Ceará sonda Vanderlei Luxemburgo e Coritiba troca comissão técnica

O treinador foi sondado para substituir Marquinhos Santos no comando do Ceará

© Getty Images

Esporte Bastidores 15/08/22 POR Estadao Conteudo

Sem comandar um time desde que deixou o Cruzeiro no fim do ano, Vanderlei Luxemburgo pode voltar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O treinador foi sondado para substituir Marquinhos Santos no comando do Ceará. Luxemburgo, que ainda não teria recebido proposta formal, ainda não se manifestou sobre o interesse do clube cearense.

Marquinhos Santos deixou o clube no domingo, após a derrota no clássico com o Fortaleza, por 1 a 0, na Arena Castelão. A passagem do treinador durou pouco mais de dois meses. "A decisão foi tomada em comum acordo. O auxiliar Edison Borges também não faz mais parte do quadro técnico do Alvinegro."

Contratado em junho para substituir Dorival Júnior, que aceitou a proposta do Flamengo, Marquinhos Santos registrou com 45% de aproveitamento. Em 17 partidas sob seu comando, o Ceará teve seis vitórias, cinco empates e seis derrotas. As eliminações na Copa do Brasil, para o Fortaleza, e na Copa Sul-Americana, para o São Paulo, aumentaram a pressão sobre o treinador.

Na 14ª colocação do Brasileirão, com 25 pontos, o Ceará tem apenas dois a mais que o Avaí, que abre a zona de rebaixamento. Sem vencer há quatro jogos, o time busca a reabilitação no domingo, contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela 23ª rodada.

CORITIBA MUDA TREINADOR

O time paranaense também mudou seu comando no fim de semana. Trocou Gustavo Morínigo por Guto Ferreira. A derrota para o Atlético-MG, por 1 a 0, no Couto Pereira, foi a gota d'água para a diretoria do Coritiba.

No clube desde o ano passado, Gustavo Morínigo era um dos treinadores mais longevos do futebol brasileiro. O paraguaio, porém, não aguentou a sequência de três derrotas seguidas, que colocou o clube na zona de rebaixamento do Brasileirão.

Sob o comando de Gustavo Morínigo, o Coritiba conseguiu o acesso à elite do Campeonato Brasileiro no ano passado e foi campeão paranaense em 2022. Em 99 partidas, foram 43 vitórias, 22 empates e 34 derrotas. O head esportivo Renê Simões também foi desligado, assim como os auxiliares Toro Acuña e Diosnel Burgos, e o preparador físico Gonçalo llanos.

A diretoria coxa-branca não perdeu tempo e acertou com Guto Ferreira, que estava sem clube desde que deixou o Bahia no final de junho. O treinador de 56 anos chega com a missão de livrar o Coritiba do rebaixamento e deve estrear no próximo sábado, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.

Com passagens por Mogi Mirim, Criciúma, ABC, Ponte Preta, Portuguesa, Figueirense, Chapecoense, Internacional, Sport, Ceará e Bahia, Guto Ferreira vai ter a sua primeira experiência no futebol paranaense. Ele assume o Coritiba na 18ª colocação do Brasileirão, com 22 pontos. A diferença para o Cuiabá, primeiro time fora da zona de rebaixamento, é de apenas um ponto. Faltam 16 jogos para o fim do campeonato.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula