Ministério diz que estados têm doses para crianças de 3 e 4 anos e planeja remanejamento

A Prefeitura de São Paulo inicia na quarta-feira (20) a vacinação de crianças de 3 e 4 anos com comorbidades, deficiência ou indígenas

© Getty Images

Brasil CORONAVÍRUS-VACINAÇÃO 19/07/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O governo federal planeja remanejar as doses de Coronavac entre os estados para possibilitar a vacinação contra a Covid-19 das crianças de 3 e 4 anos, numa tentativa de garantir o abastecimento de unidades da federação que reclamam da falta de imunizantes para atender esse público-alvo.

PUB

Nesta terça (19), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, afirmou que os estados têm 1,2 milhão de doses da Coronavac em estoque e que a pasta está levantando as necessidades de cada município. Ele admitiu, no entanto, que pode haver gargalo nas capitais e não deu estimativa de prazo para iniciar a operação logística.

"A primeira etapa foi levantar as doses que a gente tinha em cada estado, para ver exatamente onde têm a maior oferta e onde estão as demandas. Agora, a gente vai começar essa conversa de identificar a demanda maior de cada região para verificar se há a necessidade ou não de fazer esse remanejamento", afirmou.

"Talvez o problema seja em algumas capitais. Então, [talvez] possa ser feito um remanejamento dentro dos municípios. Essa logística a gente está vendo. Uma coisa é certa: não faltou vacina para quem decidiu se vacinar durante toda a pandemia e não faltará agora, neste momento."

Desde que o uso da Coronavac foi liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na quarta-feira (13), algumas unidades da federação afirmaram que não têm doses suficientes para dar início à vacinação do novo público-alvo. São cerca de 5,6 milhões de crianças de 3 e 4 anos no país.

O secretário-executivo disse que "essas doses que já estão nos estados permitem a vacinação, sem nenhum problema", e que as prefeituras também podem priorizar as crianças mais velhas ou com comorbidades -como é o caso da cidade de São Paulo.

Pereira afirmou que apenas 60% das crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas até agora e que, por isso, a avaliação do ministério é de que os municípios não precisam esperar a entrega de 100% das doses para dar início à vacinação.

O secretário também declarou que o governo federal estuda importar doses já contratadas por meio do consórcio internacional Covax Facility ou fazer uma nova compra via Instituto Butantan, de São Paulo. Segundo ele, o ministério está trabalhando para que as vacinas cheguem em até 30 dias.

"O Butantan é uma opção, o consórcio Covax Facility é outra opção. A gente está avaliando de que forma a gente consegue trazer as vacinas mais rápido, para que chegue à ponta, sem que onere tanto o orçamento do ministério", afirmou.

O uso emergencial da vacina para crianças de 3 a 5 anos foi aprovado de forma unânime pela Anvisa, sem restrições. O esquema vacinal indicado é igual ao do restante da população: mesma dosagem e intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose.

O Ministério da Saúde recomendou que, aplicada a primeira dose, os municípios já reservem a segunda dose da Coronavac para completar o esquema vacinal da criança que foi imunizada. A pasta afirmou que a nota técnica com as orientações será publicada nesta terça.

A Prefeitura de São Paulo inicia na quarta-feira (20) a vacinação de crianças de 3 e 4 anos com comorbidades, deficiência ou indígenas. Já no município do Rio de Janeiro, a imunização das crianças dessa faixa etária começou na sexta-feira (15).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 19 Horas

Valores a receber: Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões

mundo Irão Há 19 Horas

Chuva de peixes surpreende moradores de Yasuj, no Irã; entenda

fama Luto Há 20 Horas

Morre Susan Buckner, a Patty Simcox de "Grease", aos 72 anos

brasil Brasil Há 19 Horas

Cão espera há um mês em barco por dono que morreu enquanto pescava

mundo EUA Há 18 Horas

Cruzeiro chega a Nova York com baleia de 13 metros morta na proa

lifestyle Pâncreas Há 20 Horas

Câncer de pâncreas: saiba qual sintoma afeta 75% dos doentes

lifestyle Colesterol Há 19 Horas

Sinais nos pés e mãos podem indicar colesterol alto: saiba quais são

brasil Brasil Há 19 Horas

Cavalo fica isolado em telhado no Rio Grande do Sul; veja as imagens

lifestyle Câncer Há 20 Horas

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

fama "A Mãe da Noiva" Há 20 Horas

Brooke Shields e filha fazem rara aparição juntas em estreia de filme