Forças armadas russas querem comprar cinco golfinhos de combate

Os golfinhos soviéticos eram treinados para colocar explosivos nos navios inimigos e detectar torpedos abandonados e destroços no fundo do mar Negro

© DR

Mundo Conflito 09/03/16 POR Notícias ao Minuto

As forças armadas russas lançaram nesta quarta-feira (09) um concurso para a compra de cinco golfinhos de combate destinados à península da Crimeia, anexada pela Rússia, renovando uma tradição soviética com origem na Guerra fria.

PUB

As ofertas prevêem que duas fêmeas e três machos sejam transportados a partir de 1 de agosto para um centro de treinamento militar de mamíferos marinhos em Sebastopol, onde está a frota russa do mar Negro na Crimeia, segundo documentos publicados na página digital do Governo russo.

Os golfinhos foram treinados pela ex-URSS e os Estados Unidos na época da Guerra fria para detectar minas submarinas ou objetos suspeitos perto dos seus navios ou nas suas águas costeiras.

Em declarações à agência de notícias France-Presse, o oficial na reforma Viktor Baranets, que acompanhou o treino de golfinhos de combate na ex-URSS e espaço pós-soviético após a sua desintegração, referiu que estes mamíferos eram utilizados no contexto da corrida aos armamentos entre as duas superpotências.

"Os americanos começaram antes de nós. Quando os serviços de informações soviéticos souberam o que eram capazes de fazer os golfinhos americanos, nos anos 1960, os nossos militares decidiram se interessarem pela questão", afirmou. Segundo Baranets, os golfinhos soviéticos eram treinados para colocar explosivos nos navios inimigos e detectar torpedos abandonados e destroços no fundo do mar Negro.

A Crimeia, península ucraniana anexada pela Rússia em março de 2014 após um referendo denunciado por Kiev e os ocidentais, possuía desde 1965 um centro de treino de mamíferos marinhos. Após a queda da URSS em 1991, o centro foi fechado e os seus golfinhos vendidos ao Irã, segundo os veículos de comunicação russos. A marinha ucraniana reabriu o centro em maio de 2012, mas após a anexação da península, as instalações passaram para o controle de Moscou.

Ao citar uma fonte anônima, a agência estatal russa Ria Novosti referiu em 2014 que estavam sendo preparados novos programas de treino para golfinhos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anya-Taylor Jo 16/05/24

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 22 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 3 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 19 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

mundo Aviões 16/05/24

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

esporte Ranking Há 12 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

economia Educação 16/05/24

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

mundo Streaming Há 18 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"

esporte Antero Greco Há 23 Horas

Antero Greco, comentarista da ESPN e ex-editor do Estadão, morre aos 69 anos