EUA: ante divergências, Biden deve decidir se retira tarifas à China nesta semana

Pessoas familiarizadas com a situação dizem que Biden pode anunciar a decisão esta semana.

© Getty

Economia EUA 04/07/22 POR Estadao Conteudo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve reverter algumas tarifas sobre as importações chinesas em breve, em uma medida limitada por objetivos políticos concorrentes: combater a inflação e manter a pressão econômica sobre Pequim.

Pessoas familiarizadas com a situação dizem que Biden pode anunciar a decisão esta semana. O democrata estuda incluir uma pausa nas tarifas sobre bens de consumo, como roupas e material escolar, bem como lançar uma ampla estrutura para permitir que os importadores solicitem isenções tarifárias.

O Escritório do Representante Comercial dos EUA está realizando uma revisão obrigatória de quatro anos das tarifas impostas na gestão do ex-presidente Donald Trump. Um período de comentários para empresas e outros que se beneficiaram das tarifas será encerrado em 5 de julho, dando ao governo a oportunidade de calibrar sua política.

Enquanto decide o que fazer, Biden avalia posições divergentes tanto dentro de seu governo quanto por forças externas, incluindo empresas, trabalhadores e legisladores. Um plano para anunciar um corte tarifário foi repetidamente adiado, dizem autoridades do governo e especialistas em comércio.O atraso, dizem eles, reflete as fortes divisões dentro de seu governo sobre as tarifas da China.

De um lado, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, chamou as tarifas de um empecilho para a economia, dizendo que o governo está procurando maneiras de reconfigurá-las para ajudar a conter a inflação.

Do outro lado estão a representante comercial dos EUA, Katherine Tai, e o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, que veem as tarifas como uma valiosa ferramenta para obter concessões da China. Esses céticos querem um corte de tarifas combinado com outra medida projetada para manter a pressão sobre Pequim para mudar as práticas que os EUA dizem colocar empresas e trabalhadores americanos em desvantagem. Fonte: Dow Jones Newswires.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 8 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 6 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 6 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 8 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 7 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 6 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

esporte São Paulo FC Há 8 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

fama Peculiares Há 23 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

lifestyle Saúde Há 7 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 7 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina