Fachin reage a Bolsonaro e diz que quem ataca eleição 'semeia antidemocracia'

Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral brasileiro

© Getty Images

Política STF 19/07/22 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, rebateu nesta segunda-feira (18) as acusações e mentiras contadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em evento com dezenas de embaixadores no Palácio da Alvorada.

PUB

Em evento da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraná), sem citar Bolsonaro, Fachin disse que quem divulga informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro "semeia a antidemocracia".

"Vivemos um tempo intrincado, marcado pela naturalização do abuso da linguagem e pela falta de compromisso cívico, em que se deturpam, sistematicamente, fatos consolidados, semeando a antidemocracia, pretensamente justificada por um estado de coisas inventado, ancorado em pseudorrepresentações de elementos que afrontam, a toda evidência, a seriedade do sistema de justiça e a alta integridade dos pleitos nacionais."

Segundo Fachin, os ataques feitos para desacreditar as urnas eletrônicas são "encenações interligadas".

"São eventos órfãos de embasamento técnico e pobres em substância argumentativa e que violam as bases históricas do contrato social da comunicação, assim como premissas manifestas da legalidade constitucional", completou.

O discurso de Fachin começou cerca de 30 minutos após o término da reunião de Bolsonaro com os embaixadores.

O presidente do TSE disse que há um "inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade importante dentro de um país democrático" e que acusações contra o TSE, sem apresentar provas, é fato "muito grave".

"As entidades representativas como a OAB e a própria sociedade civil precisam fazer sua parte na garantia de que a democracia seja preservada. É importante a sociedade civil e o cidadão entenderem que esse tipo de desinformação, como a de hoje, pode continuar, uma vez que ao negacionismo não interessa as provas incontestes e os fatos."

"Portanto precisamos nos unir e não aceitar sem questionarmos a razão de tanto ataque", concluiu.

Internamente, o TSE produziu um relatório com destaque a 20 alegações falsas feitas por Bolsonaro nesta segunda. O resumo reúne links para notícias publicadas no site do próprio TSE e jornais que já desmentiram as informações novamente divulgadas pelo presidente.

No evento da OAB, Fachin desmentiu algumas delas:

- Segundo Fachin, o ataque cibernético que ocorreu contra o TSE em 2018 não violou a segurança do sistema eletrônico de votação, como disse Bolsonaro. O presidente do TSE disse que o fato de o hacker ter tido acesso ao código-fonte não representa risco. "Esse código é acessível a todo o tempo aos partidos políticos, OAB, Polícia Federal e todas as entidades que participam do processo. Portanto, dizer-se que um hacker teve acesso ao código-fonte é como arrombar uma porta aberta", disse.- Diferente do que Bolsonaro disse, o Brasil não é o único país a adotar o voto impresso. "A proposta [para instituir o voto impresso] foi rejeitada pelo Congresso, no ano passado, naquele período da anualidade prévia. Ao não acolher a proposta, o Congresso decidiu que o sistema de votação será este", reforçou Fachin.- O presidente do TSE também disse que a Corte Eleitoral não rejeitou as três propostas que as Forças Armadas consideram importantes para aperfeiçoar o sistema eleitoral brasileiro.- Fachin também disse que é mentirosa a afirmação, feita pelas Forças Armadas e reforçada por Bolsonaro, de que é possível inserir um "código malicioso" para fraudar as urnas eletrônicas.

"O código[-fonte] é constantemente inspecionado pelas entidades fiscalizadoras, que mantêm sob controle todas as eventuais alterações", pontuou.

No encerramento do discurso, Fachin disse que nenhuma das acusações feitas nesta segunda-feira tem fundamento na realidade e que é "mais grave ainda envolver a política internacional e as Forças Armadas nessa contaminação".

"Por isso, é hora de dizer basta à desinformação e basta ao populismo autoritário que coloca em xeque a conquista da Constituição de 1988", concluiu.

O presidente do STF, Luiz Fux, foi questionado por meio da assessoria se iria se manifestar a respeito das declarações de Bolsonaro, mas não se posicionou.

Já o gabinete do ministro Luís Roberto Barroso rebateu uma fala falsa do presidente Jair Bolsonaro de que ele teria feito uma palestra no exterior sob o título de "Como se Livrar de um Presidente".

Em nota, o gabinete do ministro afirma que, "cumprindo o cansativo dever de restabelecer a verdade diante de mentiras reiteradamente proferidas", ele jamais fez uma palestra sob esse título.

"Em evento realizado na Universidade do Texas, a palestra do ministro foi sobre 'Populismo Autoritário, Resistência Democrática e Papel das Supremas Cortes'. Tanto o vídeo da apresentação como o texto em que se baseou a palestra são públicos", informa a nota.

"No evento, foram discutidos temas como separação de Poderes, semipresidencialismo, papel dos tribunais e impeachment. Como alguns dos trabalhos apresentados eram efetivamente sobre mecanismos para afastamento de presidentes na América Latina, os estudantes que organizaram o evento deram-lhe o título de 'Ditching a President: Constitutional Design of the Executive Branch in Latin America'".

Em nota, o TSE disse que a realização de reuniões com embaixadores e diplomatas estrangeiros para prestar informações sobre o processo eleitoral brasileiro é prática comum nos 90 anos de existência da Justiça Eleitoral.

A manifestação é resposta às críticas de Bolsonaro ao encontro de Fachin com embaixadores, no fim de maio.

"Na ocasião, os diplomatas estrangeiros ouviram exposições feitas por ministros e secretários da Corte sobre o calendário das eleições, estatísticas e voto no exterior, bem como o sistema eletrônico de votação. Em suma, o evento buscou qualificar o diálogo entre os especialistas de diversos setores do TSE e os diplomatas estrangeiros interessados em acompanhar as eleições brasileiras em outubro."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico