Procon notifica aéreas por atrasos em Congonhas

O Procon disse que os clientes têm direitos quando ocorrem incidentes desse tipo

© REUTERS/Sergio Moraes

Economia Aeroporto 11/10/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Após um dia de atrasos no Aeroporto de Congonhas por causa de um incidente com um avião de pequeno porte, o Procon notificou as companhias aéreas pelos atrasos nos voos do último domingo (9). Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), 233 voos foram afetados no domingo: 116 que deveriam sair de Congonhas e 117 que deveriam pousar no aeroporto.

PUB

Por causa dos atrasos e cancelamentos, o Procon notificou a Latam, Voepass, Gol e Azul. O órgão afirmou que as empresas deverão informar quais foram as providências adotadas para atender aos direitos do consumidor.

O prazo para as companhias responderem ao Procon vai até meia-noite. Em notas à reportagem, tanto a Latam quanto a Azul afirmaram que foram notificadas e prestarão os esclarecimentos necessários ao órgão. Voepass e Gol também foram procuradas pela reportagem e ainda não se posicionaram.

A Infraero explicou que o acidente ocorreu no pneu do trem de pouso traseiro após a aeronave pousar, e fez com que ela saísse da pista, parando na taxiway. Taxiway é uma faixa de pista em um aeródromo em que a aeronave pode trafegar para um hangar, terminal ou pista. O incidente fechou a pista do aeroporto das 13h32 até 22h18, quando a operação foi retomada.

O Procon disse que os clientes têm direitos quando ocorrem incidentes desse tipo. São eles: em atrasos de até uma hora, o consumidor tem direito à utilização de canais de comunicação, como internet e telefone; em até duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada; e se for superior a quatro horas, o passageiro tem direito a serviço de hospedagem, em caso de pernoite, traslado, opções de reacomodação de voo ou o reembolso total da passagem.

Se a pessoa estiver na mesma cidade em que mora, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a residência dela. Quem não tiver os direitos atendidos pode registrar reclamação junto ao Procon.

De acordo com imagens postadas nas redes e compartilhadas pelos internautas, por pouco o avião, um Learjet 45, não ultrapassa a cabeceira da pista, caindo sobre a avenida Washington Luis. Ninguém ficou ferido.

O jatinho, que pertence a uma empresa mineira de cimento, teve a velocidade reduzida porque o piloto conseguiu fazer com que o avião passasse primeiro pela grama que existe nas cabeceiras da pista. De acordo com o site RadarBox, que monitora a trajetória dos voos, o jatinho havia partido de Foz de Iguaçu, no Paraná, às 12h15, e chegou a Congonhas às 13h30, quando sofreu o acidente.

Longa espera. Voos e decolagens foram suspensos logo após o acidente. Filas imensas se formaram em frente aos guichês das companhias. Pouco depois das 21h30, ainda era extensa a fila de passageiros à espera de remarcação do voo, e muitos clientes desistiram de esperar e começaram a deixar o aeroporto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 12 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 11 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo