McDonald's vai reabrir unidades na Ucrânia

As unidades estavam fechadas desde o início do conflito com a Rússia, iniciado em 24 de fevereiro

© Shutterstock

Mundo Guerra 12/08/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A rede de fast food McDonald's anunciou que irá reabrir seus restaurantes na Ucrânia, mesmo com a continuidade da guerra no país. Em uma publicação no Instagram, a rede explicou que um dos motivos da reabertura é que os funcionários "expressaram um forte desejo de voltar a trabalhar". As unidades estavam fechadas desde o início do conflito com a Rússia, iniciado em 24 de fevereiro.

PUB

Aos funcionários, Paul Pomroy, chefe dos mercados internacionais do McDonald's, informou que a decisão também ocorreu após "extensa consulta e discussão com autoridades, fornecedores e especialistas em segurança ucranianos". "Um importante senso de normalidade se fortaleceu", destacou a nota divulgada no site da empresa.

"Juntos, estabelecemos um fundo de assistência aos funcionários para apoiar nosso pessoal e ajudamos a financiar os esforços do Instituto Ronald McDonald, que atende crianças e famílias distribuindo suprimentos médicos para hospitais e áreas carentes. A Companhia continuou pagando os salários de mais de 10.000 funcionários, enquanto inúmeros membros da empresa abriam seus corações, casas e restaurantes para aqueles que buscavam refúgio."

Segundo a Reuters, apesar de a rede anunciar uma reabertura em fases, a empresa não especificou quantos dos seus 109 restaurantes na Ucrânia irão reabrir aos consumidores, nem quais unidades e serviços serão disponibilizados. Porém, o McDonald's esclareceu que as aberturas iniciarão na capital ucraniana, Kiev, e no oeste do país, áreas consideradas mais protegidas da guerra.

O McDonald's também comunicou que conversa com fornecedores para receber os alimentos e itens essenciais ao funcionamento dos restaurantes. A rede ainda prepara as unidades físicas para atender os clientes, incluindo a implementação de protocolos de segurança, e se organiza para os funcionários retornarem aos postos de trabalho.

Recentemente, o governo ucraniano começou um programa para levar empresas de regiões mais conflituosas para o oeste do país visando minimizar os danos à economia local. As redes de fast food KFC e a dona da Pizza Hut, a Yum! Brands, informaram neste mês que praticamente todas as suas unidades foram reabertas no país. A Nike, Zara e a varejista de roupas espanhola Mango estão com unidades abertas no oeste da Ucrânia também.

No início da guerra, o McDonald's vendeu seus 850 restaurantes na Rússia para compradores locais, de acordo com o jornal britânico The Guardian. A rede havia iniciado suas operações em Moscou em janeiro de 1990, ainda na era soviética, e a inauguração da primeira loja na capital do país foi encarada à época como um dos símbolos da abertura do antigo império comunista para o exterior.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 23 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 1 Hora

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 23 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 15 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC 02/05/24

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 23 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita 02/05/24

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 16 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 22 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi 02/05/24

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie