Vasco recebe aprovação dos sócios e consuma venda da SAF à 777 Partners

Com isso, a empresa americana de investimentos, também dona do Genoa, da Itália, e acionista minoritária do Sevilla, da Espanha, assume a gestão do futebol vascaíno a partir desta segunda-feira

© C.R. Vasco da Gama

Esporte Vasco da Gama 08/08/22 POR Estadao Conteudo

A venda de 70% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Vasco para a 777 Partners foi aprovada pelos sócios do clube neste domingo, com 79.44% dos votos durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Com isso, a empresa americana de investimentos, também dona do Genoa, da Itália, e acionista minoritária do Sevilla, da Espanha, assume a gestão do futebol vascaíno a partir desta segunda-feira.

Os 6.385 associados aptos a participarem da escolha tiveram a opção de votar presencialmente na Sede do Calabouço ou de forma on-line. A votação, que teve a participação de 4.907 deste total, foi aberta às 10 horas e, meia hora depois, mais de 50% dos sócios já haviam votado, a maioria pela internet.

Ao longo do dia, o clube atualizou o número de votantes em suas redes sociais. A definição dependia de decisão por maioria simples, com 50% dos votos mais um. Do total de sócios que participaram da votação, 3.898 foram favoráveis à venda, enquanto 976 (19,89%) votaram não. Outros 18 anularam o voto e 15 votaram em branco.

Houve muita movimentação desde cedo na Sede do Calabouço, de sócios indo votar a torcedores animados com o futuro do clube. Alguns, até faziam churrasco. O fluxo cresceu conforme o encerramento da votação, marcado para as 22 horas, foi se aproximando, e o entorno do local foi tomado por vascaínos cantando e tremulando bandeiras como em uma partida.

Com a venda da SAF, o Vasco passará por uma grande reformulação interna. O Conselho Administrativo deve ser formado por sete membros, cinco deles indicados pela 777 e dois representantes do clube associativo. Uma cadeira será ocupada pelo atual presidente Jorge Salgado, que pode indicar um nome para ficar com a segunda.

Já o Conselho Fiscal deve ter um indicado pelo clube e dois pelo grupo americano. Quando o mandato de Salgado acabar, no fim do ano que vem, o novo presidente eleito escolherá um novo nome para acompanhá-lo no Conselho Administrativo e outro para o Conselho Fiscal.

Com o resultado favorável à venda, restam apenas detalhes burocráticos que devem ser resolvidos em pouco menos de duas semanas, como a criação de uma conta bancária para a instituição Vasco SAF e a transferência de ativos, por exemplo. Já nesta segunda-feira, a 777 Partners pode anunciar algumas iniciativas previstas para seus primeiros dias oficiais de gestão.

Apesar do tempo para a conclusão do rito, a empresa americana já vinha auxiliando o Vasco financeiramente. Além de ter antecipado um aporte de R$ 70 milhões de um total de R$ 700 milhões, participou de negociações como a compra do meia chileno Palacios junto ao Internacional, ainda em abril.

Até conseguir a aprovação, o Vasco passou por uma longa jornada e enfrentou batalhas judiciais para concluir os ritos da venda. A maior contestação foi sobre os contratos a serem assinados entre o clube e a empresa. Sócios acionaram a Justiça para pedir a abertura dos documentos para conhecimento de todos os eleitores aptos.

Houve denúncia, não comprovada, de que sócios já mortos teriam "votado" na AGE anterior, realizada em abril. Além disso, a Comissão de Direitos do Consumidor da Câmara Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) entrou com duas ações na Justiça para pedir a abertura dos contratos e a paralisação do processo de aprovação da SAF.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 5 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico