Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das Mulheres do Ano de 2023

Anielle é a única brasileira na lista de 12 personalidades eleitas pelo veículo

© Reprodução / Faccebook Anielle Franco

Mundo Reconhecimento 02/03/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A revista Time incluiu Anielle Franco em sua seleção de Mulheres do Ano de 2023. Ex-jogadora de vôlei e professora de inglês, a irmã de Marielle Franco -vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) assassinada em 2018 em um crime até hoje não solucionado- foi nomeada ministra da Igualdade Racial pelo governo Lula em janeiro, assim que o petista assumiu.

PUB

Anielle é a única brasileira na lista de 12 personalidades eleitas pelo veículo, que inclui nomes de áreas tão diversas quanto esporte, meio ambiente, finanças e cultura -as atrizes Cate Blanchett, Angela Bassett (de "Pantera Negra: Wakanda para Sempre") e Quinta Brunson (de "Abbott Elementary", série que ela também escreve e produz) e a cantora Phoebe Bridgers são algumas das outras das escolhidas.

No texto em que explica o processo de seleção, a Time afirma que uma das semelhanças entre várias das mulheres selecionadas é o fato de que sua motivação para promover mudanças se deu depois de elas enfrentarem grandes desafios.

Segundo a revista, é o caso de Anielle, que se voltou para a política depois que Marielle foi assassinada. Mais tímida do que a irmã cinco anos mais nova, ela conta em entrevista ao veículo que até então costumava ficar nos bastidores quando se tratava de ativismo. "Perdi o medo quando mataram minha irmã. Agora luto por algo muito maior do que eu", diz.

No campo da política, outras das eleitas foram a ucraniana Olena Chevtchenko, fundadora de uma ONG que defende mulheres e membros da comunidade LGBTQIA+ no país; a mexicana Verónica Cruz Sánchez, que expandiu uma iniciativa que ajudava mulheres a abortar no México para os Estados Unidos depois de a Suprema Corte americana revogar o direito; e a iraniana Masih Alinejad, ativista pelos direitos das mulheres que teve um papel importante na onda de protestos contra o regime clerical iniciada no ano passado, após a morte de uma jovem detida pela polícia por supostamente não usar o hijab, o véu islâmico.QUEM SÃO AS MULHERES DO ANO DE 2023 SEGUNDO A REVISTA TIME

- Angela Bassett, atriz e cantora americana- Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do Brasil- Ayisha Siddiqa, ambientalista paquistanesa- Cate Blanchett, atriz australiana- Makiko Ono, empresária japonesa- Megan Rapinoe, jogadora de futebol americana- Masih Alinejad, ativista iraniana- Olena Chevtchenko, ativista ucraniana- Phoebe Bridgers, cantora americana- Quinta Brunson, atriz e roteirista americana- Verónica Cruz Sánchez, ativista mexicana- Ramla Ali, lutadora de boxe e ativista somali

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 12 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 13 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 13 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Saúde Há 13 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

fama Suri Cruise Há 11 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

justica Goiás Há 14 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 10 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 8 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

mundo Espanha Há 12 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida

lifestyle Cardiologia Há 13 Horas

Médico alerta sobre doença silenciosa que afeta 51 milhões de brasileiros