Morre Ivana Trump, primeira mulher do ex-presidente dos EUA Donald Trump

A informação foi confirmada pelo próprio republicano na plataforma Truth Social

© Getty Images

Mundo Óbito 15/07/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ivana Trump, a primeira mulher do ex-presidente dos EUA Donald Trump, morreu nesta quinta-feira (14) aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo próprio republicano na plataforma Truth Social.

PUB

"Sinto muita tristeza em informar a todos aqueles que a amaram, e são muitos, que Ivana morreu em sua casa em Nova York. Ela era uma mulher maravilhosa, linda e incrível, que levou uma vida inspiradora", escreveu Donald Trump na plataforma desenvolvida por ele. A causa da morte está sendo investigada.

Ivana e Donald se casaram em 1977 e tiveram três filhos: Donald Jr., Ivanka e Eric. Eles se divorciaram em 1992. "Ivana Trump foi uma sobrevivente. Ela fugiu do comunismo e abraçou esse país [EUA]. Ela ensinou seus filhos sobre coragem e dureza, compaixão e determinação", disse a família em comunicado divulgado pelo canal americano ABC News.

De acordo com o jornal The New York Times, a polícia investiga a possibilidade de Ivana ter caído da escada de sua casa. Uma autoridade disse que não há indícios de invasão e que a morte parece ter sido acidental. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um chamado de parada cardíaca e encontrou a mulher morta às 12h39 (13h39 no horário de Brasília).

Ivana nasceu e cresceu sob o regime comunista da antiga Tchecoslováquia, onde chegou a integrar a equipe nacional júnior de esqui. Filha dos Zelnickovs, ela cresceu em Gottwaldov, próximo a Praga -a cidade hoje se chama Zlin. Formada em educação física e letras, depois se mudou para os EUA, onde trabalhou como modelo, escritora e empresária. Ela teria conhecido Trump em 1976, durante uma viagem para a realização de desfiles.

Na década de 1980, foi mais do que uma socialite e teve papel importante na construção dos negócios da família e da imagem de Donald Trump. Ela trabalhou ao lado do marido no desenvolvimento do edifício Trump Tower, em Nova York, e ajudou a supervisionar a construção do cassino Trump Taj Mahal, na cidade de Atlantic City.

Formalmente, ocupou o posto de vice-presidente para decoração das organizações do marido e ainda atuou no hotel Plaza, também em Nova York, adquirido pelo hoje ex-presidente em 1988. A imprensa americana lembrou nesta quinta que os dois ajudaram a definir a década de 1980 como uma era de excesso espalhafatoso entre a elite -imagem que Trump sempre alimentou, como empresário, apresentador de TV e político.

O divórcio dos dois -em meio às especulações de um caso de Trump com a atriz Marla Maples, com quem acabaria se casando e tendo uma filha, Tiffany-, alimentou discussões nos tabloides por semanas. Um juiz chegou a dizer que o empresário impôs à então mulher um tratamento "cruel e desumano" por causa do pedido de separação.

No acordo, Ivana teve direito a receber US$ 14 milhões, mais uma pensão de US$ 650 mil anuais para sustentar os três filhos, além de uma mansão de 45 quartos em Connecticut, um apartamento e o uso da propriedade de Mar-a-Lago, na Flórida, por um mês ao ano.

Em outubro de 2017, poucos meses após a chegada de Trump à Casa Branca, Ivana publicou o livro "Raising Trump" [Criando Trump], em que contava ter ensinado aos filhos "o valor do dinheiro, de não mentir nem trapacear ou roubar, além de respeitar o próximo".

No ano seguinte, ao New York Times, se recusou a dar detalhes sobre a relação que mantinha com o já presidente. "Não vou falar de política. Mas nós nos falamos", disse.

Ivana se casou outras duas vezes depois do divórcio -as duas relações também chegaram ao fim. Ela deixa a mãe, os três filhos e dez netos. Trump é casado, desde 2005, com a ex-modelo esloveno-americana Melania Trump.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 22 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile Há 23 Horas

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

economia turismo interno Há 23 Horas

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões