Atividade física ajuda controlar diabetes e melhora qualidade de vida

Cerca de 15,7 milhões de brasileiros são diabéticos, de acordo com pesquisa

© iStock

Lifestyle Bem Estar 10/08/22 POR Rafael Damas

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), em pesquisa divulgada em 2021, cerca de 537 milhões de adultos, entre 20 e 79 anos, possuem diabetes. No ranking mundial, o Brasil ocupa o 6º lugar de maior incidência de diabetes, com 15,7 milhões de brasileiros acometidos pela doença. Os especialistas apontam que o aumento de pacientes com a doença se dá, dentre vários motivos, por causa do sedentarismo. 

PUB

“Com a facilidade de locomoção, com carros, motos e aplicativos de transporte, mover o corpo ficou mais difícil. Com isso, os casos de obesidade, infarto, AVC, hipertensão e diabetes começaram a aparecer com mais frequência”, explica o educador físico e professor do colegiado de Educação Física, Leonardo Paim.

Exercício físico e qualidade de vida

“A diabetes é uma doença metabólica que tem por principal característica o aumento anormal do açúcar no sangue”, explica a endocrinologista e professora da Unex, Ana Mayra.

A glicose é uma das principais fontes de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer complicações e doenças à saúde humana. O portador de diabetes possui um risco maior para doenças cérebro e cardiovasculares, sendo essencial o controle rigoroso da glicemia em parceria com uma dieta equilibrada.

“Os exercícios físicos regulares provocam um aumento da ação da insulina, fortalecendo a captação da glicose pelo músculo, a diminuição da glicose circulante e o aumento da sensibilidade celular à insulina”, elucida o treinador físico. 

Importância da atividade para Diabéticos tipo II

Existem 4 tipos de diabetes, mas o mais comum é o tipo 2, que afeta 90% dos diabéticos no Brasil. Entre os sintomas, existe a poliúria (urina em excesso), sede fora do comum, muita fome, hiperglicemia, presença de glicose na urina, infecções cutâneas, impotência sexual e alterações visuais ou neurológicas.

“Alguns pacientes também podem apresentar sintomas específicos, como sonolência, cansaço físico e mental, desânimo, dores no corpo, perda de peso, cãibras e sensações de adormecimento nas extremidades”, pontua a endocrinologista Ana Mayra. 

De acordo com o educador físico Léo Paim, o diabetes tipo 2 responde bem a uma alimentação saudável e atividade física. “Quando se tem esse cuidado com a saúde, geralmente é dispensável o uso de insulina, pois a mesma passa a ser produzida pelo organismo”, conclui.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 5 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 12 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 12 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 12 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil Brasil Há 2 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 12 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 11 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento