Invenções impressionantes da Antiguidade que a ciência ainda não consegue explicar

Máquinas antigas que estavam à frente do seu tempo - e do nosso!

Invenções impressionantes da Antiguidade que a ciência ainda não consegue explicar

Muita gente imagina a evolução da tecnologia como um processo linear: partindo das máquinas simples mais primitivas e apenas evoluindo até os carros autônomos e a inteligência artificial que temos hoje. Mas isso não é verdade. Algumas culturas da Antiguidade conseguiram criar invenções desconcertantemente complexas e sofisticadas usando técnicas e conhecimentos que pareceram surgir do nada. Em alguns casos, essas criações não foram replicadas por centenas de anos. Cientistas e historiadores estão sempre trabalhando duro para descobrir como essas invenções surgiram, mas alguns segredos ficaram escondidos para sempre na história.

Bateu curiosidade? Veja esta galeria e descubra as impressionantes invenções da Antiguidade que a ciência ainda não consegue explicar.

©

Getty Images

A Taça de Lycurgus

Acredita-se que a Taça de Lycurgus tenha sido feita durante o século IV, em algum lugar do Império Romano. Quando a taça foi levada ao Museu Britânico de Londres, os curadores de lá ficaram impressionados com sua capacidade de mudar de cor e opacidade, dependendo de qual direção a luz a atinge.

©

Public Domain

A Taça de Lycurgus

Quando iluminada de frente, a taça tem uma cor vermelha escura, mas quando iluminada por trás, fica verde. Desde então, os pesquisadores concluíram que a taça foi feita usando uma forma primitiva de nanotecnologia. Como foi que os antigos romanos desenvolveram essa tecnologia Isso permanece um mistério.

©

Public Domain

Pedra do Sol Viking

Velhas histórias nórdicas contam que uma pedra mágica era indispensável para marinheiros vikings que atravessavam os mares traiçoeiros. Diziam que esta pedra identificava com precisão inexplicável a posição do Sol, mesmo através de um céu extremamente nublado.

©

Getty Images

Pedra do Sol Viking

Os cientistas de hoje acreditam que essas pedras sejam pedaços de espato da islândia, ou calcita, mineral conhecido por ter efeitos polarizadores. Mas os especialistas não foram capazes de replicar o processo de usar essas pedras para localizar o Sol.

©

Getty Images

O primeiro sismoscópio

O sismoscópio de Zhang Heng foi criado na China por volta de 132. Acredita-se que era capaz de detectar terremotos com precisão surpreendente e que seja a primeira máquina desse tipo. A tecnologia usada estava muito à frente de seu tempo. Os historiadores ainda não têm certeza de como esse salto tecnológico foi possível.

©

Getty Images

O primeiro sismoscópio

Cada dragão representa uma direção principal da bússola. Uma bola caía de uma das bocas do dragão na boca de seu sapo correspondente, indicando em que direção a atividade sísmica estava acontecendo.

©

Getty Images

Guerra atômica da Antiguidade

Acredita-se que o Mahabharata seja um relato não-fictício de uma longa e antiga guerra entre duas famílias tribais indianas. Alguns momentos de violência e devastação no livro soam estranhamente semelhantes às consequências de uma explosão atômica, reivindicando milhões de vidas poucos dias após o uso de armas chamadas astra no sânscrito original, que se traduz em algo similar a "lançadores".

©

Getty Images

Guerra atômica da Antiguidade

Isso, é claro, parece impossível, mas quando estudos foram feitos na região da Índia onde essas batalhas ocorreram, foram encontrados uma taxa inexplicavelmente alta de câncer e defeitos congênitos entre os antigos habitantes. Nem cientistas nem historiadores foram capazes de lançar qualquer luz sobre este mistério.

©

Getty Images

Concreto romano

O concreto é conhecido por ser um dos materiais de construção mais simples e confiáveis disponíveis para nós. É fácil imaginar e assumir que o processo de mistura do concreto tenha melhorado e se desenvolvido ao longo do tempo. Mas acontece que os antigos romanos eram muito melhores em misturar o concreto do que nós!

©

Getty Images

Concreto romano

Algumas estruturas de concreto romanas duraram mais de 2.000 anos, algumas vezes até debaixo d'água. Embora os cientistas tenham estudado de perto a composição do concreto antigo e tenham encontrado vestígios de cinzas vulcânicas e do mineral leucita (que eles suspeitam ser os ingredientes secretos), eles ainda não foram capazes de recriar o material.

©

Getty Images

Pilar de ferro de Delhi

Em Delhi, Índia, um enorme pilar de ferro com mais de 7 metros de altura está de pé desde o século IV. O que torna este pilar particularmente interessante é que ele está completamente livre de ferrugem, mesmo depois de mais de um milênio de exposição aos elementos.

©

Getty Images

Pilar de ferro de Delhi

Os cientistas até hoje estão perplexos com a condição imaculada do pilar de ferro. Alguns acreditam que sua falta de ferrugem se deve ao clima árido de Délhi, enquanto outros dizem que isso se deve à composição mineral única do ferro usado em sua construção.

©

Getty Images

As máquinas voadoras indianas

Há uma série de relatos de máquinas voadoras muito mais antigas que o avião de Santos Dumont. Mas talvez a mais antiga dessas máquinas a ser encontrada até agora esteja no Rukma Vimana, um antigo texto védico que data de 400 a.C. na Índia.

©

Getty Images

As máquinas voadoras indianas

O Rukma Vimana, creditado a Maharshi Bhardwaj (imagem), contém esboços dessas máquinas voadoras, bem como instruções detalhadas sobre como pilotá-las, e até mesmo sobre como mudá-las para energia solar em tempos de necessidade.

©

Public Domain

Fogo Grego

Durante o século VII, o Império Bizantino foi atacado por invasores vindos do leste do Mediterrâneo. Felizmente, eles tinham uma arma secreta, conhecida como Fogo Grego, que era pulverizada da segurança dos decks bizantinos nos navios inimigos, impulsionada por um dispositivo que nunca foi recriado, mas referido como um "sifão" na literatura antiga.

©

Public Domain

Fogo Grego

O aspecto mais incompreensível até hoje é que o Fogo Grego podia continuar queimando, mesmo na água. Os cientistas ainda não sabem do que era feito. Após a queda do Império Bizantino, a antiga arma incendiária desapareceu, para nunca mais ser usada.

©

Public Domain

Máquina de Anticítera

Em 1901, um estranho dispositivo mecânico foi encontrado no fundo do Mar Mediterrâneo. Este item é agora conhecido como Máquina de Anticítera e data do século II na Grécia .

©

Getty Images

Máquina de Anticítera

Embora acreditem que seja algum tipo de dispositivo de cálculo astronômico, ninguém sabe quem o construiu, ou como o construíram, levando em consideração que nenhuma tecnologia com complexidade semelhante foi vista outra vez em quase mil anos.

©

Getty Images

A Eolípila

A Era do Vapor foi iniciada por Thomas Newcomen e seu motor a vapor em 1776. No entanto, um inventor grego da Antiguidade, chamado Heron de Alexandria, criou seu próprio motor a vapor pneumático no século I d.C.

©

Public Domain

A Eolípila

A tecnologia era inovadora, mas severamente subestimada, e não foi colocada em uso prático na época. Este primeiro motor a vapor era reconhecidamente muito fraco e só produzia uma quantidade mínima de torque (movimento de alavanca).

©

Getty Images

Aço de Damasco

Dizem que muitas facas e espadas modernas são feitas de Aço de Damasco, mas nenhuma delas é, de fato, feita com o mesmo Aço de Damasco da lenda. Durante as Cruzadas, começaram a aparecer relatos que documentavam um aço de qualidade superior usado pelo Levante que era incrivelmente afiado, flexível e ainda por cima impossível de ser danificado.

©

Public Domain

Aço de Damasco

O material foi descrito uma vez como uma liga que "poderia cortar através de um lenço flutuante, dobrar 90 graus e flexionar para trás sem danos". Até hoje, ninguém foi capaz de replicar a receita original.

©

Getty Images

O manuscrito Voynich

O manuscrito Voynich é um dos livros mais misteriosos da história. Desde sua descoberta em 1912, ele vem causando dores de cabeça até mesmo nos melhores criptologistas. Foi datado do século XV, mas isso é tudo o que é conhecido com certeza sobre o livro.

©

Getty Images

O manuscrito Voynich

Embora ninguém possa dizer com certeza, a maioria dos especialistas acredita que o manuscrito se originou na Itália durante o Renascimento. Está escrito em uma língua que se provou impossível de decodificar e está cheio de desenhos aparentemente científicos de flora  - plantas não conhecidas (até hoje) no mundo natural.

©

Getty Images

Doutor Sushruta

Sushruta era um médico indiano do século IX que realizava regularmente cirurgias e proezas médicas que provavelmente pareciam milagres naquela época. Muitas dessas realizações estão registradas em seu livro, Sushruta Samhita.

©

Public Domain

Doutor Sushruta

O próprio Sushruta documentou como ele realizou cirurgias difíceis (até mesmo para os padrões atuais), incluindo remoções bem sucedidas de catarata, reconstrução nasal e, aparentemente, até cirurgias protéticas bem sucedidas.

©

Public Domain

O Hipogeu de Hal Saflieni

Debaixo da nação insular de Malta está uma necrópole subterrânea expansiva conhecida como o Hipogeu de Hal Saflieni. Originalmente descoberto em 1902, especialistas acreditam que tenha sido construído por volta de 2500 a.C. a partir de calcário.

©

Getty Images

O Hipogeu de Hal Saflieni

Uma sala em particular, agora conhecida como câmara oráculo, deixa os cientistas perplexos até hoje. Qualquer som feito dentro desta sala é amplificado quase 100 vezes, em um feito alucinante da acústica antiga. Os cientistas não têm certeza se isso foi feito intencionalmente devido a técnicas inexplicavelmente avançadas ou se foi pura sorte.

©

Getty Images

As espadas Ulfberht

Semelhantes às lâminas do Oriente Médio feitas com Aço de Damasco são as antigas espadas Ulfberht. O pesquisadores ficaram perplexos com a composição dessas espadas do norte da Europa. Estas lâminas foram amplamente usadas durante a era Viking e eram feitas de aço tão forte e tão puro que não parecem se alinhar com as técnicas de fundição e metalurgia conhecidas por serem usadas na época.

©

Getty Images

As espadas Ulfberht

Uma espada Ulfberht em particular (não retratada), descoberta em 2014, foi inscrita com letras árabes, levando alguns a acreditar que o comércio precoce entre as duas culturas permitiu que algumas das técnicas de Damasco fossem adotadas pelos europeus do norte.

©

Getty Images

Dodecaedro romano

Um dos mistérios mais duradouros da Europa antiga é o do dodecaedro romano. Eles foram descobertos em toda a Europa, variam de tamanho, e todos datam entre os séculos II e IV d.C.

©

Getty Images

Dodecaedro romano

Embora suas formas complexas e botões sinistros saindo de cada ponto pareçam indicar que eles devem ter tido um propósito, nenhuma função foi encontrada. Alguns especialistas acreditam que a comunidade científica esteja procurando significado onde não existe. Eles acham que os dodecaedro eram simplesmente brinquedos para crianças romanas.

Fontes: (New Scientist) (Popular Mechanics) (Ancient Origins) (Business Insider)

Veja também: Invenções de mulheres que foram atribuídas a homens

©

Getty Images

Tech Ciência 09/07/22 POR Notícias Ao Minuto


Muita gente imagina a evolução da tecnologia como um processo linear: partindo das máquinas simples mais primitivas e apenas evoluindo até os carros autônomos e a inteligência artificial que temos hoje. Mas isso não é verdade. Algumas culturas da Antiguidade conseguiram criar invenções desconcertantemente complexas e sofisticadas usando técnicas e conhecimentos que pareceram surgir do nada. Em alguns casos, essas criações não foram replicadas por centenas de anos. Cientistas e historiadores estão sempre trabalhando duro para descobrir como essas invenções surgiram, mas alguns segredos ficaram escondidos para sempre na história.

PUB

Bateu curiosidade? Veja esta galeria e descubra as impressionantes invenções da Antiguidade que a ciência ainda não consegue explicar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)