Polícia adverte 33 nadadores por importunação de golfinhos no Havaí

Nadar a menos de 45 metros de golfinhos nas águas das ilhas do Havaí é uma violação à lei americana

© All Rights Reserved/Renato A. Grande, Jr. via ViralHog

Mundo Animal 31/03/23 POR Folhapress

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Oficiais do Departamento Estadual de Terras e Recursos Naturais (Docare) do Havaí informaram que encaminharam à polícia 33 nadadores que estavam importunando golfinhos na baía de Honaunau, no leste da maior ilha do arquipélago americano.

PUB

Um vídeo de drone gravado na manhã de domingo (26) e publicado pelo Departamento de Terras e Recursos Naturais (DLNR) numa rede social mostra a ação do grupo nadando próximo aos animais.

Eles "parecem perseguir, encurralar e assediar agressivamente" os golfinhos, que tentam fugir dos humanos, diz a publicação.

Nadar a menos de 45 metros de golfinhos nas águas das ilhas do Havaí é uma violação à lei americana, que proíbe o que até então era uma das principais atrações turísticas da região desde 2021.

"Como todos os animais, os golfinhos-rotadores do Havaí também precisam de descanso", disse, à época, o comunicado da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). Por serem animais de hábitos alimentares noturnos, os golfinhos costumam descansar durante o dia enquanto estão em "áreas seguras" perto da costa.

"Mas, por décadas, os golfinhos-rotadores no Havaí experimentaram intensa pressão de visualização de observadores comerciais e recreativos da vida selvagem que buscam encontros próximos com os carismáticos mamíferos marinhos", explica o comunicado.

Segundo o DLNR, os nadadores foram contatados ainda em água por oficiais do Docare, que avisaram sobre a proibição. Eles foram recebidos por agentes da polícia em terra, onde uma investigação conjunta entre as autoridades estaduais e federais foi iniciada. Casos como esses são geralmente encaminhados ao escritório de aplicação da lei do NOAA para análise e decisão final.

A ilha de Fernando de Noronha, reconhecida por abrigar a mesma espécie de golfinhos que aparece no vídeo do Havaí, também proíbe turistas de nadar junto aos animais ou mesmo tocá-los. Eles só podem ser vistos em passeios de canoas e demais embarcações ou durante os mergulhos credenciados, com o auxílio de profissionais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula