Masculinidade: Como diferenciar a tóxica da saudável?

Redefinindo os papéis de masculinidade

Masculinidade: Como diferenciar a tóxica da saudável?

A masculinidade tóxica, em parte, coloca as pressões sociais sobre os homens para se comportarem de maneiras específicas. Um exemplo: a masculinidade tóxica pode fazer com que os homens ajam de forma dominante com agressões físicas e/ou mentais inadequadas e prejudiciais aos que estão ao seu redor e até para eles mesmos. Felizmente, há muitas discussões hoje em dia em torno da masculinidade tóxica e como é a masculinidade saudável. É do interesse de todos entender a diferença entre elas.

Para saber mais, clique nesta galeria.

©

Shutterstock

Não há nada de errado com a masculinidade

Para começar, não há nada essencialmente errado com a masculinidade. O problema mora quando alguém se apega tanto ao conjunto de valores (tidos como masculinos) que dificulta seu bem-estar e o bem-estar daqueles ao seu redor.

©

Shutterstock

"Seja homem"

Não é só se comportar "como um homem". A masculinidade tóxica também faz com que a pressão da sociedade recaia sobre os homens para serem "másculos" e fortes.

©

Shutterstock

Os tipos de expectativas

A masculinidade tóxica é a pressão para que os homens ajam de maneira dura e sejam fisicamente fortes, emocionalmente insensíveis e até agressivos.

©

Shutterstock

Desassociação com feminilidade

Como nossa sociedade entende a feminilidade como o oposto da masculinidade, uma noção prejudicial é que os homens devem rejeitar qualidades associadas à feminilidade, como mostrar emoção, por exemplo.

©

Shutterstock

8 ou 80

O problema aparece quando as pessoas rejeitam a noção de que as energias masculinas e femininas são construídas para nos ajudar a entender os diferentes aspectos de nós mesmos, assim como yin e yang.

©

Shutterstock

Homens que rejeitam qualidades inatas do ser humano

A masculinidade tóxica faz pressão para que os homens rejeitem as qualidades de si mesmos, marcadas como qualidades femininas, que são inerentes a eles como seres humanos.

©

Shutterstock

Não mostrar emoções

Associar a masculinidade com a não demonstração de emoções causa danos à pessoa. Homens que sentem que não podem compartilhar como se sentem correm o risco de sofrer de problemas de saúde mental.

©

Shutterstock

Poder e status

A suposição de que os homens devem alcançar o poder e o status, seja financeira ou socialmente, para legitimar sua masculinidade é prejudicial.

©

Shutterstock

Masculinidade tóxica e cuidado com a saúde

Um estudo publicado no Journal of Health and Social Behavior (Jornal de Saúde e Comportamento Social, em português) descobriu que homens com fortes crenças sobre masculinidade possuem apenas metade da probabilidade de ter cuidados de saúde preventivos em relação a homens com crenças mais moderadas.

©

Shutterstock

Faz com que as pessoas tenham comportamentos de risco

Também foi provado que homens que têm fortes crenças sobre masculinidade são mais propensos a se envolver em comportamentos de risco, como beber álcool e fumar.

©

Shutterstock

A ideia de que auto-cuidado não é masculino

A masculinidade tóxica glorifica hábitos nocivos à saúde. Traz a ideia de que se importar com você mesmo é coisa só para mulheres. O que faz com que os homens abusem de seus corpos e prejudiquem sua saúde emocional.

©

Shutterstock

Isolamento e solidão

Isolamento e solidão são dois resultados significativos que acontecem quando homens não falam sobre seus sentimentos.

©

Shutterstock

Associações entre masculinidade e ser testemunha de um ataque

Um estudo realizado em 2019 constatou que homens que associavam a masculinidade a serem fortes e agressivos eram mais propensos a verem consequências sociais negativas caso intervissem num ataque que foram testemunhas.

©

Shutterstock

Assédio

Em circunstâncias de agressão  s-xual, homens que mais se identificavam com masculinidade tradicional eram menos propensos a intervir na agressão. O estudo descobriu que os homens apenas se envolveriam se sua reputação como tradicionalmente masculina estivesse sendo comprometida.

©

Shutterstock

Masculinidade saudável

Entender o tipo de comportamento associado à masculinidade tóxica é essencial para entender como é a masculinidade saudável.

©

Shutterstock

Conforto ao pedir ajuda

A masculinidade saudável permite que alguém peça ajuda quando necessário, sem a pessoa se sentir culpada ou envergonhada.

©

Shutterstock

Vulnerabilidade e masculinidade

Ser vulnerável é necessário para nossas relações e saúde mental. O homem deve ser capaz de ser vulnerável sem sentir que é errado ou menos viril.

©

Shutterstock

Ser capaz de lidar com várias emoções

A masculinidade saudável permite que as pessoas tenham uma ampla variedade de emoções que inevitavelmente sentem, incluindo tristeza, ternura e bondade.

©

Shutterstock

Comunicação, não dominação

A masculinidade saudável permite que as pessoas desenvolvam boas habilidades de comunicação.

©

Shutterstock

Masculinidade saudável permite que homens falem sobre abusos e assédio

Como discutido anteriormente, pessoas cujas crenças sobre masculinidade não são tão fortes são mais propensas a falar caso testemunhem violência, abuso ou agressão.

©

Shutterstock

Compaixão

A masculinidade saudável permite que os homens sejam compassivos consigo mesmos e com os outros ao seu redor.

©

Shutterstock

Ser capaz de pedir ajuda

O que significa que os homens podem procurar ajuda para suas lutas emocionais e não têm que sofrer em silêncio porque "é isso que os homens de verdade fazem".

©

Shutterstock

Tudo é contexto

De certa forma, os limites não são muito definidos quanto ao que constitui masculinidade tóxica. Porque ela é considerada a base de um comportamento que acontece em um contexto. E esse contexto muda constantemente.

©

Shutterstock

A expectativa é o problema

Por exemplo, ser um homem determinado e querer sustentar sua família são coisas maravilhosas e altruístas de se fazer. Porém, a expectativa de que são apenas os homens que devem fazer isso é o problema.

©

Shutterstock

Controle emocional e outros aspectos nocivos da cultura masculina

Outras formas de cultura masculina são mais óbvias. A necessidade de controlar emocionalmente os outros, dominar e se envolver em comportamentos de risco são, na maioria das vezes, prejudiciais para a pessoa e aqueles ao seu redor.

©

Shutterstock

Status

Não há nada errado com o status por si só, pois muitas vezes ele é a recompensa pelo desempenho no trabalho. Mas os homens se sentem pressionados e se forçam a alcançá-lo às custas de sua saúde e bem-estar e do bem-estar das pessoas a sua volta. Esse é o problema.

©

Shutterstock

Outros problemas relacionados

A masculinidade tóxica é frequentemente discutida em conjunto com questões sociais como desigualdade de gênero,  a b u s o   s e x u a l  e discriminação  r a c i a l. Tudo isso está ligado de muitas maneiras.

©

Shutterstock

Porque a masculinidade tóxica é relevante para outros problemas sociais

A masculinidade saudável descreve o homem cuja masculinidade incorpora a compaixão necessária para que reconheça seu privilégio como homem no mundo dos negócios e desafie a desigualdade de gênero no local de trabalho. Esse é apenas um exemplo.

Fontes: (Verywell Mind) (Journal of Health and Social Behavior) (Journal of School Psychology) (Princeton University) (Talkspace) (Psychology Today)

©

Shutterstock

Lifestyle Papéis de gênero 02/03/23 POR Notícias Ao Minuto


A masculinidade tóxica, em parte, coloca as pressões sociais sobre os homens para se comportarem de maneiras específicas. Um exemplo: a masculinidade tóxica pode fazer com que os homens ajam de forma dominante com agressões físicas e/ou mentais inadequadas e prejudiciais aos que estão ao seu redor e até para eles mesmos. Felizmente, há muitas discussões hoje em dia em torno da masculinidade tóxica e como é a masculinidade saudável. É do interesse de todos entender a diferença entre elas.Para saber mais, clique nesta galeria.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 19 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 17 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 10 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 18 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 19 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 19 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 10 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 19 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 16 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada