'Pinóquio de Guillermo del Toro' vence o prêmio Annie de melhor animação

A obra foi eleita como melhor filme da indústria da animação e liderou a lista de vencedores com cinco troféus no total, como a melhor direção para del Toro e o também diretor Mark Gustafson.

© REUTERS/David McNew

Tech ANNIE-AWARDS 26/02/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - 'Pinóquio de Guillermo del Toro' ganhou o prêmio de longa-metragem no 50º Annie Awards, um dos principais da área da animação, no sábado (25).

PUB

A obra foi eleita como melhor filme da indústria da animação e liderou a lista de vencedores com cinco troféus no total, como a melhor direção para del Toro e o também diretor Mark Gustafson.

O filme acumulou, ainda, vitórias em música para Alexandre Desplat, Roeban Katz, del Toro e Patrick McHale, design de produção para Curt Enderle e Guy Davis e design de personagens para Tucker Barrie.

Del Toro, que havia acabado de receber o troféu do PGA Awards pela produção de 'Pinóquio', ficou emocionado ao ganhar o Annie de direção ao lado de Gustafson. "Eu queria tanto o Annie. É a coisa mais linda do mundo!"

Ele disse que a cerimônia de Annies era o único lugar em que ele não precisava apontar que a animação é um meio e não um gênero. "O que posso dizer sobre 'Pinóquio' é que foi feito por artistas, e os animadores foram tratados como elenco e não como técnicos."

"Marcel the Shell With Shoes On", também um filme em stop-motion, ganhou o Annie para filme independente, e outros dois prêmios.

Jenny Slate foi premiado pela dublagem como Marcel, enquanto Slate, Dean Fleischer Camp, Nick Paley e Elizabeth Holm ganharam por roteiro.

A Apple TV+ e a BBC escolheram quatro Annies para seu curta de animação "The Boy, the Mole, the Fox and the Horse", incluindo melhor produção especial e direção para um projeto de TV/mídia.

O filme de 34 minutos foi dirigido por Peter Baynton e Charlie Mackesy, o autor do livro no qual o filme foi baseado. Tim Watts ganhou por design de personagem de TV/mídia e Daniel Budin ganhou um zootrópio de ouro por editorial de TV/mídia.

A série de animação da Netflix"'Love Death + Robots" levou quatro prêmios: melhor FX para TV/mídia (Kirby Miller, Igor Zanic, Joseph H. Coleman, Steven Dupuy e Josh Schwartz), design de personagens para TV/mídia (Alberto Mielgo) , escrevendo para TV/mídia (Andrew Kevin Walker) e storyboard para TV/mídia (Emily Dean).

''Avatar: The Way of Water" ganhou como melhor longa-metragem FX (Johnathan M. Nixon, David Moraton, Nicholas Illingworth, David Caeiro Cebrian e Alex Nowotny) e de animação de personagens de ação ao vivo.

"Oni: Thunder God's Tale" também conquistou dois prêmios, um para série limitada de TV e design de produção para TV.

"Gato de Botas: O Último Desejo" ganhou por storyboard para um longa e editorial para um longa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 12 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 11 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

fama Fake News Há 10 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

tech Espaço Há 11 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

politica Justiça Há 11 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

esporte Morte Há 12 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Televisão Há 11 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

fama Guilherme Leon Há 8 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

mundo Japão Há 11 Horas

Japão em alerta: homem morre em ataque de urso e policiais ficam feridos