UFRJ inicia pesquisa sobre nuvem em Arraial do Cabo (RJ)

Meteorologistas vão iniciar um minucioso estudo, de modelagem numérica, para identificar como se dá a formação da nuvem através dos séculos.

© Imagem- Divulgação- Marinha e UFRJ

Brasil UFRJ 17/10/22 POR Notícias ao Minuto

Uma nuvem situada sobre a ilha mais alta de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, despertou a curiosidade de uma equipe de pesquisa da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Meteorologistas vão iniciar um minucioso estudo, de modelagem numérica, para identificar como se dá a formação da nuvem através dos séculos.

PUB

Os primeiros registros oficiais do fenômeno são de 1836, quando o Império Brasileiro viu o projeto de implantação do farol em Cabo Frio ser derrubado pela presença da nuvem, que ficava na frente do feixe de luz, impedindo a visibilidade dos navegantes, resultando em muitos naufrágios. Foram 25 anos até que o governo português construísse um novo farol, em outro ponto da ilha, que, sem a nuvem, funciona normalmente até hoje.

O fenômeno já virou pesquisa da Marinha do Brasil e agora, ganha também o interesse da UFRJ, por meio do trabalho de pós-graduação da jornalista Fabiana Lima. Ela foi a primeira a contar a história da nuvem, com repercussão em rede nacional no “Como Será”, Rede Globo, e trouxe o tema para o campo acadêmico, como objeto de monografia do curso de Clima e Energia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em parceria com a UFRJ.

 “A nuvem reúne um enredo de mistério, crendices... de história do país a fenômenos da natureza. É uma lenda! Agrega valor à região. As pessoas que sabem dela, ganham mais um elemento para observar diante da beleza toda que é Arraial do Cabo”.   

Contrariando a fama de má, de ter expulsado o império da ilha, a nuvem quando aparece, é sinal de que a praia está garantida. Os estudos da Marinha demonstraram que quando ela está presente, é sinal de ausência de interferências na atmosfera, como passagem de frentes frias ou correntes de umidade. Possivelmente, este sinal pode indicar que a nuvem atua como um “radar natural” para a região. Respostas que vão ser concluídas com as pesquisas da equipe do meteorologista Wallace Menezes, do laboratório de prognósticos e Mesoescala da UFRJ.

“Vamos reunir os dados de temperatura, vento, umidade, pressão e todas variáveis da região. Já entendemos que a nuvem se forma pela presença da montanha. O ar é obrigado a subir a encosta, se resfria, e acontece a condensação. Mas queremos entender a partir de qual momento essas gotículas se formam”. Explica o meteorologista.

As informações já compreendidas e os processos que estão por vir na próxima pesquisa viraram um mini documentário, feito pela jornalista Fabiana Lima. Ele foi apresentado às instituições estadual e federal de ensino e está disponível, gratuitamente, no Youtube no linkhttps://youtu.be/llKMt0ELzIw

“O meio acadêmico está sempre produzindo conteúdo de relevância e quase sempre este material fica retido entre aluno e professor. É preciso ultrapassar essas barreiras, fazer com que a população em geral também tenha acesso ao que está sendo produzido nas instituições. Agregar as linguagens para que o conhecimento seja compartilhado”. Destaca a jornalista.

Para o professor Wallace Menezes (UFRJ), o desenvolvimento da ciência se reverte em benefícios diretos para a sociedade. 

“É importante ressaltar que a meteorologia é fundamental para a segurança das atividades humanas e esta pesquisa contribui para evolução de entendimentos que auxiliam em variados processos, aperfeiçoando o domínio dos aspectos da meteorologia e previsão do tempo”, finaliza o professor.

Com informações da UFRJ.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 11 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 13 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 10 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 11 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 12 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 11 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 13 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 10 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 12 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens