Maíra Cardi diz ter desenvolvido burnout e lembra de início sem muitos sinais

A influenciadora disse que não conseguiu tirar licença-maternidade e explicou todo o processo até o diagnóstico no feed e stories do Instagram

© Eduardo Martins / Agnews

Fama Desabafo 29/07/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A influenciadora fitness Maíra Cardi, 38, usou seu perfil no Instagram para revelar que desenvolveu síndrome de burnout após dar à luz a filha Sophia, 3, do relacionamento com o ator Arthur Aguiar. Ela compartilhou fotos amamentando a filha, disse que não conseguiu tirar licença-maternidade e explicou todo o processo até o diagnóstico no feed e stories do Instagram.

PUB

"Mesmo estando na fase do puerpério imediato, eu já tive que voltar a trabalhar, tive. Apesar de amar meu trabalho, não voltei a trabalhar com menos de uma semana por opção. Assim como muitas outras mães voltam a trabalhar porque precisam, comigo não foi diferente", afirmou.

Maíra disse que, embora muitas pessoas desconheçam o termo burnout, grande parte das mulheres que são mães já tiveram a experiência do burnout materno. "Tudo começa despretensiosamente, sem grandes sinais. Quando você percebe, você já está extremamente doente e não consegue dar conta de realizar tarefas básicas do dia a dia", explicou.

Maíra falou que as mulheres acabam desenvolvendo a síndrome pela sobrecarga do trabalho doméstico e profissional. Segundo ela, as mulheres esquecem de somar os afazeres da casa e a maternidade com o tempo gasto na profissão. "Muitas vezes nos perdemos e passamos a viver apenas para os outros", alerta a influenciadora

No caso da influenciadora, ela conta que o acúmulo da maternidade, trabalho, casamento, separação, Big Brother, a filha Sophia doente e as empresas contribuíram para o quadro. "E ainda somando a intensidade que vivo a vida, veio o burnout. Todos os que podem existir, juntos. Como lidar com isso tudo e os sintomas de tamanho desgaste?", disse Maíra que continuou a falar do assunto nos stories do Instagram.

O termo burnout foi adotado do inglês para descrever o esgotamento profissional. Há livros sobre o recorte geracional da síndrome, celebridades como a ginasta Simone Biles vieram a público contar suas experiências, podcasts e perfis em redes sociais tratam do assunto.

Desde o dia 1º de janeiro de 2022, a síndrome ganhou nova e mais detalhada descrição na CID-11 (Classificação Internacional de Doenças). A mudança é sutil. De uma condição de saúde, ela passa a ser descrita como fenômeno ocupacional, no índice de "problemas associados com estar empregado ou desempregado".A descrição mais detalhada da síndrome, para além do simples esgotamento profissional, diz que o burnout tem três dimensões que podem ou não ocorrer concomitantemente.

Há a insatisfação profissional que escapa para a vida pessoal, uma sensação permanente de falta de propósito, a despersonalização, quando as pessoas passam a ser vistas como objetos e o trabalhador se expressa por meio de um comportamento cínico, e há a exaustão emocional, que pode ser vista como um estado de apatia profunda.

Um ponto de partida delicado na abordagem do burnout é que não há tratamento definido e único para os que são acometidos pela síndrome.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

fama MADONNA-RIO Há 4 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil