Novo tratamento é capaz de estagnar o câncer por 24 anos

Proliferação da doença para outros órgãos tem sido vista como uma ‘sentença’ para os pacientes oncológicos. Mas a ciência já sabe como inverter a situação

© iStock

Lifestyle Metástases 17/03/16 POR Notícias ao Minuto

Num curto espaço de tempo, a ciência e a medicina conseguiram dar mais dois gigantes passos na luta contra o câncer. Depois de terem descoberto uma combinação quase mágica que erradica ou trava o câncer de forma mais rápida, os cientistas revelam que é possível travar um câncer metastático em nada mais, nada menos do que 24 anos.

PUB

Até agora, a proliferação do câncer para outros órgãos (a chamada metástase) é vista como uma ‘sentença’ para os pacientes oncológicos, contudo um estudo do  Houston Methodist Research Institute, nos Estados Unidos, foi capaz de provar que é possível parar significativamente um câncer metastático.

O estudo foi realizado em ratos com câncer de mama e mostrou que o novo tratamento foi capaz de estagnar a doença em oito meses, o que na vida humana representa 24 anos.

A implementação do novo tratamento em pacientes com câncer da mama é esperada para 2017.

O estudo

Para comprovarem a eficácia da nova teoria, os investigadores recorreram a dois grupos de ratos com câncer da mama em fase de metástase, ou seja, espalhando-se pelo resto do corpo.

Um dos grupos manteve o tratamento convencional e que para a doença por seis meses, o segundo grupo foi submetido ao novo tratamento, que teve por base a injeção do fármaco na sua forma inativa, isto é, foi administrado em microcápsulas com o medicamento ‘adormecido’, capsulas essas ao estilo de discos de silicone que ultrapassam a barreira das células cancerígenas, conseguindo penetrá-las, quebrá-las e ativar o medicamento.

Os ratos do grupo com o tratamento usado até agora acabaram por falecer, já os animais que foram sujeitos à nova terapia não só sobreviveram como conseguiram aumentar o tempo de vida em oito meses, período em que a doença ficou ‘parada’.

Embora os resultados sejam altamente positivos e inspiradores, o mentor do estudo, Mauro Ferrari, ressalva que os testes em mulheres deverão acontecer já no próximo ano, mas que não existem, para já, garantias que a taxa de sucesso seja igual à que se verificou nos animais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 19 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica Pridão Há 1 Hora

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

fama CANTORA-RIHANNA Há 22 Horas

Rihanna é criticada após segurar filho mais velho de ponta-cabeça durante festa de aniversário

esporte Romário Há 23 Horas

Romário ofende jornalista ao ser perguntado sobre casa de apostas patrocinar o América-RJ

mundo REINO UNIDO-EDUCAÇÃO Há 20 Horas

Reino Unido cria limite de idade para educação sexual nas escolas

mundo Coreia do Norte Há 3 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

mundo EUA-CÂMARA Há 21 Horas

Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel

politica Justiça Há 17 Horas

STF forma maioria para negar habeas corpus a Bolsonaro

brasil Vírus Há 56 mins

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

brasil Educação Há 19 Horas

Taxa de alfabetização no Brasil chega a 93%, revela IBGE