Seleção masculina perde de virada dos EUA e é eliminada da Liga das Nações

O time comandado pelo técnico Renan Dal Zotto fez exibição irregular e levou uma dura virada dos Estados Unidos por 3 sets a 1

© Reuters

Esporte Vôlei 20/07/22 POR Estadao Conteudo

Atual campeã da Liga das Nações, a seleção brasileira masculina de vôlei foi eliminada nas quartas de final da atual edição do campeonato, nesta quarta-feira. Com desfalques, o time comandado pelo técnico Renan Dal Zotto fez exibição irregular e levou uma dura virada dos Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 20/25, 25/22, 25/23 e 25/17, em Bolonha, na Itália.

O time nacional vinha em bom ritmo na competição, com a segunda melhor campanha da primeira fase - atrás justamente dos EUA, que eram um dos favoritos ao título desde a fase anterior. Os brasileiros vinham de dez vitórias e duas derrotas. Mas acabaram sofrendo o terceiro revés justamente na fase final, eliminatória.

Com a derrota, o Brasil está eliminado da Liga das Nações ainda na fase de quartas de final. Já a equipe americana avançou às semifinais, quando enfrentarão o vencedor de Polônia x Irã - este confronto está marcado para esta quinta-feira.

Em Bolonha, a seleção brasileira fez um grande primeiro set, mas começou a colecionar erros em todos os fundamentos a partir da segunda parcial. As falhas em série permitiram o crescimento do time americano, que passou a se encaixar cada vez mais a cada set. Defalco Torey foi o grande nome do time americano, com 17 pontos. O maior pontuador da partida foi Leal, com 18. Lucarelli contribuiu com 16.

Escalado sem surpresas, com Leal, Lucarelli, Darlan, Flávio, Isac e Bruninho, além do líbero Thales, a seleção começou na frente, se impondo em quadra enquanto a equipe americana ainda tentava se encontrar no confronto. Leal e Lucarelli comandavam os ataques brasileiros.

O segundo set contou com roteiro totalmente diferente. Os americanos "acordaram" na partida e lideraram o placar do início ao fim da parcial. Chegaram a abrir 16/11 diante de erros bobos do Brasil na defesa e no ataque. Aproveitando cada oportunidade, a seleção americana empatou o confronto.

O terceiro set foi de altos e baixos para a equipe brasileira. Os comandados de Renan Dal Zotto começaram bem, abrindo 11/07. Mas permitiram a reação americana num duelo equilibrado ponto a ponto. A virada veio com 22/21. Com dificuldades, os brasileiros não conseguiram reagir e perderam a parcial por 25/23.

Perdendo por 2 sets a 1, o Brasil precisava vencer o quarto set para empatar o confronto e forçar o tie-break. Porém, os americanos voltaram à quadra decididos a resolver a partida em apenas quatro parciais. Esbanjando confiança, construíram uma boa vantagem aos poucos, abrindo até 11/4.

Quando o placar exibia 16/13, a seleção brasileira esboçou reação. Diminuiu a diferença para apenas dois pontos e manteve a perseguição até que os americanos voltaram a deslanchar no set e no jogo, selando a vitória e a classificação.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 13 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 13 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 14 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 14 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 13 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

brasil Brasil Há 3 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"