Chico Buarque recorre de decisão a favor de Eduardo Bolsonaro que questiona autoria de 'Roda Viva'

Em sua decisão, a juíza substituta Monica Ribeiro Teixeira, do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa, questiona a autoria da canção como sendo do músico e compositor.

© <p>Getty Images</p>

Fama CHICO-BUARQUE 28/11/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça do Rio de Janeiro indeferiu, em primeira instância, uma ação de Chico Buarque contra o deputado estadual Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelo uso indevido da música "Roda Viva".

PUB

Em sua decisão, a juíza substituta Monica Ribeiro Teixeira, do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa, questiona a autoria da canção como sendo do músico e compositor. "A ausência de documento indispensável à propositura da demanda, qual seja, documento hábil a comprovar os direitos autorais do requerente sobre a canção 'Roda Viva', é causa de inépcia e de indeferimento da inicial", diz ela.

Na sexta (26), os advogados de Chico Buarque recorreram da decisão. "É de se anotar que o fato de que Chico Buarque é compositor e cantor de 'Roda Viva', especialmente no fonograma utilizado pelo réu, é fato público e notório. Trata-se de uma das músicas mais marcantes da cultura popular brasileira e da história das canções de protesto", afirma a defesa do músico na ação.

No último dia 5, Eduardo Bolsonaro usou "Roda Viva", na voz de Chico, como trilha de um post em suas redes sociais em que critica uma suposta censura que apoiadores do seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL), estariam sofrendo no Brasil.

O cantor e compositor entrou com a ação pedindo a imediata retirada da música da publicação e R$ 48 mil por danos morais. No processo, os advogados João Tancredo e Maria Isabel Tancredo destacam que a trajetória musical de Chico "é marcada por fatos notórios e de importância histórica e cultural para o povo brasileiro, em especial sua posição política de crítica à ditadura civil-militar, sempre em defesa de democracia."

"Não há dúvidas, portanto, da contrariedade de Chico Buarque à ditadura militar e suas bases, bradadas e defendidas ainda atualmente pelo grupo político do qual o réu [Eduardo Bolsonaro] faz parte. Afinal, sem falar nas diversas manifestações desse grupo político na defesa direta da ditadura militar e de posições que lhe caracterizaram, o próprio réu defendeu publicamente o AI-5 e seu retorno e já ironizou tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão durante a ditadura", afirmam os advogados na ação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica São Paulo Há 17 Horas

Adolescente de SP que matou pais e irmã e diz que "faria tudo de novo"

fama Jojo Todynho Há 17 Horas

Jojo Todynho impressiona internautas ao mostrar as novas curvas

fama Faustão Há 16 Horas

Faustão faz 1ª aparição no aniversário do filho, após transplante de rim

mundo EUA Há 17 Horas

Garota de programa com HIV é presa após atender centenas de homens

mundo Espanha Há 16 Horas

Pai das crianças mortas pelo avô na Espanha é internado e sedado

mundo Suíça Há 16 Horas

Noiva emerge de cubo de gelo e surpreende convidados; veja as fotos

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Marlene Mattos responde acusações de Cátia Paganote, ex-Paquita da Xuxa

justica Kawara Há 17 Horas

Modelo e artista plástica; conheça Kawara presa por stalkear médico em MG

fama Nattan Há 17 Horas

Henrique e Juliano 'sequestram' cães de Nattan e causam alvoroço na web

esporte Ranking Há 15 Horas

Revista elege o Top 10: Melhores jogadores da história do futebol europeu