Mais de dois terços da comunidade escolar de SP temem violência média a alta

Para mais de dois terços dos entrevistados, existe um nível de médio a alto de violência nos colégios -índice que é maior entre as famílias (75%).

© Shutterstock

Brasil ESCOLAS-SP 29/03/23 POR Folhapress

 (FOLHAPRESS) - O medo da violência é uma realidade para a maioria da comunidade escolar da rede estadual de São Paulo, aponta uma pesquisa com estudantes, familiares e professores divulgada nesta quarta (28).

PUB

Para mais de dois terços dos entrevistados, existe um nível de médio a alto de violência nos colégios -índice que é maior entre as famílias (75%). A insegurança no entorno das unidades é problema para 24% dos professores e 41% dos estudantes, e cresce nas periferias -31% e 54%, respectivamente.

O levantamento foi feito pelo Instituto Locomotiva e o Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Foram ouvidos 1.100 professores, 1.250 familiares de estudantes e 1.250 alunos com pelo menos 14 anos de São Paulo entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro deste ano.

Os dados refletem uma preocupação com episódios como o ataque da última segunda (27), na escola escola estadual Thomazia Montoro, na zona oeste paulistana. Um aluno de 13 anos matou a professora Elisabeth Tenreiro e feriu outros três docentes e dois estudantes.

A percepção de violência também tem diferenças significativas entre as áreas onde estão localizadas as escolas. Os estudantes que veem a violência de média a alta no centro são 42% e, nas periferias, 68%. Entre os professores, essa diferença é mais pronunciada, com 26% e 86%, respectivamente. Em relação às famílias, 61% têm essa percepção de violência no centro. Nas periferias, esse grupo cresce para 76%.

O sindicato dos docentes que falta uma política ampla de prevenção à violência nas escolas. "As consequências se fazem sentir no crescimento do número de casos", diz a deputada estadual Maria Izabel Noronha, a Professora Bebel (PT), presidente da associação.

Enquanto 73% dos familiares e 71% dos estudantes dizem saber de algum caso de violência ocorrido no último ano, apenas 41% dos professores fizeram relatos à pesquisa. Segundo o Instituto Locomotiva, uma hipótese é o constrangimento dos profissionais de apontar problemas no local de trabalho.

"É necessário um movimento amplo de toda a sociedade para construir uma cultura de paz. Precisamos de investimento humano e tecnológico para prevenção e enfrentamento da violência, começando pelos colégios de periferia", diz Renato Meirelles, presidente do instituto.

A prioridade para a periferia pode ser explicada pelo número maior de relatos de violência sofridos por estudantes dessas regiões. No centro das cidades, 26% relataram bullying, contra 39% na periferia.

Já a agressão verbal foi relatada por 20% dos estudantes do centro, e por 28% fora dele. A discriminação e a agressão física dobram, de 9% para 18% e de 8% para 16%, respectivamente. A violência sexual vai de 5% no centro a 9% em regiões periféricas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama ANITTA-CANTORA Há 20 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto agora mesmo

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama CAROL-NAKAMURA Há 22 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama LUISA-MELL Há 21 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 18 Horas

Avião da Delta pega fogo após aterrissar no aeroporto de destino

tech Apple Há 18 mins

Tem iPhone? Atenção, há uma nova atualização para fazer

esporte FUTEBOL-CÁSSIO Há 19 Horas

Cássio pede para sair, e Corinthians oferece aumento salarial e 2 anos de contrato para tentar segurá-lo

esporte CBF Há 22 Horas

Ednaldo Rodrigues diz que CBF vai aceitar decisão de clubes sobre paralisação

fama Halle Berry Há 18 Horas

Namorado de Halle Berry compartilha fotografia da atriz sem roupa