Bandeja de carne moída terá limite de 1 kg; veja mudanças

A medida começa a valer em 1º de novembro

© Getty Images

Economia Vendas 05/10/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A partir do dia 1º de novembro, estabelecimentos e indústrias produtores de carne moída terão novas regras para vender o produto. Entre elas, embalar o alimento imediatamente após a moagem e vender em pacotes com peso máximo de 1 quilo.

PUB

Os estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terão um ano para se adequar e o prazo começa a contar a partir de novembro.

PRINCIPAIS REGRAS

1 - Cada embalagem deverá ter no máximo 1 quilo2 - Será preciso refrigerar ou congelar logo após moer a carne3 - A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0°C e 4°C4 - A carne moída congelada precisará ficar na temperatura máxima de -12°C5 - Não é permitido raspar ou moer ossos ou miúdos6 - É proibida a utilização de carne industrial7 - A porcentagem máxima de gordura deverá ser informada no painel principal, próximo à prateleira

As determinações estão no regulamento técnico de Identidade e Qualidade da carne moída aprovado e publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo, segundo a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana, é assegurar a qualidade do produto para os consumidores.

O produto deve conter exclusivamente carne, não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura superior a 7° C e deverá ser submetido imediatamente ao resfriamento ou ao congelamento rápido.

"É proibida a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos", afirma o ministério, em nota.

Também fica proibida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

Já a carne obtida das massas musculares esqueléticas será ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída a partir do mês que vem.

NOS SUPERMERCADOS

A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0° C e 4° C e a carne moída congelada à temperatura máxima de -12° C.

Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à prateleira.

Os dizeres "Proibida a venda a varejo" deverão constar com caracteres destacados em corpo e cor, no painel principal do rótulo, quando as embalagens tiverem peso superior a 1 quilo.Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim do seu prazo de validade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 23 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 19 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 20 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 22 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 22 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 19 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 22 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 21 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 20 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

justica Feminicídio Há 23 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano