Como ler os olhos das pessoas: Os segredos da linguagem corporal

Movimentos, formatos, direção dos olhos... Todas essas coisas nos entregam diariamente

Como ler os olhos das pessoas: Os segredos da linguagem corporal

Dizem que os olhos são a janela da alma. E isso é mais verdade do que podemos imaginar. Além do misticismo de que os olhos podem transmitir e conectar as pessoas, existem algumas formas mais concretas de interpretar o que uma pessoa está pensando ou sentindo com base em pistas e movimentos específicos. A leitura dos olhos pode dizer muito mais do que palavras. Como diz a famosa frase de Tony Montana em 'Scarface' (1983): "Os olhos, chico. Eles nunca mentem."

Clique e conheça todos os segredos que os nossos olhos guardam.

©

Shutterstock

Estabeleça uma base

Antes de fazer julgamentos, é necessário observar como a pessoa se comporta quando está piscando normalmente, quão expressivas são suas sobrancelhas e para onde seus olhos tendem a ir. É importante saber para que você possa dizer quando o outro está agindo fora do habitual.

©

Shutterstock

Sobrancelhas levantadas

Quando arqueamos as sobrancelhas por menos de um quinto de segundo, é sinal de que gostamos de alguém ou queremos chamar a atenção dele. Quando não há movimento de sobrancelha em uma saudação com um velho amigo, por exemplo, significa que o outro pode não estar feliz em te ver.

©

Shutterstock

Dilatação da pupila

Nossos olhos se dilatam quando somos atraídos – seja por uma pessoa, comida, música, etc. Quanto maior o tamanho da pupila, maior o interesse. Mas não se deixe enganar! Lugares mal iluminados são populares para encontros românticos, em parte porque as pupilas de todos se dilatam e dão a impressão de atração mútua.

©

Shutterstock

Rugas de sorriso

A ausência das pequenas rugas que se formam no canto externo dos olhos quando uma pessoa está sorrindo significa que ela está apenas fingindo felicidade. A presença dos pés de  g a l i n h a  quando alguém sorri sinaliza felicidade genuína.

©

Shutterstock

Olhos brilhantes

A literatura romântica é verdadeira: o amor realmente faz nossos olhos brilharem! De acordo com a Focus Clinics, os olhos ficam mais úmidos na presença de alguém querido, assim eles parecem mais brilhantes no reflexo da luz.

©

Shutterstock

Contato visual prolongado

Uma boa quantidade de contato visual é de 60 a 70% do tempo e, nessa faixa, indica que alguém gosta de você, que é confiável e até mesmo subconscientemente indica que é inteligente. Acredita-se que libera feniletilamina, a substância química responsável por sentimentos de atração, bem como o hormônio do amor ocitocina. Se alguém está mantendo um bom contato visual com você, ele está tentando construir um bom relacionamento.

©

Shutterstock

Contato visual longo demais

Olhar fixamente para outra pessoa por muito tempo pode ser um tipo de ameaça. É exatamente o jeito que pais desapontados olhavam para a gente na infância. Isso faz com que as pessoas se sintam desconfortáveis de propósito. Também pode ser um erro que muitos homens cometem quando olham para as mulheres, porque facilmente parece assustador. Apenas certifique-se de desviar o olhar de vez em quando!

©

Shutterstock

Olhar longo depois de uma mentira

A maneira mais comum pela qual as pessoas pensam que podem detectar um mentiroso é quando o outro desvia o olhar enquanto mente. Mas estudos descobriram que um mentiroso realmente coloca mais contato visual do que alguém falando uma verdade. Para saber se alguém acabou de te contar uma mentira, veja se ele mantêm contato visual intenso depois. Isso é uma supercompensação para tentar te convencer e para verificar seu rosto em busca de sinais de credibilidade.

©

Shutterstock

Olhar para os lados

Olhar para a esquerda ou para a direita repetidamente é um indicador de que alguém está em dúvida, uma relutância em se comprometer, suspeitas ou mesmo desprezo. Quando alguém faz isso em uma conversa com você, geralmente significa que precisa de mais informações ou garantias.

©

Shutterstock

Piscar rapidamente e um leve sorriso

Piscar rápido, ou "bater os cílios", significa "você elevou o nível de excitação psicológica de quem está piscando... Piscar mais rápido pode refletir excitação íntima", de acordo com David Givens, diretor do Centro de Estudos Não-verbais.

©

Shutterstock

Piscar de olhos rápidos sem sorriso

Por outro lado, piscar rápido sem outra linguagem corporal positiva pode indicar que alguém está experimentando uma luta interior, seja porque não gosta de algo que foi dito ou porque está tendo dificuldade em se expressar ou entregar uma determinada informação.

©

Shutterstock

Sobrancelhas levantadas e pálpebras baixas

Este é um olhar intencionalmente sedutor (lembra de Marilyn Monroe?), mas a maioria das pessoas não imagina que ver sobrancelhas ligeiramente levantadas realmente libera hormônios no cérebro de um homem para proteger e defender a  m u l h e r, relata a Science of People.

©

Shutterstock

Sobrancelhas levantadas constantemente

Isso geralmente é um indicador de um ouvinte ativo. Se a pessoa está falando, por outro lado, a sobrancelha levantada significa que ela está tentando mostrar um ponto importante.

©

Shutterstock

Olhar para o alto e para a esquerda

Isso normalmente significa que alguém está tentando se lembrar ou lembrando de algo, buscando a informação na parte da memória do cérebro.

©

Shutterstock

Olhar para baixo e para a direita

As pessoas geralmente fazem isso quando estão criando ou imaginando um sentimento ou memória sensorial, como se você imaginasse como é pisar no pudim. Então, se alguém olhar para a direita (criando uma memória) ao responder a uma pergunta, em vez de para a esquerda (lembrando de algo), isso pode muito bem indicar que ele está mentindo.

©

Shutterstock

Olhar para baixo

Olhar para baixo na conversa indica que alguém está se sentindo inseguro, sem confiança ou muito pensativo. Em muitas culturas, é um sinal submisso de respeito e as pessoas são ensinadas a abaixar os olhos ao falar com indivíduos com um certo status.

©

Shutterstock

Olhar para baixo com a cabeça levemente jogada para trás

Mas olhar para baixo também pode indicar que alguém se sente superior a você se isso estiver combinado com uma inclinação da cabeça para trás. É daí que vem a expressão "nariz em pé".

©

Shutterstock

Olhar para cima

Isso geralmente é um sinal de que alguém está procurando a resposta ou as palavras certas. Se for apenas uma olhada rápida, no entanto, pode indicar exasperação.

©

Shutterstock

Tampar os olhos

Se alguém está constantemente tocando os olhos ou olhando para baixo e piscando muito, é um indicador de que a pessoa está desconfortável, em descrença ou em desacordo.

©

Shutterstock

Esfregar os olhos

Esfregar as pálpebras é, na verdade, um gesto auto-calmante que estimula o nervo vago e diminui as taxas cardíacas e respiratórias quando você está estressado ou cansado. É por isso que esfregar os olhos geralmente indica que alguém está se sentindo ansioso ou estressado, pois também corta convenientemente o contato visual – o que pode reduzir a ansiedade.

©

Shutterstock

Pálpebras fechando lentamente

Quando alguém fecha lentamente as pálpebras, geralmente sinaliza que está desapontado ou chateado, ou intensamente entediado.

©

Shutterstock

Olhos esbugalhados e pupilas contraídas

Isso indica que alguém está em alerta máximo. Eles estão com medo ou surpresos com o que está acontecendo. A razão para essa resposta instintiva, de acordo com um estudo de 2013, é que os olhos arregalados aumentam nossa eficácia visual periférica em 9,4%, e as pupilas contraídas aumentam nosso foco – somos, portanto, ainda mais capazes de detectar sinais de perigo ou ameaças recebidas.

©

Shutterstock

Diminuição das piscadas

Se alguém de repente para de piscar na sua taxa habitual, isso normalmente indica que a pessoa acabou de ouvir algo que a chateou. Ela agora está prestando mais atenção.

©

Shutterstock

Olhos apertados

Os músculos orbitais oculares se contraem ao redor dos olhos quando você está desconfiado ou em descrença de algo. Também pode indicar que alguém está tendo problemas para processar algo – seja um contrato do qual não gosta ou informações complicadas.

©

Shutterstock

Olhos levemente apertados e pálpebras baixas

Este é um ótimo indicador de que está prestes a haver uma discussão. Sinaliza raiva subjugada e fornece uma curta janela de tempo antes que a raiva entre em erupção. Se você vir alguém reagir a você assim e estreitar os olhos, tente esclarecer imediatamente o que está dizendo.

©

Shutterstock

Olhar vagando para todos os lados

Se o olhar de alguém está correndo por todo o lugar, isso indica o processamento de sentimentos negativos, como ansiedade e dúvida, à medida que os olhos procuram analisar a situação como se procurassem uma saída.

©

Shutterstock

Contato visual forte depois de falar

Se você está em um grupo de pessoas e alguém está falando e, quando termina de falar, olha para você, essa é a maneira do outro entregar a conversa e convidá-lo a responder.

©

Shutterstock

Piscadelas

Este já é quase universalmente reconhecido como um sinal de flerte, mas a maioria das pessoas não percebe que também serve para quebrar o que poderia ser visto como um contato visual constante ameaçador ou assustador.

©

Shutterstock

Olhar perdido

O olhar que parece estar com o foco longe, mesmo que alguém esteja de pé bem na sua frente, indica que a pessoa não está realmente prestando atenção – ela está desinteressada e entediada, ou está perdida em pensamentos.

Fontes: (Science of People) (Focus Clinics) (YourTango) (Psychologist World)

Veja também: Seu estilo de flerte, de acordo com seu signo

©

Shutterstock

Lifestyle Comunicação não verbal 26/01/23 POR Notícias Ao Minuto


Dizem que os olhos são a janela da alma. E isso é mais verdade do que podemos imaginar. Além do misticismo de que os olhos podem transmitir e conectar as pessoas, existem algumas formas mais concretas de interpretar o que uma pessoa está pensando ou sentindo com base em pistas e movimentos específicos. A leitura dos olhos pode dizer muito mais do que palavras. Como diz a famosa frase de Tony Montana em 'Scarface' (1983): "Os olhos, chico. Eles nunca mentem."

PUB

Clique e conheça todos os segredos que os nossos olhos guardam.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico