Vila Sésamo vira alvo de críticas após Elmo ser vacinado contra Covid-19

Elmo, do Vila Sésamo, diz ter sido vacinado contra a Covid-19 e virou alvo de críticas nos EUA

© Getty Images

Fama Pandemia 30/06/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O monstrinho Elmo, do seriado infantil Vila Sésamo, foi vacinado contra o coronavírus. O anúncio foi feito menos de duas semanas após a FDA, agência que regula medicamentos nos EUA, autorizar o uso de vacinas contra a Covid-19 em crianças que tenham de seis meses a cinco anos.

PUB

Elmo, que no seriado tem três anos e meio, disse em vídeo divulgado nas redes sociais que sentiu um "um pequeno beliscão [no momento da vacina], mas que estava tudo bem". Seu pai, Louie, afirmou que o muppet vermelho estava "super-duper" (algo como super demais, em português) enquanto tomava a injeção.

"Eu tinha muitas dúvidas sobre Elmo tomar a vacina. É seguro? É a decisão correta? Conversei com nosso pediatra para fazer a escolha certa", diz Louie olhando para a câmera. "Aprendi que a vacina é a melhor maneira para Elmo manter a si mesmo, nossos amigos, vizinhos e todos os outros saudáveis e curtindo as coisas que amam".

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sesame Street (@sesamestreet)

Não é a primeira vez que os personagens do Vila Sésamo participam de campanha para conscientização de pais e crianças durante a pandemia. Nos últimos dois anos eles apareceram em vídeos que reforçaram a importância de lavar as mãos, de manter o distanciamento social e de usar máscara de proteção para evitar a propagação do coronavírus.

Nesta semana, os muppets se tornaram alvo de críticas depois de aparecerem no vídeo que incentiva a vacinação de crianças. O senador pelo Texas Ted Cruz compartilhou a publicação do Vila Sésamo nas redes sociais e disse que Elmo "defende agressivamente" as vacinas para crianças menores de cinco anos, mas "sem citar evidências científicas" para isso. A publicação viralizou.

A FDA afirma que os imunizantes são seguros e eficazes. A agência liberou neste mês as vacinas da Moderna e da Pfizer para as crianças de seis meses a cinco anos com doses menores do que para adultos.

Testes com a vacina da Moderna registraram taxa de eficácia de 51% na prevenção da infecção por ômicron para crianças de seis meses a dois anos e cerca de 37% eficaz para aquelas entre dois e cinco anos. Já a vacina da Pfizer apresentou taxa de eficácia na prevenção da infecção por ômicron de 75% em crianças de seis meses a dois anos, e de 82% entre dois e quatro anos.

Não foi a primeira vez que um personagem do Vila Sésamo virou alvo de críticas por aparecer em uma campanha de conscientização. No ano passado, o pássaro amarelo Garibaldo causou revolta de negacionistas após afirmar que tomou a vacina nos Estados Unidos e que se sentia mais protegido contra a Covid-19. A publicação foi feita depois que os Estados Unidos autorizaram o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.

O pássaro Garibaldo, que na história tem seis anos, foi atacado nas redes sociais. À época, Wendy Rogers, senadora pelo estado do Arizona, escreveu que o personagem era comunista por incentivar a vacinação.

Até esta quarta (29), 1.017.467 pessoas tinham morrido devido ao coronavírus nos EUA, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. Trata-se do país com o maior número de óbitos registrados em razão do coronavírus no mundo. Além dos Estados Unidos, ao menos oito países já vacinam crianças abaixo de cinco anos contra a Covid usando as vacinas Soberana 02, do laboratório Sinopharm, e a Coronavac.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 18 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 16 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 20 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 18 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 19 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 10 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 18 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 20 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 19 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens