Coisas que parecem legais, mas são mesmo irritantes; evite!

Quem faz pode até achar que é uma boa ação...

Coisas que parecem legais, mas são mesmo irritantes; evite!

É muito bom que a gente tente ser agradável com outras pessoas. Mas chega num ponto em que a gentileza acaba virando incômodo. O problema é que muita gente tem dificuldades em perceber quando isso acontece.

A razão da confusão geralmente é porque, quando estamos fazendo coisas que achamos legais, estamos fazendo precisamente isso: o que achamos legal (para a gente), e esquecemos de considerar o que é melhor ou o que a outra pessoa realmente precisa ou quer.

Todos nós sabemos como é estar do outro lado. Todo mundo já passou por alguma coisa bem irritante dessa lista, mas teve que fingir estar grato, quando, na verdade, teve mais trabalho no fim das contas. 

Clique aqui para ver as coisas "legais" que simplesmente podem ser desagradáveis!

© Shutterstock

Elogiar o peso de alguém

Embora possa parecer que está celebrando a aparência de alguém de uma forma positiva, isso pode gerar um desconforto na outra pessoa. O corpo do outro não deveria ser tema de jeito nenhum, é melhor evitar. Quer elogiar uma pessoa? Fale sobre algum traço de personalidade que o outro tem e você admira, fale que a pessoa está radiante, mas não envolva o formato corporal.

©

Shutterstock

Segurar portas antes do tempo

É uma situação embaraçosa para todos os envolvidos, só isso. E muitas vezes pressiona a outra pessoa a fazer uma pequena corrida para passar pela porta mais rápido. A situação fica ainda pior quando envolve escadas.

©

Shutterstock

Apontar que alguém está muito quieto

Embora possa parecer uma boa maneira de trazer alguém para a conversa, as pessoas que ficam silenciosas em grupos são geralmente as que também ficariam mortificadas por serem apontadas por estarem quietas. Elas não estão chamando a atenção para si mesmas por uma razão. É muito mais gentil fazer uma pergunta não tão pessoal diretamente para a pessoa. Tipo, "qual sua comida/filme favorito?"

©

Shutterstock

Competições de trauma

Quando alguém está passando por um momento difícil e outras pessoas compartilham suas próprias dificuldades, a intenção é mostrar empatia, mas o efeito muitas vezes acaba saindo ao contrário e vira uma competição sobre quem está pior. Em tempos de dificuldades, a maioria das pessoas só precisa de alguém para ouvi-las, não para se compararem.

©

Shutterstock

Insistir em oferecer alguma coisa quando a pessoa já disse que não quer

O que passa pela cabeça de muita gente é que o outro só está recusando comida ou bebida por educação. Mesmo que seja só por esse motivo, deixe a outra pessoa decidir sem insistência. É bem provável que ela realmente não queira o que você está oferecendo. Se ela quiser, vai pedir.

©

Shutterstock

Dizer a uma m u l h e r que ela é diferente das outras

Embora pareça um elogio por fora, essa
m u l h e r agora vai ter que descobrir o que você realmente pensa sobre as mulheres em geral e por que ela é a exceção.

©

Shutterstock

Dar conselhos não requisitados sobre filhos

A maioria dos pais e mães de primeira viagem sabe que completos estranhos adoram dar conselhos não solicitados sobre gravidez e paternidade. Apesar desses estranhos realmente acreditarem que isso é uma coisa boa de se fazer, isso só irrita mesmo. Imagina, inúmeros estranhos dando palpites aleatórios e diferentes (às vezes até contraditórios) para a mesma pessoa. Um pouco enlouquecedor, não acha?

©

Shutterstock

Não dizer a alguém que está com o dente sujo

Talvez você não queira envergonhar a pessoa, mas imagina se ela tem uma reunião importante mais tarde e você não contou... Pode ser muito mais embaraçoso do que se você tivesse dito antes e em particular.

©

Shutterstock

Encostar nas costas de desconhecidos para pedir licença

Esse toque desnecessário é muitas vezes praticado por homens que passam por mulheres e geralmente as surpreendente de uma maneira ruim. Se você precisa passar, a melhor maneira é dizer "com licença" e não tocar na pessoa.

©

Shutterstock

Dizer a quem tem cabelo cacheado que prefere o cabelo dela liso

Assim como pessoas de cabelos lisos fazem cachos nos cabelos com babyliss, as cacheadas também podem fazer escovas para mudar um pouco a cara. Mas dizer a alguém que você gosta mais do seu cabelo artificialmente liso do que seu visual natural é realmente bastante prejudicial e alimenta velhos preconceitos em torno de texturas naturais. Imagina, anos de transição para ter o cabelo natural de volta e ter que ouvir isso.

©

Shutterstock

Dar um monte de roupas antigas para alguém

Muita gente acredita que esta é uma maneira fantástica de dar um up-grade no armário dos amigos e familiares sem que eles precisem gastar dinheiro com isso. Mas não é o que acontece e as peças acabam entulhando o guarda-roupas. Ao invés de encher uma caixa e dar para alguém, por que não chamar a pessoa para um café na sua casa e deixá-la escolher o que gosta? O que sobrar pode ir para instituições de caridade ou ser vendido.

©

Shutterstock

Dizer "o que você quiser" ao invés de emitir uma opinião

Dizer "qualquer coisa está bom" ou "o que você quiser" é bem irritante. Vamos a um exemplo prático: você deixa a outra pessoa escolher o lugar para jantar, mas aí chega lá e só come batata frita porque não gosta do tipo de comida do lugar. Foi realmente gentileza deixar o outro escolher? Não seria muito mais agradável encontrar um lugar que todos gostem?

©

Shutterstock

Não corrigir alguém

Talvez alguém esteja usando uma palavra que não deveria ou derramando uma opinião incorreta e ofensiva que não deve ser repetida. De qualquer forma, ficar em silêncio porque você quer ser "legal" não vai ajudar em nada.

©

Shutterstock

Anunciar as restrições alimentares de outras pessoas

Alguém pode estar tentando ser vegano, mas pode querer comer um prato com queijo quando dá vontade. Ter alguém anunciando, "Ei, você não pode comer isso!" não é útil. A alimentação dos outros não é da conta de ninguém.

©

Shutterstock

Mentir sobre gostar de alguma coisa

Se alguém te dá algo ou pede para você fazer uma atividade com ele e você mente dizendo que gostou da coisa, você não só está se colocando numa situação em que vai ter que repetir o que não gosta, como também não é justo com a outra pessoa que provavelmente está tentando promover uma conexão genuína com você.

©

Shutterstock

Pedir a alguém para sorrir

Se a gente parar para pensar sobre isso, vai perceber que pedir a alguém para sorrir não tem nada a ver com cuidado com as emoções da outra pessoa, mas sim com o próprio conforto de quem pede. Além do fato da gente nunca saber o que alguém está passando, dizer para sorrir não é a maneira de melhorar o humor de ninguém.

©

Shutterstock

Fazer alguém acreditar que você gosta dele

Ser vago sobre seus sentimentos só porque você não quer ferir os sentimentos de outra pessoa pode parecer fácil à primeira vista, mas vai se tornar mais difícil para ambos à medida que os sentimentos progridem.

©

Shutterstock

Tentar converter a fé de alguém

Quem tem uma religião, normalmente se sente bem e feliz com sua fé, mas tentar convencer outras pessoas disso, mesmo que seja genuinamente pelo bem delas, quase sempre parecerá irritante e ofensivo.

©

Shutterstock

Terminar todas as frases com exclamações

Por que você está gritando na cabeça das pessoas para ser legal?! Não se sentir confortável para terminar frases com pontos finais é estranho!

©

Shutterstock

Insistir em encontros românticos

Hollywood incutiu essa ideia de que a persistência é uma coisa boa para conseguir um amor, mas pode realmente ser bastante ofensiva — especialmente se o insistente só se afastar depois de ouvir que a pessoa está comprometida, como se seu próprio "não" não fosse suficiente.

©

Shutterstock

Dar direções sem ter certeza do que está falando

Quando alguém pede instruções e você manda a pessoa seguir um caminho que você suspeita que seja o certo, pode até parecer a coisa certa a se fazer, mas você ajudaria mais se indicasse quem sabe dar a orientação correta com certeza absoluta. Poupa tempo da pessoa.

©

Shutterstock

Muito amor e afeição logo no começo da relação

Mostrar enormes quantidades de afeto e atenção para alguém no início de um relacionamento pode ser visto como uma coisa agradável, mas também pode ser um bombardeio de amor que muitas vezes faz a relação ficar insalubre e a outra pessoa se sintir em dívida e obrigada a ficar com você.

©

Shutterstock

Interromper pessoas que estão sentadas sozinhas

Isso é particularmente verdade se a pessoa estiver lendo, comendo ou com fones de ouvido. Só porque uma pessoa está sozinha não significa que ela quer companhia. Se juntar a ela por pena é o pior.

©

Shutterstock

Ir ao trabalho doente para acabar um projeto

Mesmo que você tenha um prazo final e uma equipe que depende e confia em você, ir para o trabalho doente - especialmente nos dias de hoje - não será apreciado por ninguém.

©

Shutterstock

Ser cupido dos amigos

A menos que uma pessoa solteira peça para arrumar um par para ela, a maioria das pessoas não fica muito satisfeita quando alguém toma a liberdade de emboscá-las com um encontro em potencial. Pode parecer uma coisa boa, mas talvez a pessoa prefira ser solteira.

©

Shutterstock

Ser chamado de querido(a), amor...

Quando se está no contexto errado e com as pessoas erradas, esses termos não soam bem. Se essas palavras são usadas entre pessoas que sentem carinho uma pela outra, ok. Mas o efeito é muito diferente quando é um colega ou profissional que usa.

©

Shutterstock

Perguntar se a pessoa está bem quando, claramente, ela não está

Se alguém está visivelmente sofrendo, por exemplo, tossindo ou à beira das lágrimas, é uma reação comum perguntar se essa pessoa está bem, mas isso não ajuda. Em vez disso, pegar um pouco de água ou perguntar se ela gostaria de falar sobre isso são opções melhores.

©

Shutterstock

Dizer às pessoas para não se preocuparem

Todos nós já fizemos isso algumas vezes. Pode até parecer reconfortante, mas geralmente parece que nós estamos descartando, diminuindo e invalidando o assunto da preocupação.

©

Shutterstock

Forçar alguém a sair

Muita gente não gosta de ficar em casa durante a noite e, por isso, pressiona outras pessoas a saírem como se estivesse fazendo um favor a elas. Na maioria das vezes, no entanto, a escolha de ficar em casa é o que a pessoa sabe que precisa.

©

Shutterstock

Terminar as tarefas de alguém sem avisar

Essa, às vezes, pode ser uma boa surpresa. Mas é bem provável que a pessoa já tenha se organizado e feito planos para finalizar um projeto e agora seu trabalho será desperdiçado. A pessoa também pode se sentir frustrada porque as tarefas não foram concluídas da maneira que ela queria. Por isso é sempre bom avisar das suas boas intenções.

©

Shutterstock

Não dividir críticas válidas

Se alguém te mostrar algo em que está trabalhando ou se você está numa reunião no trabalho e tem uma crítica válida, mas não quer compartilhá-la porque não quer ferir os sentimentos dos outros, considere que você vai realmente machucá-los mais a longo prazo.

Fontes: (Thought Catalog) (Bustle)

Veja também: O que as cores que usamos dizem sobre a nossa personalidade

©

Shutterstock

Lifestyle Atitudes 28/03/23 POR Notícias Ao Minuto


É muito bom que a gente tente ser agradável com outras pessoas. Mas chega num ponto em que a gentileza acaba virando incômodo. O problema é que muita gente tem dificuldades em perceber quando isso acontece.

PUB

A razão da confusão geralmente é porque, quando estamos fazendo coisas que achamos legais, estamos fazendo precisamente isso: o que achamos legal (para a gente), e esquecemos de considerar o que é melhor ou o que a outra pessoa realmente precisa ou quer.

Todos nós sabemos como é estar do outro lado. Todo mundo já passou por alguma coisa bem irritante dessa lista, mas teve que fingir estar grato, quando, na verdade, teve mais trabalho no fim das contas.

Clique aqui para ver as coisas "legais" que simplesmente podem ser desagradáveis!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 20 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 19 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech WhatsApp Há 19 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

tech Espaço Há 20 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

mundo EUA Há 22 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Bastidores da TV Há 18 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 18 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon