Como pilotar um avião em caso de emergência (e sair vivo para contar a história)

Como descer um avião em pânico

Como pilotar um avião em caso de emergência (e sair vivo para contar a história)

No início de maio de 2022, um passageiro chamado Darren Harrison teve que pilotar a aeronave em que viajava depois que o piloto perdeu a consciência. Ele pousou com sucesso após seguir procedimentos de "talk-down", um conjunto de passo a passo emitido por um controlador de tráfego aéreo e um instrutor de voo no chão. E este não foi o único exemplo de tal cenário. A CNN, por exemplo, já noticiou pelo menos três outras ocasiões em que os passageiros foram colocados em situações de vida ou morte nas quais a única escolha era assumirem os controles para pousarem o avião.

Mas o que envolve as instruções dadas para leigos numa hora como essa? Você teria a coragem e os poderes de concentração para sair de uma situação tão assustadora assim? Clique e descubra o que é preciso para aterrissar um avião em estado de pânico!

©

Shutterstock 

Decolagem

Você embarca e está ansioso para o ter um voo seguro, sabendo que a pessoa que comanda o avião é um piloto experiente e totalmente qualificado.

©

Getty Images 

Tempo perfeito para voar

A aeronave atinge a altitude desejada e tudo parece certo. É um dia sem nuvens e os ventos estão leves. Clima perfeito para voar. 

©

Shutterstock 

Voo de rotina

O capitão, que normalmente se senta no banco esquerdo, está seguindo um plano de voo pré-determinado. As condições são calmas, basicamente de rotina.  

©

Shutterstock 

Alguma coisa não está certa

Mas nem tudo está bem! O capitão, que até agora estava alerta e focado, começa a reclamar de náusea e dor de cabeça. Ele acaba rolando para a frente e não responde.

©

Shutterstock

Pânico

Uma súbita onda de pânico te envolve. "Qual é o problema?", você pergunta. Mas o capitão está incapacitado, entrando e saindo de consciência. E então fica silencioso e quieto. Imóvel. 

©

Shutterstock 

Quem está pilotando o avião?

O terrível entendimento do que acabou de acontecer te deixa em completa descrença. Congelado de medo, você olha para a pessoa desacordada à esquerda. Ninguém está pilotando o avião! 

©

Shutterstock 

Cenário de terror

É um cenário de pesadelo. O piloto está apagado e vocês estão voando. Você provavelmente está encharcado de suor. Mas sua próxima decisão pode ser a diferença entre a vida e a morte. Você olha para o piloto e sabe que precisa pousar o avião. Você consegue fazer isso?  

©

Shutterstock 

Primeira reação

Em primeiro lugar, você provavelmente terá que se reposicionar no assento esquerdo, mas isso depende de qual avião é. Quase todas as aeronaves têm controles duplos, mas a maioria dos instrumentos em aeronaves leves e monomotores são frequentemente agrupados na frente de onde o capitão geralmente se senta.  

©

Shutterstock 

Proteja-se

Sente-se no banco e coloque o cinto de segurança. Você pode instintivamente tentar segurar os controles. Não faça isso! O piloto automático provavelmente estará ligado e, por enquanto, o avião está voando sozinho.  

©

Shutterstock 

Avalie a situação

Depois de ter certeza de que o capitão inconsciente não está caído sobre o controle (volante), faça um balanço da situação. Respire cuidadosamente inalando lentamente e profundamente. Isso vai te ajudar a superar o choque da situação e reconcentrar sua mente. 

©

Shutterstock 

Familiarize-se com os instrumentos de voo

Escaneie o painel de instrumentos e tente identificar os principais controles. Por exemplo, você provavelmente estará familiarizado com a função do acelerador: puxe para trás para reduzir a velocidade e empurre para a frente para aumentar. Ao puxar o volante para trás, você aumenta a altitude. Empurre-o para a frente e o avião descerá. Sua prioridade, no entanto, é garantir que a aeronave esteja nivelada. Você averigua isso olhando para o indicador de altitude. 

©

Shutterstock 

Estabelecer voo estável

O indicador de altitude (altímetro) informa o piloto sobre a orientação da aeronave em relação ao horizonte da Terra. O instrumento é identificado por seu conjunto em miniatura de "asas" simbólicas e uma imagem do horizonte. A parte superior do instrumento é azul para representar o céu, enquanto a metade inferior é marrom para representar o chão. Em qualquer emergência é importante estabelecer uma posição de voo estável o mais rápido possível. Esta pode ser a situação caso o piloto automático já estivesse ligado e a aeronave estivesse nivelada antes do comandante apagar. Neste caso, deixe o piloto automático ligado.  

©

Shutterstock 

Contactar o Controle de Tráfego Aéreo

Neste momento entre em contato com Controle de Tráfego Aéreo usando o interfone à esquerda do volante. Declare uma emergência dizendo "Mayday Mayday Mayday", identifique o número do seu voo e descreva a situação. 

©

Shutterstock 

Mantenha-se conectado

Um passageiro em uma situação como esta (com pouca ou nenhuma experiência de pilotagem) provavelmente receberá assistência de rádio de um instrutor de voo certificado ou de um controlador de tráfego aéreo no que é conhecido como um procedimento de "talk-down".

©

Shutterstock 

Questão de vida ou morte

É muito difícil pousar um avião sem experiência. Mas é possível dadas certas condições. A situação é de vida ou morte e o cenário é assustador, mas quem fica motivado o suficiente para sobreviver à sua provação muitas vezes consegue.

©

Shutterstock 

Entender e adaptar

Talento natural para controlar um dispositivo mecânico e capacidade de entender e adaptar-se rapidamente aos dispositivos de controle de voo de um avião também aumentam a probabilidade de pousar um avião com sucesso em uma emergência.

©

Shutterstock 

Ouvir cuidadosamente

Durante um "talk-down", é imprescindível ouvir atentamente o instrutor ou controlador e responder suas perguntas com a melhor de suas habilidades. Num teste supremo de nervos e confiança como esse, seguir instruções ao pé da letra aumenta as chances de colocar as rodas no chão com segurança.

©

Shutterstock 

Manter uma velocidade segura

Supondo que a aeronave esteja nivelada, você será solicitado a manter uma velocidade segura. Isso é verificado olhando para o indicador de velocidade de ar geralmente localizado no canto superior esquerdo do painel de instrumentos. Ajuste conforme necessário usando controles identificados durante o "talk-down". Você nunca deve pilotar um pequeno avião de dois lugares a menos de 70 nós. Para referência, o arco verde exibido no medidor indica o alcance normal de operação da aeronave. 

©

Shutterstock 

Começar a descida

Supondo que um local seguro para pousar tenha sido identificado e combinado, o controlador/instrutor com quem você está falando solicitará que você comece a reduzir a altitude do avião.

©

Shutterstock 

Usando os aparelhos

Para começar a reduzir a altitude do avião você tem que puxar para trás no acelerador. Esta ação reduz imediatamente a potência no motor. As alavancas do acelerador estão quase sempre localizadas entre o assento do capitão e do passageiro. Lembre-se de manter a velocidade do ar dentro do arco verde. 

©

Shutterstock 

Mantenha-se firme

Agora você estará voando manualmente e, sem dúvida, descobrirá que está constantemente empurrando ou puxando o volante para manter o avião estável. O controlador de voo irá instruí-lo sobre como usar o compensador (trim) para aliviar essas pressões. 

©

Shutterstock 

Procedimento de aterrissagem

Seu "talk-down" exigirá monitoramento constante do painel de instrumentos. Um passageiro com algum conhecimento básico de instrução de voo provavelmente se adaptará rapidamente e entenderá as relações entre os dispositivos de controle de voo do avião, como os controles do leme e do acelerador, e suas respostas aerodinâmicas. Para qualquer outra pessoa, o procedimento de aterrissagem será a parte mais assustadora e potencialmente perigosa da emergência. 

©

Shutterstock 

Abordagem final

Quando o piloto tem espaço para manobrar, o planejamento da abordagem deve ser regido pelos três fatores seguintes: direção do vento e velocidade; dimensões e inclinação do campo escolhido ou pista de pouso; obstáculos no caminho da aproximação final. 

©

Shutterstock 

Caminho para o pouso

Com a Controle de Tráfego Aéreo tendo instruído você a configurar a aeronave para pouso. Com uma série de procedimentos que incluem o uso de flaps (aquelas abas que ficam na asa) para melhorar a manobrabilidade em velocidade lenta, você pode descer para o pouso.

©

Shutterstock 

Verifique o trem de pouso

Você estará empregando uma variedade de dispositivos de arrasto, como slats e flaps para diminuir a velocidade do avião sem perder o altitude. Em aeronaves leves o trem de pouso é quase sempre fixo. Se não for, ou se você estiver no controle de um avião maior, eles serão retráteis. Lembre-se de baixar o trem de pouso durante a aproximação. 

©

Shutterstock 

Garanta um pouso firme

A assistência "talk-down" incluirá lembrá-lo de ativar o freio automático e armar os spoilers (se houver). Estes dispositivos garantem um pouso firme e diminuem a chance de voltar a voar no ar descontroladamente.  

©

Shutterstock

Cuidado com o vento cruzado

Mesmo que você tenha acompanhado de forma precisa seu "talk-down", a Mãe Natureza ainda pode te passar a perna. Cuidado com o vento cruzado, um fenômeno que afeta a aerodinâmica de muitas formas de transporte, incluindo o maior e mais poderoso avião de passageiros. Se você suspeitar de um vento cruzado na aproximação, ligue imediatamente para o seu controlador-instrutor para obter contramedidas, o que muitas vezes envolve manobrar o avião em uma "posição de caranguejo"— apontando o nariz para a direção de onde vem o vento.

©

Shutterstock 

Levante o nariz do avião

O controle aéreo pedirá que você se mantenha no ar e se aproxime do solo para aterrisar, o que chamam de flare. Neste procedimento, você puxa para cima o volante e puxa para trás o acelerador antes de pousar para diminuir a velocidade e levantar o nariz do avião. 

©

Shutterstock 

Você aterrissou!

Após o pouso, reduza a energia para ociosidade, colocando o acelerador na posição inicial, até chegar ao sinal rotulado de "idle" ("ocioso"). Aplique suavemente os freios pressionando em cima dos pedais do leme até que a aeronave pare.  

©

Shutterstock 

Parabéns!

Os serviços de emergência devem estar disponíveis para encontrar o avião e atender o piloto ferido. Enquanto isso, você pode parabenizar-se por pousar com sucesso uma aeronave sem experiência prévia. 

Fonte: (CNN Travel) (Federal Aviation Administration) (Wikihow)

Veja também: Os acidentes de avião mais mortais da história

©

Shutterstock 

Lifestyle Voo de emergência 05/08/22 POR Notícias Ao Minuto


No início de maio de 2022, um passageiro chamado Darren Harrison teve que pilotar a aeronave em que viajava depois que o piloto perdeu a consciência. Ele pousou com sucesso após seguir procedimentos de "talk-down", um conjunto de passo a passo emitido por um controlador de tráfego aéreo e um instrutor de voo no chão. E este não foi o único exemplo de tal cenário. A CNN, por exemplo, já noticiou pelo menos três outras ocasiões em que os passageiros foram colocados em situações de vida ou morte nas quais a única escolha era assumirem os controles para pousarem o avião.

PUB

Mas o que envolve as instruções dadas para leigos numa hora como essa? Você teria a coragem e os poderes de concentração para sair de uma situação tão assustadora assim? Clique e descubra o que é preciso para aterrissar um avião em estado de pânico!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula