Celebridades que sofrem de endometriose

Conheça ainda sintomas da doença e como é feito seu diagnóstico.

Celebridades que sofrem de endometriose

A endometriose é uma doença comum, que afeta mulheres em todo o mundo, mas o sofrimento que elas passam em silêncio não deve ser 'normalizado'. O desconhecimento acerca da condição ainda é muito grande e isso não é só preocupante para as pacientes afetadas pela enfermidade. A falta de informação, incluindo entre profissionais médicos, dificulta o seu diagnóstico.

Os sintomas lembram ao de cólicas fortes e persistentes de uma menstruação, mas na verdade são bem piores. A dor pode ser extremamente debilitante e afetar a saúde física e mental geral de uma pessoa.

Infelizmente, a falta de conscientização geral resultou na banalização desses sintomas a ponto de muitas mulheres não serem diagnosticadas há anos. Se não for tratada, a endometriose pode causar infertilidade e levar a outros problemas graves.

A boa notícia é que cada vez mais celebridades estão usando sua voz e influência para aumentar o entendimento sobre essa doença, ainda bem negligenciada.

Na galeria, saiba mais sobre a endometriose e as famosas que sofrem dela.

© Getty Images/TV Globo/João Cotta

Definição

A endometriose é uma condição que faz com que o endométrio (muco que reveste o útero) cresça fora dele, levando à inflamação crônica e cicatrizes no tecido.

© Shutterstock

Ocorrência

Estima-se que uma em cada 10 pessoas com útero sofre de endometriose durante os anos reprodutivos, geralmente entre 15 e 49 anos.

© Shutterstock

Sintomas

Os sintomas incluem cólicas extremamente dolorosas durante a menstruação, sangramento intenso, dor durante ou após a relação íntima, dor pélvica crônica, fadiga e, em casos extremos, infertilidade.

©

Shutterstock

Sintomas

Há dias em que a dor é tão insuportável que a pessoa não consegue nem se levantar da cama ou pode até ter desmaios. Isso leva a faltas frequentes no trabalho e a outros transtornos em sua rotina.

©

Shutterstock

Diagnóstico

A maneira segura de diagnosticar a endometriose é por meio de um procedimento cirúrgico chamado laparoscopia. Uma câmera é inserida na pelve por meio de uma incisão. 

©

Shutterstock 

Tratamento

Não há cura definitiva para a endometriose. Mesmo uma histerectomia não garante o alívio total dos sintomas, apesar destes poderem desaparecer com o tempo. Em alguns casos, é recomendada uma histerectomia com ovários removidos ao mesmo tempo. O tratamento hormonal também ajuda a atenuar as dores. É claro que são necessárias muito mais pesquisas e maior conscientização sobre o problema.

©

Shutterstock 

Anitta

Por anos, a diva sofria dores quando tinha relações e durante o período menstrual e teve vários diagnósticos equivocados, a exemplo de cistite. Mas, em julho de 2022, a diva finalmente teve um laudo definitivo.

"Pesquisem, galera. A endometriose é muito comum entre as mulheres. Tem vários efeitos colaterais, em cada corpo de um jeito. Podem se estender até a bexiga e causar dores terríveis ao u r i n a r. Existem vários tratamentos. O meu terá que ser cirurgia", revelou a cantora, que aconselhou as mulheres a buscarem mais de uma opinião.

© Getty Images

Larissa Manoela

Em setembro de 2022, a atriz Larissa Manoela comentou que convivia com a endometriose e que descobriu também ter a síndrome do ovário policístico. "Não é fácil ser m u l h e r. (...) confesso deu uma desestabilizada. Mas estou certa de que vou encontrar o melhor tratamento pra ambas as doenças", disse ela nas redes sociais. A artista soube do diagnóstico de que sofria de endometriose em maio de 2022.

©

TV Globo

Halsey

A cantora foi uma das primeiras celebridades a falar publicamente sobre a doença. A diva pop tem sido aberta nas redes sociais sobre suas lutas contra o problema desde 2016.

© Getty Images

Halsey

Halsey revelou que passou por várias cirurgias e, em uma ocasião terrível, teve um aborto espontâneo enquanto se apresentava em pleno palco. Estudos mostram que a endometriose aumenta enormemente o risco de aborto espontâneo e problemas de fertilidade.

© Getty Images

Tati Zaqui

No dia 20 de outubro de 2021, a funkeira revelou que foi diagnosticada com endometriose e alertou fãs para buscarem ajuda médica se apresentarem os sintomas.

©

Getty Images

Tati Zaqui

"Tomem cuidado. Se vocês sentirem cólicas muito fortes e tiverem fluxo muito alto, procurem imediatamente um ginecologista para não terem problemas futuros. Existem casos que só são resolvidos através de cirurgias", disse Tati.

©

Getty Images

Tatá Werneck

A apresentadora do 'Lady Night' declarou que foi surpreendida com a gravidez da pequena Clara. "Ser mãe era um grande sonho. Mas foi uma surpresa total. Eu estava me preparando para fazer uma cirurgia de endometriose em março. Nem sabia que poderia engravidar", afirmou.

©

Getty Images

Tatá Werneck

Durante a gestação, a comediante teve de ficar em repouso nas primeiras semanas devido a um descolamento de placenta, mas o fator não tinha relação com a endometriose.

©

Getty Images

Lena Dunham

Se há uma questão feminista a ser discutida, você sabe que Lena Dunham está envolvida nisso. A autora e atriz tem falado abertamente sobre sua jornada com a endometriose nos últimos anos, período durante o qual ela passou por muitas cirurgias.

© Getty Images

Lena Dunham

Em janeiro de 2020, a estrela de 'Girls' ainda compartilhou que havia feito uma histerectomia, removendo completamente seu útero. Ela disse que encontrou paz depois desse último e drástico procedimento cirúrgico.

© Getty Images

Giovanna Ewbank

A esposa de Bruno Gagliasso estranhou as dores que sentia durante as relações íntimas e decidiu procurar a ajuda de um médico. A influencer descobriu que tinha endometriose e precisaria operar. Felizmente, a cirurgia aliviou os sintomas. A atriz e apresentadora, que depois conseguiu engravidar de Zion, disse que "chegava a vomitar de tanta cólica" que sentia. 

©

Getty Images

Amy Schumer

Amy Schumer teve seu primeiro filho, Gene, em 2019. Os médicos não esperavam que ela pudesse ter um bebê devido à gravidade de sua condição.

© Shutterstock

Amy Schumer

A atriz e comediante deu à luz por cesariana, mas a cirurgia demorou três horas devido à sua endometriose. Sua recuperação foi dolorosa, mas ela compartilhou um post no Instagram informando que este ainda foi o melhor ano de sua vida.

© Getty Images

Guilhermina Guinle

No 'Caldeirão do Huck', a atriz revelou que teve o diagnóstico da endometriose aos 35 anos e que foi incentivada pelo marido a iniciar tratamento. Durante os exames, Guilhermina tomou um susto ao descobrir que a doença estava avançando.

©

Getty Images

Guilhermina Guinle

"Fiz a cirurgia e descobri que as minhas trompas já estavam entupidas, que a endometriose já estava no meu intestino e talvez tivesse que tirar um pedaço. Não tive que tirar, ele não conseguiu desentupir as trompas [no procedimento], mas três meses depois eu engravidei naturalmente", contou.

©

Getty Images

Whoopi Goldberg

A incrível Whoopi Goldberg tem falado abertamente sobre a questão da saúde das mulheres e da sua própria luta contra a endometriose por décadas.

© Getty Images

Whoopi Goldberg

A atriz e comediante até criou sua própria linha de produtos de CBD [canabidiol] com o objetivo de aliviar os sintomas menstruais e da endometriose. Whoopi ajudou muito a aumentar a conscientização sobre esses problemas femininos.

© Getty Images

Fernanda Machado

Mãe de dois filhos, a atriz revelou como superou a endometriose. "Acho que venci a Endo, porque descobri a doença numa fase inicial, acompanhei, tratei e resolvi fazer a cirurgia no momento em que percebi que corria o risco de perder um ovário. Por isso meu conselho é que fiquem atentas ao seu corpo, procurem um bom médico, especializado em endometriose, sei que não é fácil mas não desistam", salientou.

©

TV Globo/Renato Rocha Miranda

Padma Lakshmi

Padma Lakshmi é uma das principais porta-vozes da conscientização sobre a endometriose. Ela lutou contra a doença por anos e acabou precisando de uma cirurgia quando o crescimento excessivo do tecido se expandiu para o intestino delgado, algo que pode acontecer em casos extremos.

© Getty Images

Padma Lakshmi

A apresentadora, modelo e atriz corajosamente compartilhou sua história e foi cofundadora da Endometriosis Foundation of America. A organização tem por objetivo conscientizar e fornecer melhor treinamento aos profissionais médicos.

©

Getty Images

Wanessa Camargo

Quando estava grávida do segundo filho, a cantora revelou no 'Mais Você', em 2014, que fez cirurgia no útero para evitar a infertilidade.

"Muitas mulheres não sabem disso, eu não sabia, até minha mãe me levar ao médico. Sentia muitas dores nas costas. Não podia menstruar, por causa da endometriose. Emendava uma cartela na outra do anticoncepcional", contou. "Eu fiz tratamento e poderia não engravidar". 

©

Getty Images

Dolly Parton

A lendária diva country sofria de endometriose décadas atrás, muito antes de se tornar uma doença bem conhecida. Ela fez uma histerectomia parcial devido à doença em 1985.

© Getty Images

Dolly Parton

A cantora disse aos jornais que conviver com a endometriose era um dos piores momentos de sua vida e que já desejou morrer por conta do sofrimento que a doença lhe causava.

© Getty Images

Adriana Esteves

Mãe de dois filhos, a atriz revelou que teve medo de não conseguir engravidar. "Tentei engravidar por quase quatro anos. Fui operada de um cisto no ovário e logo depois tive uma endometriose, fiquei desesperada com a ideia de não conseguir ter filhos", contou à revista Criativa.

©

Getty Images

Susan Sarandon

Susan Sarandon só foi diagnosticada com endometriose aos 36 anos. Ao falar em um evento para a Endometriosis Foundation of America, ela disse: 'Quando tudo que você conhece é dor, você não sabe que isso não é normal'.

© Getty Images

Susan Sarandon

Essa crença aceita de que ser m u l h e r é inerentemente doloroso é o que mantém muitas mulheres sofrendo desnecessariamente por décadas.

© Getty Images

Malu Mader

Em entrevista à Marie Claire, a atriz disse que por conta de demora para engravidar fez exames. "Eu tinha endometriose, tive de tomar umas injeções para não menstruar", disse

©

Getty Images

Alexa Chung

Ícone da moda e apresentadora de TV, Alexa Chung revelou que tinha endometriose em 2019, aos 36 anos.

© Getty Images

Alexa Chung

Alexa Chung disse que teve sorte por seu estado ter melhorado após a cirurgia, mas sabe que nem todas as mulheres têm a mesma sorte.

© Getty Images

Gabrielle Union

A atriz, autora e ativista Gabrielle Union falou muito sobre sua luta contra a infertilidade, que foi causada pela endometriose interna. Esta é uma variação da doença em que o tecido cresce dentro da parede uterina em vez de externamente.

© Getty Images

Gabrielle Union

Gabrielle Union sofreu pelo menos oito abortos espontâneos como resultado da doença.

© Getty Images

Jaime King

A atriz revelou em uma entrevista que luta contra os sintomas desde menina, mas só recebeu o diagnóstico aos 28 anos.

©

Getty Images

Jaime King

Jaime King tinha sangramento menstrual extremamente intenso e dores durante as relações íntimas por anos. A estrela da série 'Black Summer' consultou nove médicos, cada um dizendo algo diferente, até descobrir finalmente era endometriose.

© Getty Images

Julianne Hough

A atriz e dançarina fala abertamente sobre a endometriose desde 2008. Ela incentiva as mulheres a não ignorarem a dor e se educarem da melhor forma possível.

© Getty Images

Cyndi Lauper

Dona do hit 'Girls Just Wanna Have Fun', a cantora revelou que esteve gravemente doente por causa da endometriose, mas se recusou a se submeter a uma cirurgia devido ao risco de infertilidade. Felizmente, ela teve seu filho em 1997.

© Getty Images

Lifestyle Condição 01/03/23 POR Notícias Ao Minuto


A endometriose é uma doença comum, que afeta mulheres em todo o mundo, mas o sofrimento que elas passam em silêncio não deve ser 'normalizado'. O desconhecimento acerca da condição ainda é muito grande e isso não é só preocupante para as pacientes afetadas pela enfermidade. A falta de informação, incluindo entre profissionais médicos, dificulta o seu diagnóstico.

PUB

Os sintomas lembram ao de cólicas fortes e persistentes de uma menstruação, mas na verdade são bem piores. A dor pode ser extremamente debilitante e afetar a saúde física e mental geral de uma pessoa.

Infelizmente, a falta de conscientização geral resultou na banalização desses sintomas a ponto de muitas mulheres não serem diagnosticadas há anos. Se não for tratada, a endometriose pode causar infertilidade e levar a outros problemas graves.

A boa notícia é que cada vez mais celebridades estão usando sua voz e influência para aumentar o entendimento sobre essa doença, ainda bem negligenciada.

Na galeria, saiba mais sobre a endometriose e as famosas que sofrem dela.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 8 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 9 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 9 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia