, campeã mundial do heptatlo em 2011, e também as corredores Kristina Ugarova e Yekaterina Sharmina. Os outros cinco casos são dos marchadores Vera Sokolova, Elmira Alembekova, a atual campeã europeia nos 20km, Ivan Noskov, Mikhail Ryzhov, prata nos 50km no Mundial de 2013, e Denis Strelkov.

Chernova foi previamente suspensa em janeiro de 2015 depois de testar positivo para um esteroide, e o novo caso poderia levar a uma suspensão longa e a desqualificação de alguns dos seus principais resultados. O caso envolve o seu passaporte biológico, abrangendo valores sanguíneos suspeitos que podem cobrir anos da carreira de um atleta.

O caso contra Sharmina, medalhista bronze na prova dos 1.500 metros do Europeu Indoor de 2011, não era anteriormente conhecido. O caso de Ugarova recebeu uma recomendação, em novembro para o banimento pelo resto da sua vida por uma comissão da Agência Mundial Antidoping (Wada) depois da revelação de uma gravação em que ela supostamente confessa o uso de substâncias proibidas.

Os cinco marchadores russos testaram positivo no mesmo dia em junho passado no centro de treinamento nacional em Saransk. Uma comissão da Wada relatou evidências de que os treinadores russos tentaram obstruir e intimidar os avaliadores antes dos atletas serem encontrados e testados.

A Federação Russa de Atletismo foi suspensa em novembro pela IAAF após relatório de comissão da Wada detalhar o uso sistemático de substâncias proibidas, com o apoio estatal. A CAS não revelou quando será apresentado um veredicto sobre os oito casos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 12 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 14 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 14 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 14 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 13 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 15 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 15 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 14 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 13 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo