Brasil registra 214 mortes e mais de 40,4 casos de Covid

A média móvel de mortes é de 239 por dia, um aumento de 23% em relação ao dado de duas semanas atrás.

© Shutterstock

Brasil BRASIL-CORONAVÍRUS 10/07/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil registrou 214 mortes por Covid e 40.440 casos da doença, neste sábado (9). Com isso, o país chegou a 673.614 vidas perdidas e a 32.874.036 infectados pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.Mato Grosso do Sul, Goiás e Amapá não registraram mortes nas últimas 24 horas.

PUB

A média móvel de mortes é de 239 por dia, um aumento de 23% em relação ao dado de duas semanas atrás. A média de infecções é de 56.731 por dia e se mantém estável em relação à situação epidemiológica registrada no último dia 25.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Ao todo, 179.363.035 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 168.031.474 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.

Assim, o país já tem 83,49% da população com a 1ª dose e 78,22% dos brasileiros com as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen.

Paraná, Paraíba e Sergipe não atualizaram o dado de vacinas.Até o momento, 95.621.311 pessoas já tomaram a terceira dose e 17.737.922 a quarta.

O consórcio reúne também o registro das doses de vacinas aplicadas em crianças. A população de 5 a 11 anos parcialmente imunizada (com somente a primeira dose de vacina recebida) é de 63,96%, totalizando 13.112.914. Na mesma faixa etária, 40,52% (8.306.101) recebeu a segunda dose ou a dose única.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 foram afetados pelo ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde, ocorrido em dezembro, o que levou à falta de atualização em diversos estados por longos períodos de tempo.

O consórcio de veículos de imprensa recentemente atualizou os números de população brasileira usados para calcular o percentual de pessoas vacinadas no país. Agora, os dados usados são a projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2022. Todos os números passam a ser calculados de acordo com esses valores, inclusive os do ano passado. Por isso, os percentuais de pessoas vacinadas podem apresentar alguma divergência em relação aos números publicados anteriormente.

Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Portugal Há 11 Horas

Clarão ilumina o céu de Portugal e intriga internautas

justica CHUVA-RS Há 11 Horas

Homens são presos suspeitos de desvio de marmitas e tráfico de drogas em Porto Alegre

justica São José dos Campos Há 9 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

fama Fake News Há 6 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Inglaterra Há 12 Horas

Parasita detetado na água provoca infeção a 46 pessoas na Inglaterra

brasil ACIDENTE-SP Há 11 Horas

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

fama UTI Há 12 Horas

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

tech Celular Há 9 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

fama São Paulo Há 7 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?