José Rainha é deixado espera uma hora e sai sem falar com Lula

Ex-líder do MST chegou a sentar na calçada do Instituto Lula

© DR

Política Não se encontraram 07/03/16 POR Estadao Conteudo

O ex-líder do MST, aliado histórico e amigo de Lula, José Rainha Júnior, veio pessoalmente na manhã desta segunda-feira, 7, tentar dar um abraço de solidariedade no ex-presidente. Apesar dos muitos anos de relacionamento - Rainha e Lula conheceram-se em 1978 e lutaram juntos pela reforma agrária -, o líder não foi imediatamente chamado a entrar na sede do Instituto Lula. Ficou por mais de uma hora do lado de fora, onde chegou a se sentar na calçada ao lado de jornalistas que fazem plantão em frente ao edifício.

PUB

Depois da espera, Rainha foi recebido pelo presidente do instituto Lula, Paulo Okamotto, e pelo diretor Luiz Dulci. Lula chegou ao prédio do Instituto antes de Rainha sair, mas não recebeu o amigo. Okamotto falou durante a manhã sobre a investigação feita pela Operação Lava Jato no Instituto.

O ex-presidente se reúne nesta segunda com aliados políticos e com a direção do instituto para traçar estratégias depois do depoimento forçado à Lava Jato, na sexta-feira, 4.

Mesmo após a tentativa frustrada, Rainha continuou defendendo o amigo de velhos tempos. "Lula é companheiro nosso de história, cumpriu a pauta dos trabalhadores rurais no governo dele. Achamos abuso de autoridade a criminalização. O que a Lava Jato fez foi juntar a gota d'água que faltava pra encher o copo. Eles deram um tiro no pé, atiçaram a massa (favorável a Lula) e vai vir a periferia, juntaram a fome e vontade de comer", disse Rainha, sobre as manifestações que estão sendo organizadas para defender o ex-presidente.

Apesar da defesa enfática de Lula, Rainha, que hoje é líder da Frente Nacional de Lutas (FNL), é crítico da gestão Dilma Rousseff. Ele alega que, no ano passado, Dilma não editou um decreto para a reforma agrária enquanto no governo Lula eram mais de 50 por ano.

Ele também reclama da diminuição de recursos para Minha Casa, Minha Vida e outros programas sociais. "É impressionante como ela (Dilma) fez essa ginástica toda para cortar as verbas dos programas, mas continua pagando a dívida pública. Ela tem que retomar a auditoria da dívida" disse Rainha. "Fazer o que a Dilma está fazendo hoje com os trabalhadores é inadmissível".

Além de dar um abraço em Lula, Rainha queria chamar o ex-presidente para uma manifestação pela reforma agrária em Bauru, no interior paulista. "Vamos colocar lá 5 mil (manifestantes), se o Lula for, conseguimos 10 mil, só o FNL", argumentou após o encontro com os diretores do instituto. No discurso de sexta-feira, na sede do PT, após o depoimento à Polícia Federal, o ex-presidente se colocou à disposição para sair pelo País a convite dos movimentos sociais. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 16 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 22 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Reino Unido Há 20 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 22 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha 30/04/24

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

tech Inovação Há 23 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

economia Fernando Haddad Há 22 Horas

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

esporte Palmeiras Há 22 Horas

Abel faz alerta aos jogadores e cita Estêvão como exemplo no Palmeiras: Nunca se esconde

lifestyle Suor Há 23 Horas

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

politica TSE-MULTA Há 22 Horas

Lula é multado em R$ 250 mil pelo TSE por impulsionar vídeo contra Bolsonaro