Inteligência artificial vai proteger defensores de direitos humanos

Existe um interesse maior na utilização de dados para não somente acompanhar, mas reportar as ameaças a quem se dedica à defesa dos direitos humanos

© iStock

Tech Sociedade 18/01/23 POR Agência Brasil

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos e a empresa digital de dados, Dataminr, lançaram uma iniciativa para identificar ataques contra defensores de direitos humanos e proteger os trabalhadores do setor. A parceria, que utiliza a inteligência artificial, quer monitorar riscos e ameaças a ativistas, jornalistas, advogados e trabalhadores na área de direitos humanos. 

De acordo com a Unidade de Indicadores e Dados do Escritório de Direitos Humanos, existe um interesse maior na utilização de dados para não somente acompanhar, mas reportar as ameaças a quem se dedica à defesa dos direitos humanos em todo o globo. Antes da parceria, a coleta de dados sobre ameaças e ataques aos profissionais do setor era um grande desafio. Sem informações não é possível compilar relatórios e documentar os riscos enfrentados pelos defensores. 

O estatístico da agência da ONU, Marc Titus Cebreros, contou que documentos públicos, às vezes, podem ser confusos. Ele citou exemplos de artigos sobre o mesmo ataque e que ilustram dados e informações contraditórias.

Cebreros e interlocutores costumam se guiar por monitoramento no campo, reportagens da imprensa e até buscas no Google sobre nomes, incidentes e outras informações. Mas para ele, este não pode ser um trabalho manual devido à quantidade de incidentes como assassinatos, sequestros, ameaças e outras ações. 

A parceria com a empresa Dataminr, que detecta riscos e sinais de eventos que podem se tornar uma ameaça, também utiliza dados públicos à disposição na internet. E a colaboração tem sido testada, há alguns anos, desde uma outra iniciativa do secretário-geral António Guterres sobre inovação.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 21 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 23 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 23 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 21 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 22 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 23 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 19 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 17 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente agora mesmo

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 21 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida