As mulheres estelares que revolucionaram a história das viagens espaciais

Elas foram além!

As mulheres estelares que revolucionaram a história das viagens espaciais

Desde os tempos antigos, o céu e as estrelas evocam admiração e espanto da raça humana. Os antigos druidas e babilônios adoravam as estrelas. Os gregos as mapearam. Muito tempo depois, os grandes membros do Renascimento finalmente começaram a entender o que acontecia no espaço. O universo sempre esteve presente na mente de todos, independentemente do que estivesse acontecendo aqui no chão.

No entanto, tragicamente, o papel importante e integral que as mulheres desempenharam no estudo moderno e na exploração do espaço foi esquecido no tempo. Elas não só participaram de muitas descobertas e desenvolvimentos, como alguns dos maiores avanços nas viagens espaciais só aconteceram por causa de mulheres brilhantes que dedicaram suas vidas a isso. E foi necessária muita ciência para isso!

Quer saber mais? Continue na galeria e descubra as histórias das mulheres que nos levaram ao espaço e nos ajudaram a aprender como funciona e que o existe fora deste mundo.

©

Getty Images

Katherine Johnson

Katherine Johnson, nascida em 26 de agosto de 1918, foi uma das mais importantes matemáticas da NASA durante os primeiros dias da agência. Ela também foi uma das primeiras mulheres afro-americanas a ser contratada na antecessora da NASA, a NACA.

©

Getty Images

Katherine Johnson

Johnson, que era um dos indispensáveis "computadores humanos" da NASA antes da época da computação digital, calculou manualmente as órbitas e trajetórias de inúmeras missões históricas da NASA, incluindo o voo histórico de Alan Shepard como o primeiro americano no espaço.

©

Getty Images

Dorothy Vaughan

Outro membro original e "computador humano" da NASA foi Dorothy Vaughan, a primeira mulher afro-americana a servir como supervisora de departamento no Centro de Pesquisa Langley da Virgínia.

©

Public Domain

Dorothy Vaughan

Vaughan, que começou sua carreira como computador humano, trabalhou para a NASA através do advento da computação digital e ensinou pessoalmente a linguagem de codificação Fortran para si mesma e sua equipe de matemáticos (que tinha pessoas de ambos os gêneros e todas as raças), os lendários Computadores da Área Oeste (West Area Computers).

©

Getty Images

Mary Winston Jackson

Mary Jackson, nascida em 1921, foi a primeira engenheira negra da NASA e rapidamente subiu o mais longe que conseguiu até que lhe foi oferecido o cargo de supervisora. Em vez disso, ela aceitou um rebaixamento que, embora menos prestigiado que ser supervisora, lhe deu influência na contratação de funcionários da NASA. Nessa função, ela foi capaz de influenciar o processo de recrutamento e contratar um maior número de mulheres.

©

Getty Images

Mary Winston Jackson

Jackson faleceu em 2005 e recebeu postumamente uma Medalha de Ouro do Congresso americano. A sede oficial da NASA em Washington, DC, foi renomeada em sua homenagem.

©

Getty Images

Valentina Tereshkova

A cosmonauta russa e ex-funcionária de uma fábrica têxtil, Valentina Tereshkova, foi a primeira mulher na Terra a ir para o espaço. Até 2022, ela continua sendo a mulher mais jovem a pilotar uma missão espacial solo.

©

Public Domain

Valentina Tereshkova

Tereshkova entrou no espaço em 6 de junho de 1963 e orbitou a Terra 48 vezes antes de retornar. Embora Tereshkova nunca mais tenha retornado ao espaço, ela permaneceu no programa espacial como instrutora de cosmonautas e se formou na Academia de Engenharia da Força Aérea de Zhukovsky em outubro de 1969.

©

Getty Images

Sally Ride

Cerca de duas décadas após o voo de Tereshkova, a física Sally Ride entrou para a história americana em 1983, ao se tornar a primeira mulher dos Estados Unidos a ir para o espaço. Até hoje, ela ainda é o único membro conhecido da comunidade LGBTQ a ir ao espaço. Ride manteve sua sexualidade em segredo durante sua carreira por medo das consequências, mas permitiu que sua parceira de longa data, a tenista Tam O'Shaughnessy, revelasse o relacionamento delas em seu obituário.

©

Getty Images

Sally Ride

Ride foi para o espaço mais uma vez depois de seu primeiro voo histórico e passou o resto de sua vida como professora e estudiosa de física, ao mesmo tempo em que se tornou um modelo massivamente influente para jovens mulheres e meninas em todo o mundo.

©

Getty Images

Kitty Joyner

Kitty Joyner era uma mulher de primeiras vezes. Ela não só foi a primeira engenheira mulher da NACA - uma posição que ela preencheu em 1939 -, como também foi a primeira mulher a se formar no programa de engenharia da Universidade da Virgínia.

©

Getty Images

Kitty Joyner

Kitty Joyner continuou a trabalhar na NACA e na NASA até 1971, supervisionando projetos de engenharia e fazendo grandes avanços em pesquisas que levaram ao advento do voo supersônico.

©

Public Domain

Svetlana Savitskaya

Em 1982, dezenove anos depois que Valentina Tereshkova fez história como a primeira mulher no espaço, sua compatriota russa, Svetlana Savitskaya, tornou-se a segunda e também reivindicou algumas estreias próprias.

©

Getty Images

Svetlana Savitskaya

Na segunda visita de Savitskaya ao espaço, em 1984, ela se tornou a primeira mulher na história a andar no espaço e passou 3 horas e meia fora da estação espacial Salyut 7.

©

Getty Images

Peggy Whitson

Peggy Whitson tornou-se a primeira comandante feminina da Estação Espacial Internacional em 2007, e comandaria a ISS (International Space Station, em inglês) novamente em 2015. Como se isso não bastasse para uma pessoa, Whitson também, desde 2022, detém o recorde americano de maior tempo gasto no espaço: 665 dias!

©

Getty Images

Peggy Whitson

Em 2008, Whitson evitou por pouco uma tragédia. A nave Soyuz TMA-11, na qual estava a bordo, foi danificada durante a reentrada na atmosfera da Terra, fazendo com que o veículo pousasse a 475 quilômetros de distância do alvo.

©

Getty Images

Yi So-yeon

Em 2008, Yi So-yeon tornou-se a primeira mulher sul-coreana no espaço, quando fez a viagem para a Estação Espacial Internacional com dois cosmonautas russos.

©

Getty Images

Yi So-yeon

A bordo da ISS, So-yeon conduziu vários experimentos sobre o comportamento de moscas de fruta no espaço, defrontando inchaço na gravidade zero, bem como padrões climáticos na Terra.

©

Getty Images

Kathryn Sullivan

Também em 1984, poucos meses depois de Savitskaya, Kathryn Sullivan se tornou a primeira mulher americana a caminhar pelo espaço. Uma missão espacial subsequente de Sullivan foi particularmente importante: a missão que lançou o telescópio Hubble.

©

Getty Images

Kathryn Sullivan

Sullivan ajudou a lançar o telescópio em 1990 e fez inúmeras viagens adicionais para ajudar na manutenção e reparo do aparelho. Antes de se aposentar em 1993, Sullivan completou um total de 532 horas no espaço.

©

Getty Images

Mae Jemison

A médica e engenheira Mae Jemison, nascida em Decatur, Alabama, EUA, foi escolhida para o programa de astronautas da NASA em 1987 e, cinco anos depois, se tornou a primeira mulher negra no espaço.

©

Getty Images

Mae Jemison

Mae Jemison foi uma pesquisadora indispensável para a NASA. Durante sua missão, ela realizou experimentos sobre tudo, desde enjoo de movimento até a estrutura de células ósseas. Jemison se demitiu da NASA após seu primeiro voo e passou a fazer grandes avanços na pesquisa de células falciformes. Ela também dedicou seu tempo para tornar a educação STEM (abordagem que respeita as particularidades dos alunos) mais acessível para crianças em todo o mundo.

©

Public Domain

Chiaki Mukai

Quem também estava presente na mesma missão espacial de 1992 realizada por Mae Jemison, era Chiaki Mukai, a primeira mulher japonesa a entrar no espaço sideral. Elas estavam numa missão cooperativa entre Estados Unidos e Japão.

©

Getty Images

Chiaki Mukai

Mukai passou um total de 29 dias no espaço durante sua carreira na JAXA, a agência espacial japonesa, e desde então liderou uma carreira bem-sucedida e influente como cientista pesquisadora. Em 2015, ela foi nomeada vice-presidente da Universidade de Ciências de Tóquio.

©

Getty Images

Liu Yang

Em 2012, no 49º aniversário do voo histórico de Valentina Tereshkova como a primeira mulher no espaço, Liu Yang se tornou a primeira mulher chinesa a deixar a atmosfera da Terra na missão Shenzhou 9 para Tiangong-1, a primeira estação espacial da China.

©

Getty Images

Liu Yang

Liu Yang já era uma respeitada major da Força Aérea Chinesa na época de seu voo espacial. A bordo do Tiangong-1, ela conduziu vários estudos úteis sobre medicina no espaço.

©

Getty Images

Ellen Ochua

Em 1993, Ellen Ochua, nascida em Los Angeles, passou nove dias em órbita a bordo do ônibus espacial Discovery, o que fez dela a primeira hispânica-americana a ir ao espaço.

©

Getty Images

Ellen Ochua

A bordo do Discovery, Ochua estudou a camada de ozônio vista de cima. Vinte anos depois, em 2013, ela se tornou a primeira pessoa latina a ser nomeada Diretora do Centro Espacial Johnson e apenas a segunda mulher a deter o título.

©

Getty Images

Judith Resnik

Judith Resnik, nativa de Akron, Ohio, EUA, era uma grande conquistadora desde jovem. No ensino médio, ela foi a única aluna em seu ano com pontuação máxima nos exames nacionais SAT, uma espécie de vestibular americano, e foi apenas a 16ª jovem a fazer isso. Mais tarde, ela se tornaria a primeira pessoa judia a ir para o espaço.

©

Getty Images

Judith Resnik

Em 1984, Resnik serviu como especialista numa missão a bordo do ônibus espacial Discovery. Apesar de sua primeira missão ter sido um sucesso, Resnik morreu tragicamente junto com outros seis membros da tripulação no desastre da nave Challenger em 1986. A nave se partiu em pedaços apenas 73 segundos após levantar voo.

Fontes: (Sky at Night Magazine) (Interesting Engineering) (Britannica)

Veja também: Os grandes mistérios do Universo

©

Getty Images

Tech Exploração espacial 13/08/22 POR Notícias Ao Minuto


Desde os tempos antigos, o céu e as estrelas evocam admiração e espanto da raça humana. Os antigos druidas e babilônios adoravam as estrelas. Os gregos as mapearam. Muito tempo depois, os grandes membros do Renascimento finalmente começaram a entender o que acontecia no espaço. O universo sempre esteve presente na mente de todos, independentemente do que estivesse acontecendo aqui no chão.

PUB

No entanto, tragicamente, o papel importante e integral que as mulheres desempenharam no estudo moderno e na exploração do espaço foi esquecido no tempo. Elas não só participaram de muitas descobertas e desenvolvimentos, como alguns dos maiores avanços nas viagens espaciais só aconteceram por causa de mulheres brilhantes que dedicaram suas vidas a isso. E foi necessária muita ciência para isso!

Quer saber mais? Continue na galeria e descubra as histórias das mulheres que nos levaram ao espaço e nos ajudaram a aprender como funciona e que o existe fora deste mundo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida