Toque anal pode potencializar o orgasmo feminino, diz estudo

A pesquisa destacou três formas específicas de toque anal considerados mais prazerosos por elas

© PixaBay

Lifestyle Sexo 12/07/22 POR Folhapress

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Uma pesquisa feita com 3.017 norte-americanas de 18 a 93 anos investigou as maneiras pelas quais as mulheres descobrem, se envolvem e desfrutam da estimulação e penetração anal, além de como isso pode potencializar o orgasmo feminino.

PUB

Este foi o primeiro estudo em larga escala do tema focado em técnicas específicas de toque anal prazeroso para as mulheres (sem penetração total).

O resultado destacou três formas específicas de toque anal considerados mais prazerosos por elas: ao redor do ânus (40% das entrevistadas); superficial (toque na superfície com penetração máxima equivalente a ponta do dedo - 35%) e toque com estímulo pareado (40%). Neste último, as mulheres também tem uma penetração anal superficial, mas enquanto o dedo, o pênis ou o brinquedo estão inseridos, também ocorre sexo vaginal ou masturbação do clitóris.

Os estímulos externos e internos no ânus durante o sexo foram potencializadores do orgasmo feminino para quatro de cada dez entrevistadas. Na penetração superficial, o preferido de 28,3% delas foi o dedo do parceiro, seguido do pênis (25,7%), de sex toys (17,4%) e do próprio dedo (15,4%).

Os autores são pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e da empresa For Goodness Sake, que coletaram dados a partir de documentos diversos como o Relatório de Prazer da OMGYES e também por entrevista direta com mil mulheres da amostra.

Ao todo, 92,3% das participantes se descreveu como heterossexual e 73,4% estava em algum tipo de relacionamento fixo (casamento, noivado ou namoro). Os dados levantados pelos pesquisadores mostram que cerca de metade das norte-americanas já experimentaram algum tipo de sexo anal, embora toque ou estimulação anal sejam raramente inseridos nas conversas sobre sexualidade.

"Não estamos falando apenas de penetração anal ou o que comumente é chamado de 'sexo anal'. Em vez disso, estamos falando de qualquer tipo de toque do lado de fora ou de dentro do ânus ou [ainda] o ânus com a ponta do dedo, brinquedo, pênis ou qualquer outra coisa", afirmam os autores no artigo.

Os resultados foram publicados na revista científica internacional Plos One. A proposta do estudo é levar o conhecimento destas técnicas a mais mulheres, dando mais chances de entenderem as próprias preferências, de falarem sobre isso e usufruírem do prazer sexual.

Para Priscila Junqueira, 44, sexóloga e psicóloga que atua há duas décadas na área, este tipo de informação ajuda a quebrar tabus e reforça a importância de uma educação em sexualidade adequada.

"Percebo na minha prática, na anamnese que faço com as mulheres e casais em terapia, que o assunto é um tabu. E isso porque as pessoas ainda têm preconceito com sexo anal por falta de conhecimento", afirmou a psicóloga. Co-fundadora do IPSER (Instituto de Psicologia e Sexologia Essência Rara), a sexóloga explica que o ânus é uma região extremamente rica em terminações nervosas e, por isso, também pode gerar prazer.

"Quando o estudo traz essa possibilidade da mulher ter o prazer, a gente consegue quebrar um pouco o preconceito dessas mulheres irem para prática do sexo anal. Sem esse conhecimento, eu não sei que é uma zona erógena, não posso nem tocar. Tem mulheres que sentem sim prazer na penetração, mas podem através de todos os jogos eróticos se abrir para o novo", disse a sexóloga.

Ela relatou também que as brasileiras hoje já estão conseguindo falar mais sobre o tema. "Antes nem se falava. Uma pergunta dessa anos atrás, responderiam 'isso não é para mim.' Hoje elas já dizem 'eu experimentei uma vez' ou "experimentei e vi que poderia ser feito de outra forma, com um lubrificante, e inclui isso na minha prática'", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 11 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada