Jornalista diz que foi enforcado por seguranças do Rock in Rio por racismo

A assessoria de imprensa do festival nega a acusação.

© REUTERS / Pilar Olivares (Foto de arquivo) 

Brasil RACISMO-RIO 07/09/22 POR Folhapress

BRUNO CAVALCANTISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na madrugada de segunda-feira (5), o jornalista Marcelo Manso esteve numa delegacia do Rio de Janeiro para registrar um boletim de ocorrência contra a produção do Rock in Rio, afirmando ter sido agredido fisicamente e sofrido racismo. A assessoria de imprensa do festival nega a acusação.

PUB

Manso diz que, ao fim do show do cantor João Gomes, na Arena Itaú, tentou sair do espaço pelo mesmo lugar por onde entrou, mas foi impedido e orientado a encontrar outra saída. Ele conta que a equipe da Arena apontou outro caminho, mas um homem o abordou e o acusou de furtar cervejas do espaço e o celular que tinha em mãos.

O jornalista, que cobria o festival para um portal de notícias independente, o + Brasil, diz que começou a filmar a discussão, enquanto um funcionário chamou um segurança, que o teria imobilizado com um mata leão.

"Eu não conseguia respirar. Eles pediam que eu desbloqueasse o celular para apagarem o registro, e eu não conseguia, estava sufocando. Eles disseram: 'é claro que você não vai conseguir desbloquear, você não tem condições de comprar um celular desses, você roubou'."

Ao se recusar a desbloquear o aparelho, o jornalista diz que foi erguido do chão e começou a sentir que poderia desmaiar. Ele, então, decidiu entregar o aparelho. "Apagaram todos os dados, pegaram minha senha do iCloud e apagaram o vídeo de lá também."

"Eu senti minha dignidade descendo pelo ralo. Vi que estavam me levando para outro lugar e comecei a gritar até que me levaram para a saída do evento e não me deixaram retornar."

Manso fez um exame de corpo de delito, que apontou a "ausência de sinais externos de violência vinculáveis ao evento".Em nota enviada à reportagem, o Rock in Rio diz que Manso "precisou ser retirado pela equipe de produção de uma área restrita de backstage porque ele invadiu e tentou entrar no contêiner de um dos diretores de palco".O Rock in Rio informou ainda que o espaço tinha câmeras de segurança. Segundo o festival, o episódio não é visto nas imagens.A produção diz que, "no momento do ocorrido, Manso agrediu verbalmente o diretor do evento de 74 anos e teve sua credencial retida". A organização informa ainda que está tomando as medidas legais cabíveis.

Já o Itaú afirma que não tem relação com o caso. "A situação não aconteceu na Arena Itaú, conforme nota divulgada pelos organizadores do festival. O banco esclarece, ainda, que a segurança de todo o evento é realizada diretamente pelo Rock in Rio."

O caso deverá ser investigado pela 42º Delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde o boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 22 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 22 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 20 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 13 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 22 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 21 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 19 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 15 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo