Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas, segundo o IBGE

Mesmo com a lei que determina o uso da Libras, essas pessoas ainda enfrentam muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia

© iStock

Brasil Pesquisa 07/07/22 POR Agência Brasil

O número de pessoas surdas, no Brasil, passa dos dez milhões, de acordo com o IBGE. Mesmo com a lei que determina o uso da Libras, Língua Brasileira de Sinais, essas pessoas ainda enfrentam muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia, fornecidos por empresas, órgãos e entidades.

Pensando em formas de promover um espaço onde os surdos possam fazer reclamações, uma empresa de tecnologia desenvolveu o SOS Surdo. Um site, na internet, onde é possível registrar, de graça, a falta de acessibilidade. O diretor executivo da empresa, Cleber Santos, conta que a empatia fez com que desenvolvessem a ferramenta sossurdo.com.br

Tudo começou depois que um familiar do empresário quase perdeu a vida após uma forte reação alérgica a um medicamento. Isso porque a pessoa não conseguiu se comunicar durante um atendimento onde o médico usava máscaras, o que dificultou a leitura labial. Diante disso, Cleber Santos sentiu a necessidade de dar voz a essas pessoas, inclusive suporte jurídico para fazer cumprir a lei.

O empresário destaca, ainda, que a iniciativa é uma forma de contribuir para uma vivência mais equitativa para essas pessoas e que tem o sonho de ver os surdos tendo acesso a serviços simples do dia a dia.

Atualmente, a plataforma tem mais de duas mil denúncias. O setor que mais soma reclamações de falta de acessibilidade é o bancário, com 34% do total, seguido do setor público. Ainda há reclamações contra empresas, faculdades, serviços de televisão e telefonia e internet. Para fazer a reclamação, basta se cadastrar no site. Também é possível enviar um vídeo em Libras explicando o problema, além de anexar fotos e vídeos. Segundo Cleber Santos, algumas empresas acionadas acabam adaptando a comunicação, mas outras chegam a oferecer telefone para pessoas surdas ligarem, o que demonstra falta de preparo, de acordo com o empresário.

Em nota, a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, informou que os bancos associados possuem ações para assegurar acessibilidade a pessoas com deficiência. Em relação aos surdos, a entidade informa que “atendentes são capacitados” em Libras. Além disso, a nota cita que mais de 80%  dos caixas eletrônicos do país possuem atendimento em braile e funcionalidades com voz.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

brasil Brasil agora mesmo

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

justica Santos Há 2 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil justa causa Há 9 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

justica São Paulo Há 9 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

mundo Guerra Há 22 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo EUA agora mesmo

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

lifestyle Ozempic Há 9 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético