Odebrecht negocia delação para executivos

Márcio Faria e Rogério Araújo, ambos condenados nesta terça-feira (8) a dez anos de prisão cogitam fazer delação premiada

© Reuters

Política Empreiteira 09/03/16 POR Notícias Ao Minuto

Os executivos da Odebrecht estão negociando um acordo de delação premiada e o advogado Theo Dias, filho do ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, será o responsável para cuidar das tratativas iniciais com a força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba.

PUB

De acordo com a Folha de S. Paulo, ainda não está definido se Dias será o advogado dos executivos caso as negociações avancem. O advogado tratou de um acordo na Operação Lava Jato: o do lobista Milton Pascowitch, acusado de repassar propina da Engevix para políticos como o ex-ministro José Dirceu.

Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira, ainda não faz parte do grupo, adianta a Folha.

Márcio Faria e Rogério Araújo, ambos condenados nesta terça-feira (8) a dez anos de prisão pelo juiz federal Sergio Moro por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e por integrar uma organização criminosa, estão entre os executivos que tentarão fechar um acordo com os procuradores e a Polícia Federal.

A força-tarefa da Lava Jato irá decidir sobre o acordo e depende do tipo de informação que os executivos vão fornecer sobre as irregularidades praticadas pela empresa. Os executivos acreditam que o acordo pode livrá-los da prisão, o que poderia acontecer ainda este ano caso a sentença desta terça seja confirmada pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre.

Leniência

A reportagem refere que os executivos e advogados da Odebrecht avaliam que o grupo corre o risco de encolher ou até quebrar se não fizer acordos de delação para os seus executivos e de leniência para o grupo.

O acordo de leniência é uma espécie de delação premiada para empresas e visa evitar que a Odebrecht seja declarada inidônea pela Controladoria-Geral da União e, com isso, seja proibida de celebrar contratos com o governo.

Resposta

A empreiteira Odebrecht disse em nota que "nega a contratação do escritório para os fins descritos na matéria". A publicação não conseguiu contato com Dias.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 5 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

economia INSS Há 12 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito