Performances e postura fora de campo tornam Vini Jr. desejado garoto-propaganda

O atacante de 22 anos se tornou referência dos torcedores merengues e tem vaga garantida na Copa do Mundo do Catar.

© Susana Vera/Reuters

Esporte Vinicius Junior 28/10/22 POR Estadao Conteudo

Na temporada passada, Vinicius Junior se tornou titular do Real Madrid e foi peça importante no título da Liga dos Campeões, inclusive com gol na final diante do Liverpool. Desde então, o garoto de sorriso fácil vem se consolidando como um dos principais jogadores do mundo. Após boas exibições pelo time espanhol e pela seleção brasileira, o atacante de 22 anos se tornou referência dos torcedores merengues e tem vaga garantida na Copa do Mundo do Catar.

Além da consistente evolução mostrada dentro dos gramados, o jogador também se destaca pelo carinho recebido dos torcedores e o crescente interesse de grandes empresas em explorar sua imagem. Desde o fim do ano passado, ele tem sido procurado por anunciantes e, atualmente, conta com seis marcas importantes em seu portfólio: Casas Bahia, Betnacional, Vivo, Nike, Dolce Gabbana e Gagá Milano.

O movimento de alta da imagem do jogador, segundo o especialista em marketing esportivo e sócio da Alob Sports, Bernardo Pontes, é porque o brasileiro comum se enxerga em Vini Jr. por ele representar o povo do seu país e a jornada do herói.

"Eu costumo dizer que o Vini Jr. representa totalmente a jornada do herói de parte do povo brasileiro. Ele tornou-se referência para muitos jovens, visto que um dos projetos que tem com muito carinho é o Instituto Vini Jr., onde apoia escolas públicas através de novos modelos de ensino e aprendizagem. Além disso, a precificação dele, quando pensamos em outros jogadores, ainda não é tão alta", explicou.

Para além do carisma, também há o cuidado com a imagem em torno de sua carreira. Tanto que, após uma análise de marca em 2020, o garoto abandonou o nome Vinicius Junior - que era estampado nas camisas e utilizado nas redes sociais - e assumiu Vini Jr. A mudança teve como base uma linha de estudo de que era difícil pronunciar o nome Vinicius entre os catalães e outros países europeus. Ou até mesmo no mercado asiático, onde o estafe do atleta tem planos para o longo prazo.

"Fazendo uma análise do jogador, sem interessar o clube em que ele joga, acho que a mudança pode ser positiva se vier trabalhada com uma ideia de sustentação para as redes sociais e imprensa. Não adianta apenas mudar o nome se não houver por trás uma estratégia de branding, de mudança de marca, que deve vir apoiada em diversas propriedades de comunicação e comerciais que esse atleta dialogue", avalia Renê Salviano, dono da agência de marketing esportivo Heatmap.

Atualmente, Vini Jr. também é o segundo maior embaixador da EA Sports, desenvolvedora da franquia Fifa, estando atrás apenas de Kylian Mbappé, o garoto forte do Paris Saint-Germain. Com contrato renovado com o Real Madrid até 2027, o brasileiro tem oito gols e quatro assistências em 15 jogos na temporada.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Fake News Há 3 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

justica São José dos Campos Há 23 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

mundo Óbito Há 4 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

tech Celular Há 23 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

fama São Paulo Há 21 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

mundo SAÚDE-DIABETES Há 22 Horas

Mulher usa remédio de diabetes para emagrecer e é socorrida por criança

mundo Irã Há 21 Horas

Helicóptero que transportava presidente do Irã faz “pouso forçado"

lifestyle Astrologia Há 21 Horas

Signos que são compatíveis com todos os tipos de pessoas

fama Saúde Há 3 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?