Reunião de líderes financeiros do G20 termina sem consenso sobre Ucrânia

No documento final, divulgado nesta manhã, Rússia e China se opõem a trechos que condenam o conflito.

© Shutterstock

Economia Guerra na Ucrânia 25/02/23 POR Estadao Conteudo

A reunião de líderes financeiros do grupo das 20 principais economias do mundo (G20) terminou neste sábado em Bangalore, na Índia, sem um consenso sobre a guerra na Ucrânia. No documento final, divulgado nesta manhã, Rússia e China se opõem a trechos que condenam o conflito.

"Reiteramos nossas posições nacionais expressas em outros fóruns, incluindo o Conselho de Segurança da ONU e a Assembleia Geral da ONU", diz a carta do G20. "A maioria dos membros repudiou veementemente a guerra na Ucrânia e enfatizou que ela está causando imenso sofrimento humano e aumentando as fragilidades existentes na economia global", completa o comunicado.

O grupo das sete principais nações industrializadas anunciou novas sanções contra a Rússia na sexta-feira, o que, assim como as negociações do G20, gerou divergências. "O uso ou ameaça de uso de armas nucleares é inadmissível. A resolução pacífica de conflitos, os esforços para lidar com as crises, bem como a diplomacia e o diálogo, são vitais", diz um trecho da carta do G20 não assinado pela Rússia e pela China. "A era de hoje não deve ser de guerra", acrescenta a nota.

Segundo o G20, desde a última reunião do grupo, em outubro de 2022, as perspectivas econômicas globais melhoraram modestamente. "No entanto, o crescimento global continua lento e os riscos negativos para as perspectivas persistem, incluindo inflação elevada, ressurgimento da pandemia e condições de financiamento mais apertadas", argumentam os países, reiterando a necessidade de uma avaliação melhor das políticas monetárias, fiscais, financeiras e estruturais.

O G20 disse ainda ser "crucial" a independência do banco central em prol de sua credibilidade. "Reafirmamos a importância do modelo baseado em regras, não discriminatório, justo, aberto, inclusivo, sustentável e transparente", afirma o documento.

O grupo também ressaltou o compromisso com o acordo das Nações Unidas sobre a mudança do clima e o Acordo de Paris. "Recordamos e reafirmamos o compromisso assumido pelos países desenvolvidos com a meta de mobilizar US$ 100 bilhões de financiamento climático por ano até 2025 para atender às necessidades dos países em desenvolvimento", diz o G20.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama ANITTA-CANTORA Há 19 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

mundo EUA 14/05/24

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

esporte Luto Há 16 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama CAROL-NAKAMURA Há 21 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama LUISA-MELL Há 20 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

fama Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

politica Cantagalo Há 23 Horas

Prefeito sobe em palco, xinga eleitores e diz que não quer mais que votem nele

mundo EUA Há 17 Horas

Avião da Delta pega fogo após aterrissar no aeroporto de destino

tech Apple agora mesmo

Tem iPhone? Atenção, há uma nova atualização para fazer