Faxineiro é condenado por tentar espionar ministro da Defesa de Israel

Omri Goren Gorochovsky foi preso em novembro e condenado a três anos de prisão na terça-feira (6)

© iStock

Mundo Israel 08/09/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um faxineiro que trabalhava na casa do ministro da Defesa de Israel tentou espioná-lo a pedido de um grupo de hackers ligado ao Irã, segundo a Justiça israelense. Omri Goren Gorochovsky, 38, foi preso em novembro e condenado a três anos de prisão na terça-feira (6).

PUB

De acordo com a imprensa local, Gorochovsky é natural de Lod, cidade a 23 quilômetros de Tel Aviv. No ano passado, ele teria entrado em contato com o grupo Black Shadow via Telegram e, sob identidade falsa, informado que trabalhava para o chefe da pasta da Defesa israelense, Benny Gantz.

A Justiça o acusa de oferecer dados do ministro e implantar um bug em seu computador em troca de US$ 7.000 (R$ 36,7 mil). Para provar que tinha, de fato, capacidade de fornecer o material, Gorochovsky enviou fotos tiradas de dentro da casa do político, incluindo de seu computador, telefone, registros fiscais e porta-retratos.

Detalhes sobre o grupo Black Shadow são incertos. Conforme o jornal britânico The Guardian, o coletivo de hackers já reivindicou vários ataques cibernéticos contra empresas e provedores de serviços de Internet israelenses. Gorochovsky, aliás, pesquisou sobre esses episódios antes de enviar as mensagens no Telegram.

No julgamento, o faxineiro admitiu a maioria das acusações contra ele, ainda que tenha negado ter se aliado ao Irã para espiar Gantz. "Isso não é um escândalo de espionagem", disseram seus advogados após a sentença. Segundo os defensores, Gorochovsky estava com várias dívidas e tentou explorar as falhas de segurança na casa do ministro para pagá-las.

À emissora Canal 12, o faxineiro disse que se a inteligência israelense tivesse esperado alguns dias antes de prendê-lo, veria que ele não era um espião. "Eu queria enganar os iranianos e pegar o dinheiro sem enviar nenhuma foto ou documento" afirmou.

Nenhum dado chegou a ser enviado, segundo Tel Aviv. Embora tenha sido condenado a três anos, Gorochovsky conseguiu se livrar de acusações de espionagem, sob um acordo entre a Justiça israelense e seus advogados.

Independentemente da intenção do faxineiro, o escândalo respingou no serviço interno de inteligência de Israel, o Shin Bet, conhecido como um dos mais avançados do mundo. Isso porque Gorochovsky foi contratado por Gantz mesmo tendo quatro sentenças de prisão -duas por assaltos a banco.

Esta não é a primeira vez que Israel acusa o Irã de espionar o chefe da Defesa. Em março de 2019, seu celular foi hackeado por grupos ligados a Teerã, segundo a imprensa local. Já no início deste ano, Tel Aviv prendeu quatro mulheres judias de ascendência iraniana acusadas de fotografar lugares estratégicos de Israel, incluindo o Consulado dos Estados Unidos em Tel Aviv, estabelecer relações com políticos e fornecer informações sobre medidas de segurança do país a um agente do Irã.

Por outro lado, Teerã confirma que espiões israelenses também se infiltraram nos mais altos escalões da política do país.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 11 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 20 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 16 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 20 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 13 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'