Corinthians leva virada do Ceará em noite de golaços e perde chance de ser líder

Róger Guedes colocou o time paulista em vantagem logo no começo, mas os donos da casa reagiram e conseguiram a virada ainda na etapa inicial.

© Getty Images

Esporte Campeonato Brasileiro 17/07/22 POR Estadao Conteudo

A Arena Castelão foi palco de golaços neste sábado na vitória do Ceará, por 3 a 1, sobre o Corinthians, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Róger Guedes colocou o time paulista em vantagem logo no começo, mas os donos da casa reagiram e conseguiram a virada ainda na etapa inicial, com finalizações espetaculares de Bruno Pacheco e Vina. Cléber deu números finais ao duelo entre os alvinegros.

Com o resultado, o Corinthians perde a chance de assumir a liderança do Brasileirão e pode perder posições preciosas até o término da rodada. O Ceará, por sua vez, deixa provisoriamente a zona de rebaixamento e põe fim à sequência de seis jogos sem triunfar no Nacional, com sua primeira vitória em casa no torneio.

Com três minutos de jogo, surgiu a primeira oportunidade do time paulista, e Róger Guedes anotou um golaço para o Corinthians, acertando o ângulo e deixando torcedores em dúvida se a bola havia entrado. O tento encerrou um duplo jejum: de Guedes de sete jogos sem balançar as redes e do time corintiano que não marcava com as próprias forças havia seis partidas.

O gol cedo provou o Ceará a ter de partir para o ataque, dando espaços para o Corinthians contra-atacar. A equipe paulista baixou suas linhas de marcação, tentando bloquear a entrada da área e impedir que o goleiro Matheus Donelli tivesse trabalho. Cássio com dores lombares foi poupado do duelo na capital cearense.

Com tantos bloqueios, a única alternativa para o Ceará era arriscar. Após cobrança de escanteio e rebote, Bruno Pacheco emendou de primeira na entrada da área e encobriu o arqueiro corintiano, igualando o marcador no Castelão em um golaço. Aos 32, outro tento impressionante virou o jogo para o alvinegro cearense. Vina acertou um grande arremate, mandando a bola no ângulo superior direito.

Com o placar desfavorável, o Corinthians fez mudanças no segundo tempo, com as entradas de Roni e Piton nos lugares de Cantillo e Adson. Com maior controle da bola, o clube paulista buscou chegar mais vezes à grande área adversária. O jogo ganhou mais equilíbrio, mas os cearenses chegaram com mais perigo. A grande oportunidade veio com Roni, que perdeu um gol inacreditável, dentro da pequena área, acertando o travessão, aos 20 minutos. Aos poucos, o Ceará foi perdendo o ímpeto defensivo e deixando o Corinthians crescer. A torcida corintiana presente no Castelão também aumentou o volume com a melhora do ritmo de produção da equipe paulista.

Porém, as debilidades dos suplentes do Corinthians seguiam notórias, e Cléber e Mendoza por pouco não aproveitaram algumas chances de ampliar o marcador. Até que aos 31 minutos, Cléber recebeu passe em profundidade de Vina, invadiu a área e bateu para o gol, assinalando o terceiro. A vantagem estava consolidada, e a torcida cearense cantou "Olé" no fim do jogo.

O Corinthians volta a jogar na próxima quarta-feira, às 21h30, diante do Coritiba, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O Ceará, por sua vez, volta a atuar na terça-feira, no mesmo horário, contra o Avaí, novamente no Castelão.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ x CORINTHIANS

CEARÁ - João Ricardo; Nino Paraíba (Michel), Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richardson (Rodrigo Lindoso) e Richard Coelho; Lima (Fernando Sobral), Vina e Mendoza (Dentinho); Cléber (Zé Roberto). Técnico: Marquinhos Santos.

CORINTHIANS - Matheus Donelli; Bruno Méndez (Rafael Ramos), Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos (Giovane); Du Queiroz, Cantillo (Lucas Piton) e Giuliano (Xavier); Adson (Roni), Gustavo Mosquito e Róger Guedes. Técnico: Filipe Almeida (assistente).

GOLS - Róger Guedes, aos 3 minutos; Bruno Pacheco, aos 27 minutos; Vina, aos 32 minutos do primeiro tempo; Cléber, aos 31 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (RS).

CARTÕES AMARELOS - Cléber, Giovane.

PÚBLICO E RENDA - Não divulgados.

LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 10 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 8 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo México Há 10 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo França Há 3 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

politica Bolsonaro Há 10 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 12 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo Espanha Há 5 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

fama Betinho Há 11 Horas

Morre o cantor Betinho, sucesso nas trilhas sonoras de novelas