China e Indonésia habilitam frigoríficos do Brasil para exportação, diz Fávaro

"O humor favorável (internacional) ao Brasil voltou", declarou Fávaro a jornalistas nesta quarta-feira, 18. "O Brasil volta a ter credibilidade."

© Yves Herman/Reuters

Economia Exportação 19/01/23 POR Estadao Conteudo

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou a habilitação de onze plantas frigoríficas para a Indonésia, além da derrubada da suspensão de três plantas frigoríficas brasileiras pela China. De acordo com Fávaro, as plantas frigoríficas para a China incluem uma unidade de bovinos da JBS de Goiás e duas empresas de aves. "O humor favorável (internacional) ao Brasil voltou", declarou Fávaro a jornalistas nesta quarta-feira, 18. "O Brasil volta a ter credibilidade."

Paralelamente, o ministro anunciou que o País recebeu a habilitação do Egito para exportação do algodão brasileiro. Segundo Fávaro, o algodão é de fibra longa e qualidade superior. "Não é um mercado muito grande, mas é um nicho de qualidade. Ao receber a habilitação para exportar para o Egito, recebemos a chancela de qualidade do algodão brasileiro para o mundo todo", disse.

Fávaro pontuou que as viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agendadas para Argentina, China e Estados Unidos, terão também como objetivo ampliar a habilitação das indústrias brasileiras.

O ministro também lembrou que viajará nesta quinta-feira, 19, para Berlim, na Alemanha, onde participará da Semana de Agricultura Verde. Segundo ele, o pedido feito pelo presidente é que ele leve a mensagem "de que o Brasil vai continuar sendo um importante player da produção de alimentos no mundo". "A produção será sustentável, respeitando o meio ambiente e o Código Florestal", garantiu.

Conab

Fávaro afirmou que o governo deve definir nesta quinta-feira a nova estrutura da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Como mostrou o Estadão/Broadcast, a gestão avalia a criação de uma agência de inteligência agropecuária em paralelo à Conab aos moldes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sob gestão compartilhada da Agricultura e do Ministério de Desenvolvimento Agropecuário (MDA).

"Amanhã (hoje, quinta-feira) vamos finalizar isso, a pedido do presidente Lula, com o ministro Rui Costa e com o ministro Paulo Teixeira, do MDA. Amanhã nós vamos formalizar o formato", disse o ministro em entrevista à imprensa após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

A Conab tem sido um dos principais pontos de disputa entre a Agricultura e o MDA. A Casa Civil articula para que a Agricultura seja contemplada com duas diretorias da estatal, mas a pasta busca o controle das áreas de abastecimento e inteligência agropecuária.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 11 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 13 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 13 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 13 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 12 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 14 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 14 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 13 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo