Lula abre em MG, Bolsonaro se aproxima em SP, aponta Datafolha

Entre o eleitorado mineiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu vantagem em relação à pesquisa anterior, realizada de terça (27) a quinta (29).

© Getty Images

Política DATAFOLHA-PESQUISA 01/10/22 POR Folhapress

IGOR GIELOWSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Apesar do quadro geral de estabilidade apontado pela última pesquisa do Datafolha antes do primeiro turno das eleições gerais, neste domingo (2), há movimentações a serem acompanhadas nos maiores colégios eleitorais do Brasil.

PUB

São eles, pela ordem, São Paulo e Minas Gerais, seguidos pelo Rio de Janeiro no que se apelida de "Triângulo das Bermudas" da política brasileira. O Datafolha ouviu 12.800 eleitores na sexta (30) e no sábado (1º), com margem de erro de dois pontos percentuais em todos os estados analisados à parte. O nível de confiança é de 95%.

Entre o eleitorado mineiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu vantagem em relação à pesquisa anterior, realizada de terça (27) a quinta (29). A diferença entre eles passou de 14 para 17 pontos nos votos totais, dentro da margem, mas com uma indicação de subida do petista, que marcou 50%, enquanto Bolsonaro se manteve parado em 33%.

No estado, há um descolamento entre as realidades apontadas pelo Datafolha na corrida local e na federal. O governador Romeu Zema (Novo), que já foi mais próximo de Bolsonaro mas é antipetista convicto, está bem à frente de Alexandre Kalil (PSD), o ex-prefeito de Belo Horizonte que divide palanque com Lula. O Datafolha ouviu 2.650 eleitores mineiros.

A diferença, desta vez em favor de Bolsonaro, também foi de quatro pontos em São Paulo. Ali, Lula oscilou de 42% para 41%, enquanto o presidente foi de 35% para 37%.

No estado, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) segue isolado em segundo lugar, com Fernando Haddad (PT) na liderança. Há muitos indecisos paulistas, o que dificulta uma previsão mais acurada do movimento no dia do voto. O instituto ouviu 3.700 eleitores no estado.

Por fim, em sua base eleitoral no Rio, Bolsonaro manteve estável a diferença de Lula, após ter chegado a empatar. Agora, ambos oscilam dois pontos positivamente na reta final, com Lula indo a 44% e Bolsonaro, a 39%. Foram entrevistados 2.550 fluminenses.

No Rio, o presidente vê seu candidato, o governador Cláudio Castro (PL), à frente do lulista Marcelo Freixo (PSB).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Óbito Há 23 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 5 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

esporte Ranking Há 13 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 20 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

fama Emergência Médica Há 5 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 4 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Cantor Há 3 Horas

'Se eu estiver morrendo, bota ácido da melhor qualidade na minha boca', diz Ney Matogrosso

fama Chicleteiros Há 4 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Tony McFarr Há 3 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Streaming Há 20 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"