Cais do Valongo, no Rio, é candidato a Patrimônio da Humanidade

Porta de entrada mais de 1 milhão de escravos africanos no Brasil no século 19, o cais foi o maior porto receptor de escravos do mundo

© Reuters

Brasil Cultura 05/03/16 POR Agência Brasil

O Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, teve candidatura aceita para ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade, pelo Centro do Patrimônio Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A notícia foi divulgada hoje (2) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que começou a elaborar o dossiê para a candidatura com a prefeitura do Rio em 2014. 

PUB

Porta de entrada mais de 1 milhão de escravos africanos no Brasil no século 19, o cais foi o maior porto receptor de escravos do mundo. Soterrado durante mais de um século, ele foirevelado em 2011, durante as obras do projeto Porto Maravilha, que está revitalizando a região portuária do Rio. 

Uma missão de avaliação de representantes dos órgãos consultivos da Unesco visitará a região portuária e o Cais do Valongo nos próximos meses. O trabalho técnico terá participação da comunidade e do Comitê Consultivo da Candidatura, composto por instituições governamentais e da sociedade civil, especialmente as representativas da preservação e valorização da herança africana.

Para o instituto, o reconhecimento do cais como Patrimônio da Humanidade é importante para fortalecer o seu valor universal excepcional “como memória da violência contra a humanidade representada pela escravidão, e de resistência, liberdade e herança, fortalecendo as responsabilidades históricas, não só do Estado brasileiro, como de todos os países membros da Unesco”, diz o anúncio. “É, ainda, o reconhecimento da inestimável contribuição dos africanos e seus descendentes à formação e desenvolvimento cultural, econômico e social do Brasil e do continente americano”. O Brasil recebeu mais de 4 milhões de escravos nos mais de três séculos de duração do regime escravagista.

O Cais do Valongo foi construído em 1811. A cidade do Rio de Janeiro, em quase quatro séculos de escravidão, recebeu sozinha cerca de 20% de todos os africanos escravizados que chegaram vivos às Américas. Em 1831, o Valongo foi fechado, quando o tráfico transatlântico foi proibido por pressão da Inglaterra. Em 1843, foi remodelado com requinte para receber a Princesa das Duas Sicílias, Teresa Cristina Maria de Bourbon, noiva de D. Pedro II, e passou a se chamar Cais da Imperatriz. Com a assinatura da Lei Eusébio de Queirós, em 1850, pôs-se fim verdadeiramente ao tráfico para o Brasil, embora a última remessa conhecida date de 1872 e a escravidão tenha persistido até a Abolição, em 1888.

Em 1911, com as reformas urbanísticas da cidade, o Cais da Imperatriz foi aterrado. Com as obras do Porto Maravilha, foram encontrados milhares de objetos como parte de calçados, botões feitos com ossos, colares, amuletos, jogos de búzios e outras peças usadas em rituais religiosos.

Em 2012, o cais foi transformado em monumento preservado e aberto à visitação pública e passou a integrar o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na Região Portuária, ao lado do Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos. Em 2013, Dia da Consciência Negra, o Cais do Valongo tornou-se patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 21 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 22 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

brasil Rio de Janeiro Há 23 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro

mundo Chile Há 23 Horas

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Redes Sociais 27/04/24

Adriano Imperador nega caso com Gracyanne e Belo