Anvisa estende prazo de validade de vacina adulta da Pfizer

A decisão desta segunda-feira vale, no entanto, exclusivamente para a vacina adulta -de tampa roxa

© HAZEM BADER/AFP via Getty Images

Brasil Vacina 10/10/22 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (10) a prorrogação do prazo de validade da vacina adulta da Pfizer de 12 meses para 15 meses. A ampliação vale inclusive para doses que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados.

PUB

Segundo a agência, há lotes no Brasil com validade de 9 meses e 12 meses. Assim, independentemente da data impressa na embalagem, as doses passam a ter validade de 15 meses. A Anvisa também autorizou o laboratório a importar novos lotes com prazo de validade inferior a 15 meses.

Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo em junho, o Ministério da Saúde contava com a ampliação do prazo de validade do imunizante. O pedido foi feito à Anvisa pelo fabricante. Em abril do ano passado, a agência autorizou que a validade passasse de 9 para 12 meses, tanto para a vacina adulta como para a pediátrica.

A decisão desta segunda-feira vale, no entanto, exclusivamente para a vacina adulta -de tampa roxa. Assim, a vacina pediátrica continua valendo por 12 meses, seja a de tampa laranja (que é destinada a crianças de 5 a 11 anos), seja a de tampa vinho (liberada para bebês de 6 meses a 4 anos de idade).

A diretoria colegiada levou em conta pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da agência, e ressaltou que os dados fornecidos pela Pfizer permitem rastrear e identificar a validade dos lotes já distribuídos.

"Esta aprovação visa a celeridade na oferta de vacinas à população brasileira. A empresa é responsável por manter as informações dos lotes e validades atualizadas junto ao Ministério da Saúde, profissionais envolvidos na aplicação das vacinas e cidadãos", afirmou em nota.

"Por fim, a Anvisa considera em todas às decisões que as vacinas são aprovadas após a avaliação técnica robusta e ter demonstração que os seus benefícios globais superam os seus riscos. As vacinas continuam sendo essenciais no combate a pandemia, especialmente, em prevenir doenças graves e morte."

A Pfizer disponibiliza informações sobre o prazo de validade dos lotes das vacinas adulta e pediátrica nos sites www.pfizer.com.br/ e www.comirnatyeducation.com.br/ (direcionado a profissionais de saúde). As pessoas também podem consultar as informações no serviço de atendimento ao consumidor Fale Pfizer, por meio do telefone 0800 770 1575.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula