Espanha e Costa Rica chegam à Copa buscando sucesso de campanhas passadas

A seleção europeia estreia na Copa do Qatar nesta quarta-feira (23), às 13h (de Brasília)

© Shuttertock

Esporte Copa 22/11/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (AGÊNCIA BRASIL/FOLHAPRESS) - Da geração que conquistou o título mundial na África do Sul (2010), apenas o volante Sergio Busquets segue na seleção que sonha recolocar a Espanha no topo do mundo. A seleção europeia estreia na Copa do Qatar nesta quarta-feira (23), às 13h (de Brasília), contra a Costa Rica, no Al Thumama, em Doha. A partida é válida pelo Grupo E, que conta também com Alemanha e Japão.

PUB

Desde a Copa da Rússia (2018), a equipe espanhola apresenta caras novas, casos do zagueiro Eric Garcia (21 anos), dos atacantes Ansu Fati (20) e Ferran Torres (22) e dos meias Gavi (18) e Pedri (20) - escolhido como melhor jogador jovem da edição 2021 da Eurocopa.

O técnico Luís Enrique assumiu o comando da Espanha em 2018, mas o deixou oito meses depois para cuidar da saúde da filha de nove anos, que veio a falecer. No final de 2019, ele reassumiu como treinador e classificou o país, sétimo no ranking da Fifa, com tranquilidade -conquistou 19 pontos de 24 disputados, conquistando a liderança do Grupo D.

Nesta quarta-feira, Luís Henrique deve ser desfalcado por Hugo Guillamón, que se recupera de um entorse no joelho. Em coletiva nesta terça-feira (22), o técnico confirmou que deve ter Morata e Carvajal à disposição -eles estavam resfriados e eram dúvidas para a estreia.

Uma possível escalação inicial da Espanha tem: Unai Simón; Carvajal, Laporte, Pau Torres e Azpilicueta (Jordi Alba). Sergio Busquets, Rodri e Gavi; Morata, Ferran Torres e Ansu Fati (Sarabia).

Do outro lado, a a Copa do Qatar deve ser a última de protagonistas da campanha da Costa Rica no Mundial do Brasil (2014), quando avançou às quartas. Casos do goleiro Keylor Navas (35 anos) e dos meias Bryan Ruiz (37) e Celso Borges (34). Este último é filho de Alexandre Guimarães, brasileiro naturalizado costarriquenho que defendeu os Ticos na Itália (1990) e os comandou no Japão e na Coreia do Sul (2002).

É a primeira vez que o país, 31º no ranking da Fifa, disputará três Mundiais seguidos. A Costa Rica garantiu vaga no Qatar ao vencer a Nova Zelândia na repescagem das Eliminatórias. O atacante Joel Campbell, herói da classificação, é a esperança de gols da equipe comandada pelo colombiano Luis Fernando Suárez.

Para a estreia neste mundial, a Costa Rica deve ir a campo inicialmente com: Keylor Navas; Martinez (Keysher Fuller), Calvo, Órscar Duarte e Oviedo; Tejeda, Bennette e Gerson Torres; Celso Borges, Contreras e Campbell.

Estádio: Al Thumama, em Doha (Qatar)Horário: Às 13h (de Brasília) desta quarta-feira (23)Árbitro: Mohammed Abdulla Hassan Mohamed (Emirados Árabes Unidos)VAR: Abdulla Al-Marri (Qatar)Transmissão: Globo, SporTV, GloboPlay e YouTube (CazéTV)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 21 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 21 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 20 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 12 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 21 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 20 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 19 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 19 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 14 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo